Agenda

Encontro Nacional de Bambas reúne capoeirista em grande evento no Rio

Compartilhe &media=" rel="nofollow"> &title=Encontro%20Nacional%20de%20Bambas%20re%C3%BAne%20capoeirista%20em%20grande%20evento%20no%20Rio" rel="nofollow"> &name=Encontro%20Nacional%20de%20Bambas%20re%C3%BAne%20capoeirista%20em%20grande%20evento%20no%20Rio" rel="nofollow">

5ª edição contará com palestras, oficinas e presença de renomados capoeiristas

Capoeiristas do Rio de Janeiro receberão uma semana repleta de atividades temáticas, entre os dias 11 e 16 de julho (de segunda a sábado), com o retorno presencial do Encontro Nacional de Bambas, que contará com oficinas, palestras e apresentações de grandes nomes da arte da capoeira.

A programação acontecerá das 18h às 21h na Lona Cultural João Bosco – Avenida São Felix, 601 Vista Alegre, Rio de Janeiro /RJ, com ações pelo Centro do Rio.

Idealizado pelo mestre Jagunço, capoeirista que vem desenvolvendo um importante trabalho com jovens e adultos na capoeira, esta é a quinta edição do festival, que acontece anualmente, reunindo capoeiristas de todo país para discutir os impactos da capoeira na sociedade, além de promover ações que preservem a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, empoderando socialmente os capoeiristas brasileiros.

A 5ª edição traz o tema “Valorização dos Saberes Ancestrais e a Preservação da Água”, que visa muita troca de conhecimento entre os participantes. Na ocasião, a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, sediará uma intensa programação, e no dia 11, haverá oficina de confecção de instrumentos musicais de percussão, ministrada por Mestre Tota, gestor do projeto SAC , de Valença /RJ. No dia 12, será a vez da Oficina de Samba de Roda, ministrada pelo casal Canela Monteiro e Mila Suita. Já no dia 13, haverá a oficina de Musicalidade na Capoeira com Mestre Tonho Matéria, ex-componente da banda percussiva Olodum, trazendo toda sua diversidade musical. E no dia 14, será ministrado um aulão de movimentação com Mestre Emílio.

Mas, não para por aí! Nos dias 15 e 16 (sexta e sábado), a região central do Rio de Janeiro será  palco das atrações, e no dia 15, haverá  tour pelos pontos históricos do centro da cidade, que respiram a história da capoeira, iniciando no Cais do Valongo, às 10h,  finalizando às 14h, no Teatro Alcione Araújo – Avenida Presidente Vargas, 601 (Biblioteca Parque Estadual), onde ocorrerá a apresentação musical dos mestres Toni Vargas e Boa Voz, seguida de Palestra sobre a “Capoeira de  1822 e a Atualidade” ministrada por Mestre Aranha e Mestre Ferradura. Ao final, os capoeiristas sairão em um cortejo de berimbaus rumo aos Arcos da Lapa, onde iniciará a roda de capoeira “Roda de Bambas” que entrará a noite intercalando com roda de jongo e samba.

Finalizando a programação, no dia 16, a Fundação São Martinho, na Lapa, sediará a partir das 9h, a cerimônia de batizado e troca de graduação das crianças atendidas pelos projetos em que Mestre Jagunço atua ensinando capoeira a crianças em extrema vulnerabilidade, como: Casa de Bambas, Ong Amigos pela Caridade, de Realengo. Um destaque será a roda de capoeira inclusiva, da APAE, de crianças com síndrome de Down, mostrando que podem tudo. Nesta data também acontecerá a elevação de grau do Mestre Jagunço, que celebrará junto aos alunos o grande momento.

Para o Mestre Jagunço, promover eventos como este é de grande importância para a cultura. “A capoeira faz parte da nossa história, é mais do que um esporte, é inclusão social, é dança, é luta e contribui para que jovens saiam da marginalidade. Que os cariocas apaixonados pela capoeira, possam estar com a gente neste lindo evento”, comenta.

Serviço: 5º edição do Encontro Nacional de Bambas

Dias: de 11 a 16 de julho

Programação:

Dias: 11 a 14 – Oficinas e Workshops

Horário: das 18h às 21h

Local:  Lona Cultural João Bosco

Endereço: Avenida São Felix, 601 Vista Alegre, Rio de Janeiro /RJ.

Dia: 15/07 – Tour no Centro do Rio

Horário: 10h | 14h
Local: Cais do Valongo | Teatro Alcione Araújo (Biblioteca Parque)

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 601

Dia: 16/07 – Cerimonia de Batizado e troca de graduação

Horário: a partir das 9h

Local: Fundação São Martinho

Endereço: Fundação São Martinho – Rua do Riachuelo, 07 – Embaixo dos Arcos da Lapa

Inscrições:  mestrejagunço.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
Agenda

Conversa no Paço Imperial sobre a exposição “Alto Barroco” 

Neste sábado, dia 12 de julho, às 15h, será realizada uma conversa...

AgendaTeatro

Vermes Radiantes no Sesc Pompeia

Uma poderosa e ácida crítica social, com humor perspicaz, Vermes Radiantes, do...

AgendaTeatro

 Estratagemas Desesperados estreia no Sesc 24 de Maio

Quatro mulheres dentro de uma casa compartilham histórias que tensionam os limites...

AgendaTeatro

Josyara é a próxima atração no Teatro de Contêiner 

Negras Melodias Show, que reúne apresentações e entrevistas intimistas com artistas pretos...

AgendaTeatro

Filoctetes em Lemnos estreia no Sesc Pompeia

Em suas diversas versões, o mito conta a história de Filoctetes, herói...

AgendaArtes Visuais

Exposição coletiva Deslocamento e Meio Ambiente no Rio

Com curadoria da artista plástica e mosaicista Moema Branquinho, o Galpão das...

AgendaShows

Festival Choro Jazz retorna a Soure para sua segunda edição no Marajó

Soure, a cidade das marés e da música, volta a ser palco...

Luiz Machado em "As Artimanhas de Molière" - Foto: Guga Melgar
AgendaTeatro

“As Artimanhas de Molière” volta aos palcos na Cidade das Artes

Nascido há mais de quatro séculos, Molière (1622-1673) é até hoje um...

Foto por Chico Gabriel
AgendaShows

MaMoKas celebra 12 anos do JazzB com show inédito em São Paulo

MaMoKas estreia nos palcos do JazzB para celebrar os 12 anos da...

Agenda

Pé de Manacá apresenta disco “Pra Raiar” em turnê pelo RJ

Com apresentações marcadas em diferentes unidades do SESC RJ, o grupo Pé de...