“Diáspora africana e civilização do povo brasileiro” são tema de palestra no CCSP

Dia 06 de agosto (sábado), o Festival Dialéticas Afro-Musicais desembarca no Centro Cultural São Paulo (CCSP). A partir do tema “Diáspora africana e a civilização do povo brasileiro”, o projeto nos convida para uma viagem sensível por temas históricos, filosóficos e sociais.

Considerada também como o berço da humanidade, é a partir da África que a história de muitas civilizações tem início. Um dos maiores crimes da história da humanidade é o deslocamento de grandes contingentes populacionais africanos para serem escravizados no Brasil. Entretanto, em paralelo a essa violação, esta população contribuiu para o desenvolvimento cultural, social e intelectual da formação da identidade brasileira.

Iniciando os trabalhos, Fabiano Maranhão, mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos, e a doutora, jornalista e radialista Cláudia Alexandre debatem temas atuais e compartilham conhecimentos sobre o assunto. A roda de conversa será mediada pelo sociólogo e pesquisador Tadeu Kaçula.

Aliando música, momentos de fala e composições festejadas no YouTube e no Spotify, o cantor e compositor François Muleka sobe ao palco do evento. No repertório do show, “Bom Mesmo é Estar Debaixo D”Água”, que fez em parceria com Luedji Luna, além de canções em parceria com Marissol Mwaba, como “Chupando Versos e Notícias de Salvador”.

Além da apresentação de François Muleka, o Festival Dialéticas Afro-Musicais recebe o cantor, compositor e multi-instrumentista Filó Machado. No setlist estão músicas autorais como “Vadeco”, “Plano de Voo” e “Wal”.

“Minhas expectativas para a realização do Festival Dialéticas Afro- Musicais são as melhores possíveis. O festival provoca a sociedade como um todo, e isso vai nos possibilitar enxergar e debater temas relevantes, que dizem respeito ao legado da cultura africana e sua importância no contexto social brasileiro, ao longo dos anos. “, Tadeu Kaçula, curador do evento.

“O festival celebra as heranças deste povo na América Latina. As dialéticas afro-musicais têm uma história, uma tradição de pessoas, de famílias e de empreendedores que construíram esse patrimônio histórico e imaterial, a nossa cultura.”, diz Cida Gonçalves, curadora do festival.

A iniciativa é da Casa do Batuque Produções Artísticas e a curadoria e idealização de Cida Gonçalves e Tadeu Kaçula. O projeto Festival Dialéticas Afro-Musicais ficou em primeiro lugar pela 5ª Edição do Edital de Apoio a Música para a cidade de São Paulo, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, que visa trabalhar as multiplicidades da capital, fortalecer e difundir a produção artística. Além de dar visibilidade para as histórias apagadas, silenciadas e ocultadas do grande público.

Serviço:

Local: Centro Cultural São Paulo – CCSP / Sala Adoniran Barbosa

Endereço: Rua Vergueiro, 1000

Capacidade: 622 lugares

Horário: 18h30

Entrada: gratuita – Retirada dos ingressos 01 hora antes na bilheteria

Perfil do evento no Instagram: @dialeticasafromusicais

Programação:

Dia: 06 de agosto

Gira de conversa: Diáspora Africana e a civilização do povo brasileiro

Palestrantes convidados: Dr. Fabiano Maranhão e Doutoranda Cláudia Alexandre 

Mediação: Tadeu Augusto Matheus (Tadeu Kaçula)

Shows: François Muleka e Filó Machado

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Female President lança “Saints of Heartache” single faz parte do EP de estreia “Our Year To Grieve”

Female President lança “Saints of Heartache” single faz parte do EP de estreia “Our Year To Grieve”

Uma demonstração imprudente de poder, a batida selvagem de “Saints of

Prox
Luca Latorre revela single “Obra da Sorte”

Luca Latorre revela single “Obra da Sorte”

A canção cheia de sentimento e sinceridade de Luca Latorre ganha um novo

Sugestões para você: