“Dia do Design Italiano no Mundo” é celebrado com eventos

Exposição “Triennale Milano. Uma história em cartazes” é destaque

9
0

Em sua sétima edição, o “Italian Design Day” ou “Dia do Design Italiano no Mundo” – uma iniciativa promovida pelo Ministério italiano das Relações Exteriores através da rede diplomático-cultural no mundo inteiro – será celebrado no Rio de Janeiro com uma série de eventos realizados pelo Instituto Italiano de Cultura, em parceria com o Consulado da Itália, a Fundação Triennale di Milano, a PUC-Rio e o Instituto Europeu de Design-IED.

Depois do sucesso das edições anteriores, com o envolvimento de mais de 450 especialistas italianos de design – escolhidos entre designers, artistas, curadores, arquitetos, acadêmicos e jornalistas – com cerca de 1.000 iniciativas em mais de 200 cidades no mundo, a edição 2023 do “Dia do Design Italiano” – que, pela primeira vez depois da pandemia, volta à modalidade presencial – será dedicada à temática da sustentabilidade ambiental, tendo como título: “A qualidade que ilumina. A energia do design para as pessoas e o meio-ambiente”. A iniciativa também será uma oportunidade para promover o encontro entre profissionais da área (designers, universidades, empreendedores) e instituições italianas.

“Design e indústria criativa constituem dois setores de ponta da economia e da cultura italiana. A eles é associada frequentemente a imagem da Itália no exterior”, afirma a diretora do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, Livia Raponi. “O Dia do Design Italiano constitui um momento importante de diálogo e troca de experiências entre especialistas do design de ambos os países”.

Convidada especial deste ano, a especialista italiana de design Nina Bassoli, arquiteta, pesquisadora, curadora de exposições e professora do Politécnico de Milão, além de “Embaixadora” oficial do design italiano no Brasil em 2023, abrirá as comemorações. Bassoli conduzirá um bate-papo com os alunos no Hall do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, no dia 9 de março, das 15h às 17h. A seguir, será inaugurada, no Museu Universitário Solar Grandjean de Montigny, a exposição “Triennale Milano. Uma história em cartazes”, realizada pelo IIC Rio em colaboração com a Triennale Milano, sob curadoria do Diretor da instituição italiana, Marco Sammicheli.

No dia anterior, na quarta-feira, 8 de março, às 18h, Nina Bassoli participará de outro bate-papo, desta vez com os alunos do IED (Instituto Europeu de Design). O encontro acontece no Instituto Italiano de Design, localizado no 3º andar do prédio do Consulado Italiano, para onde recentemente o IED transferiu sua sede.

Serviço

NINA BASSOLI CONVERSA COM OS ALUNOS DA PUC

Dia 9 de março, das 15h às 17h

Local: Departamento de Artes e Design da PUC-Rio
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea – RJ

Entrada franca

EXPOSIÇÃO “TRIENNALE MILANO. UMA HISTÓRIA EM CARTAZES”

Abertura: dia 9 de março, às 18h

Curadoria: Marco Sammicheli

Pesquisa: Tommaso Tofanetti

Produção cultural: Violante Spinelli Barrile

Realização: Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro

Local: Solar Grandjean de Montigny

Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225 – Gávea. 

Visitação: de 10 março a 14 de maio de 2023

Horário: de segunda a sexta, das 10h às 17h (exceto feriados)

Entrada franca

Classificação: livre

NINA BASSOLI ENCONTRA OS ALUNOS DO IED-RIO

Dia 8 de março, às 18h

Local: Instituto Italiano de Design

Av. Antônio Carlos, 40 – 2º andar (prédio do Consulado da Itália)

Entrada franca

Assessoria de imprensa:

BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *