Agenda

Encontro Nacional de Bambas reúne capoeirista em grande evento no Rio

5ª edição contará com palestras, oficinas e presença de renomados capoeiristas

Capoeiristas do Rio de Janeiro receberão uma semana repleta de atividades temáticas, entre os dias 11 e 16 de julho (de segunda a sábado), com o retorno presencial do Encontro Nacional de Bambas, que contará com oficinas, palestras e apresentações de grandes nomes da arte da capoeira.

A programação acontecerá das 18h às 21h na Lona Cultural João Bosco – Avenida São Felix, 601 Vista Alegre, Rio de Janeiro /RJ, com ações pelo Centro do Rio.

Idealizado pelo mestre Jagunço, capoeirista que vem desenvolvendo um importante trabalho com jovens e adultos na capoeira, esta é a quinta edição do festival, que acontece anualmente, reunindo capoeiristas de todo país para discutir os impactos da capoeira na sociedade, além de promover ações que preservem a capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, empoderando socialmente os capoeiristas brasileiros.

A 5ª edição traz o tema “Valorização dos Saberes Ancestrais e a Preservação da Água”, que visa muita troca de conhecimento entre os participantes. Na ocasião, a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, sediará uma intensa programação, e no dia 11, haverá oficina de confecção de instrumentos musicais de percussão, ministrada por Mestre Tota, gestor do projeto SAC , de Valença /RJ. No dia 12, será a vez da Oficina de Samba de Roda, ministrada pelo casal Canela Monteiro e Mila Suita. Já no dia 13, haverá a oficina de Musicalidade na Capoeira com Mestre Tonho Matéria, ex-componente da banda percussiva Olodum, trazendo toda sua diversidade musical. E no dia 14, será ministrado um aulão de movimentação com Mestre Emílio.

Mas, não para por aí! Nos dias 15 e 16 (sexta e sábado), a região central do Rio de Janeiro será  palco das atrações, e no dia 15, haverá  tour pelos pontos históricos do centro da cidade, que respiram a história da capoeira, iniciando no Cais do Valongo, às 10h,  finalizando às 14h, no Teatro Alcione Araújo – Avenida Presidente Vargas, 601 (Biblioteca Parque Estadual), onde ocorrerá a apresentação musical dos mestres Toni Vargas e Boa Voz, seguida de Palestra sobre a “Capoeira de  1822 e a Atualidade” ministrada por Mestre Aranha e Mestre Ferradura. Ao final, os capoeiristas sairão em um cortejo de berimbaus rumo aos Arcos da Lapa, onde iniciará a roda de capoeira “Roda de Bambas” que entrará a noite intercalando com roda de jongo e samba.

Finalizando a programação, no dia 16, a Fundação São Martinho, na Lapa, sediará a partir das 9h, a cerimônia de batizado e troca de graduação das crianças atendidas pelos projetos em que Mestre Jagunço atua ensinando capoeira a crianças em extrema vulnerabilidade, como: Casa de Bambas, Ong Amigos pela Caridade, de Realengo. Um destaque será a roda de capoeira inclusiva, da APAE, de crianças com síndrome de Down, mostrando que podem tudo. Nesta data também acontecerá a elevação de grau do Mestre Jagunço, que celebrará junto aos alunos o grande momento.

Para o Mestre Jagunço, promover eventos como este é de grande importância para a cultura. “A capoeira faz parte da nossa história, é mais do que um esporte, é inclusão social, é dança, é luta e contribui para que jovens saiam da marginalidade. Que os cariocas apaixonados pela capoeira, possam estar com a gente neste lindo evento”, comenta.

Serviço: 5º edição do Encontro Nacional de Bambas

Dias: de 11 a 16 de julho

Programação:

Dias: 11 a 14 – Oficinas e Workshops

Horário: das 18h às 21h

Local:  Lona Cultural João Bosco

Endereço: Avenida São Felix, 601 Vista Alegre, Rio de Janeiro /RJ.

Dia: 15/07 – Tour no Centro do Rio

Horário: 10h | 14h
Local: Cais do Valongo | Teatro Alcione Araújo (Biblioteca Parque)

Endereço: Avenida Presidente Vargas, 601

Dia: 16/07 – Cerimonia de Batizado e troca de graduação

Horário: a partir das 9h

Local: Fundação São Martinho

Endereço: Fundação São Martinho – Rua do Riachuelo, 07 – Embaixo dos Arcos da Lapa

Inscrições:  mestrejagunço.com.br

Deixe um comentário

Sugeridos
Ana Paula Sirino, Urucum tombado. 2026 Óleo sobre tela 100x100 cm
AgendaArtes Visuais

Entre vestígios e futuros investiga o que a matéria e a paisagem guardam do tempo

Com curadoria de Priscyla Gomes, exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos por Ana...

Helen Salomão, autoretrato cédito Helen Salomão
AgendaArtes VisuaisFotografia

Festival destaca a arte da fotografia na periferia de São Paulo

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Festival Photothings 2026 ocupa...

Captura de tela 2026 09 03
AgendaTeatro

Johnny Massaro estreia solo A gente mira no amor e acerta na solidão

Com produção artística de Pablo Sanábio, dramaturgia de Júlia Portes e direção...

Vino Fragoso em A Pequena Prisão - Crédito Letícia Cecília
AgendaTeatro

“A Pequena Prisão” volta aos palcos na Casa de Cultura Laura Alvim

Descrito como “belo”, “impactante” e “impecável” por artistas como Marieta Severo, Matheus...

HAMLET 8X16 Crédito Pio Figueiroa (6)
Agenda

Mostra Ocupa Boal apresenta nova temporada de “Hamlet 16×8”

Depois do sucesso da primeira temporada no Rio em julho, o solo...

Foto Giovana Sanches Martins
AgendaClássicosShows

RioHarpFestival ganha versão latino-americana com entrada gratuita

Programação integra a I Semana de Arte do Rio de Janeiro com...

Captura de tela 2026 09 15
AgendaTeatro

Vladimir Brichta estreia O Menor Palco do Mundo

A história real do premiado autor australiano Kim Crotty aborda a paternidade...

Céu Foto Luiza Ananias
AgendaMúsica

Noites Brasileiras com música brasileira a preços populares

De setembro a dezembro, a Autêntica recebe o Noites Brasileiras, projeto realizado...

MIEDKA IN SAIO Foto Hamilton Ramos
Agenda

“Miêdka – Uma Metáfora do Encontro” reestreia na Funarte SP

Depois de décadas de trajetórias que se cruzaram em importantes companhias de...

WhatsApp Image 2026 09 17 at 17.46.09
AgendaFestivaisTeatro

18ª FITA anuncia programação e homenagem para Arlete Salles

Um dos mais tradicionais eventos de artes cênicas do Brasil tem abertura...

Grace Gianoukas como Dora (Crédito fotográfico: Dalton Valério)
AgendaTeatro

Grace Gianoukas chega ao RS com seu novo espetáculo, “Dora”

Atriz se apresenta no festival Porto Alegre em Cena, na pré-abertura do...