Dentro de um Olhar desmistifica amor entre uma pessoa trans e uma cisgênero

6
0

Espetáculo da Cia. Recôncavo ainda discute questões como dependência emocional, responsabilidade afetiva e alcoolismo

O amor que quase sempre é negado socialmente para pessoas trans, travestis, não-binárias e agênero é tema do espetáculo Dentro de um Olhar, com direção de Mayla Fernandes, trilha sonora original ao vivo de Amanda Ferraresi e dramaturgia de Myra Gomes, que ainda está no elenco ao lado de Carol Lira. 

O espetáculo da da Cia. Recôncavo tem apresentações no TUSP Butantã (de 25 a 27 de julho), no Centro Cultural da Diversidade (de 28 a 30 de julho) e no Centro Cultural Olido (de 19 a 27 de agosto).

A montagem acompanha a relação entre Laura e Liz, que se apaixonam à primeira vista. Com o passar dos anos, a dependência emocional, a bebida e a toxicidade tornam essa relação fria e distante. A falta do olhar que uniu duas almas poderia separá-las? Essa história de amor e desamor desmistifica a heterocisnormatividade nas relações ao desconstruir a ideia de que um casal é formado apenas por pessoas hetero-cisnormativas, trazendo ao palco um relacionamento entre uma pessoa trans e uma pessoa cisgênero.

A peça ainda aborda um mix de sentimentos complexos, determinados pela individualidade das pessoas envolvidas. Afinal, as relações são formadas por mundos que colidem e causam sempre um grande fenômeno – resta saber se este é uma flor que desabrocha ou um furacão devastador. 

Além disso, a montagem evoca o tema da dependência emocional nos relacionamentos e como isso pode ser nocivo para todas as pessoas envolvidas. Na trama, pode-se dizer que tanto Liz como Laura são dependentes uma da outra, mas essa questão é mais complexa para a segunda personagem. 

Desde que se apaixonou, Laura se vê num relacionamento no qual quer prover tudo: a comida, o teto e o cuidado. Ela se dedica integralmente à Liz, sem perceber que, pouco a pouco, por causa do seu ciúmes possessivo e abusos, acaba sufocando sua parceira. Laura abriu mão de estudar, se afastou das pessoas que amava, e espera, de uma forma abusiva, que Liz faça o mesmo para viver integralmente. 

Já o alcoolismo de Liz é evocado pelo grupo para propor uma reflexão sobre as consequências dessa dependência física e emocional para o indivíduo, tanto no relacionamento como em outras esferas da vida. 

A partir de todas essas questões, a peça tem a proposta de despertar no público sentimentos sobre as relações interpessoais que vivenciamos na nossa jornada pessoal e como elas podem afetar o modo como vivemos, nos relacionamos com o outro e na percepção que temos de nós mesmos.

Sinopse

Laura e Liz se conhecem e se apaixonam a partir de um olhar. Com o passar dos anos, a dependência emocional, a bebida e a toxicidade tornam essa relação fria e distante. A falta do olhar que uniu duas almas poderia separá-las? Dentro De Um Olhar é uma história de amor e desamor, que desmistifica a heterocisnormatividade nas relações. 

Ficha técnica:

Dramaturgia: Myra Gomes

Direção: Mayla Fernandes

Produção: Corpo Rastreado | Jack dos Santos 

Elenco: Carol Lira e Myra Gomes

Direção Musical/Trilha Sonora Original: Amanda Ferraresi

Composição – Música Ação e Teoria: Yuri Garcia

Operação de Luz: Marina Gatti, Lilia Silva e Carol Honorato

Figurino: Gustavo de Carvalho

Visagismo: Athena Leto

Preparadora Vocal: Beatriz Chadt

Vídeos e Projeções: Genildo e Wellington Belarmino

Registro Vídeo e Fotografia: Rafa Tayslan \ Transmuta

Designer: Oru

Intérprete de Libras: Amanda Marcondes

Social Media: Carol Ancoreli 

Assessoria de Imprensa: Pombo Correio

Serviço:

Dentro de um Olhar, da Cia. Recôncavo

Classificação: 14 anos

Duração: 60 minutos

TUSP Butantã – Teatro Rua do Anfiteatro, 109

Quando: 25 a 27 de julho, às 20h. (Sessão extra dia 27/7, às 18h).

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada apresentação

Capacidade: 380 lugares 

Centro Cultural da Diversidade – Rua Lopes Neto, 206, Itaim Bibi, São Paulo

Quando: 28 a 30 de julho, na sexta e sábado às 20h, e no domingo, às 18h

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada apresentação

Capacidade: 186 lugares

Acessibilidade: 28 e 29 de julho – sessões com interpretação de libras. 

Centro Cultural Olido – Sala Paissandu – Avenida São João, 473, Centro Histórico, São Paulo

Quando: 19 a 27 de agosto, aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 16h 

* Dia 19 de agosto, sessão extra às 16h. 

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada apresentação

Capacidade: 136 lugares 

Acessibilidade: 19/08 às 19h e 20/08 às 16h – sessões com interpretação de libras

Pombo Correio
WRITTEN BY

Pombo Correio

A Pombo Correio Assessoria de Comunicação foi fundada em 2013 pela jornalista e atriz Heloisa Cintra Castilho (formada em Comunicação Social pela PUC-SP, com pós Graduação em Mídias Digitais pela FGV e Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena) e pelo publicitário Douglas Picchetti (formado pelo Mackenzie). O braço cultural da empresa já atendeu mais 600 espetáculos de teatro, dança e música, exposições em artes visuais. Atuamos também em trabalhos em audiovisual, literatura e projetos educacionais. A empresa faz assessoria de imprensa, mídias sociais, redação de textos, gerenciamento de crise e media training. Com foco em uma comunicação ampla e cuidadosa, olhamos para cada projeto como único, respeitando suas especificidades e trabalhando para que ele seja comunicado da forma mais adequada e eficiente possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *