A Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch comemora 25 anos levando ao palco do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, na Tijuca, um dos seus espetáculos mais emblemáticos: “Bar da Esquina”. A programação especial e gratuita acontece nos dias 21 e 22 de setembro, sábado e domingo, às 19h e 18h, respectivamente.
“Bar da Esquina” é um espetáculo de dança fundamentado na dramaturgia de Nelson Rodrigues e Carlos Heitor Cony, com o intuito de traduzir em carioquês o espetáculo “Café Muller”, da coreógrafa alemã Pina Bausch. A partir da pesquisa, oito atores bailarinos dançam as noites cariocas com encantos, expectativas, traições e desconfortos que cintilam na memória passada, presente e futura vividas nos bares.
A apresentação é parte do edital Viva Talento, contemplada pela Lei Paulo Gustavo e tem patrocínio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro.
Arte e educação caminham juntas
A Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch é um núcleo artístico educacional desenvolvido desde 21 de setembro de 1999, sob a direção de Rosane Campello. Visando atender o aluno em sua complexidade, ela promove encontros socioculturais progressivos, conciliando formação e informação e conduzindo uma nova relação do aluno com seu entorno, educando-o para o devir (autonomia) e não para o dever (disciplina).
Sediada no Centro Carioca de Pesquisa em Dança Educação (CCPD), a companhia teve seu início na Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch, unidade pertencente à Rede FAETEC, que deu origem ao primeiro Curso Técnico em Dança da rede pública de ensino do Brasil com Matriz Curricular Integrada.
– Hoje, além de termos vários alunos licenciados e pós-graduados em Dança e Teatro, contamos com diversos profissionais atuando como atores, bailarinos e professores – conta Rosane.
Evento internacional
Como parte da programação de aniversário da Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch, o CCPD realiza o 9º Seminário Instâncias da Dança Educação Carioca, que receberá o 1º Encontro Latino-Americano de Políticas Públicas para Dança. Também gratuito, o evento acontece no dia 19 de setembro, quinta-feira, das 9h às 18h, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Participarão convidados importantes no meio e serão apresentadas pesquisas em dança no Brasil e no mundo, além de mesas de debates e oficinas. A direção é de Rosane Campello.
Ficha técnica:
Direção geral, roteiro final e coreografia: Rosane Campello
Design de luz: Gil Santos
Cenário: Companhia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch
Bailarinos: Bárbara Natasha, Gustavo Maranhão, Jhonny Silva, Lara Rodrigues, Lian Souza, Luciana Carnout, Ohanna Alves e Rosane Campello
Ator convidado: Gustavo Maranhão
Direção musical: Rosane Campello
Assessoria de dança de salão: Bernardo Adler
Assessoria de pesquisa: Professor Dr. André Dias (UFF), Professor Dr. Marcos Vinicius (UFRJ) e Professor Dr. José Adriano Alves (FAETEC)
Serviço:
Cia de Atores Bailarinos Adolpho Bloch em “Bar da Esquina”
Dias e horários: 21 de setembro, sábado, às 19h (esgotado), e 22 de setembro, domingo, às 18h
Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro – Rua José Higino, 115, Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Entrada: gratuita somente com retirada do ingresso pelo site https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/e983bcc5fe9aa13a0aed3b9d1b1a1150b37d63c6
Classificação etária: 14 anos
Comente!