Espetáculo infantil “EmbaLHArado!” estreia no Rio

24
0

EmbaLHArado! Canções para Infâncias é um espetáculo inédito concebido pelos artistas e compositores Jef Lyrio e Sergio Kauffmann, dedicado à difusão de composições musicais autorais para a infância. Ao “embaralhar” músicas vindas de obras distintas entre si – que têm entre seus compositores nomes como Juliana Linhares, Renato Frazão, Frederico Demarca e Raphael Pippa – os três intérpretes, Jef, Sergio e Zé Motta – que também assina a direção musical – investigam modos de também misturar teatro e música. 

A brincadeira começa pelo jogo de troca de sílabas no nome do espetáculo, “EmbaLHArado!”, que sinaliza o trânsito entre as duas áreas artísticas de onde nasce a dramaturgia do show, repleta de jogos cênicos-musicais diversos.

Contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2023, o show fará uma circulação pelo estado do Rio de Janeiro. Estão previstas apresentações a preços populares, além do Sesc Barra Mansa (27/08), nas unidades São João de Meriti (10/09), São Gonçalo (17/09), Ramos (24/09), Nova Iguaçu (12/10) e Teresópolis (03/12).

“O público pode esperar de EmbaLHArado! um trabalho que respeita e dá tanto valor aos conteúdos para infâncias quanto se costuma ter com outros públicos alvo. Nos preocupamos em não menosprezar os saberes das crianças, falando aqui de modo pejorativo, como se elas não fossem capazes de compreender qualquer assunto ou de acompanhar determinadas propostas artísticas. Na verdade, muitas vezes as crianças nos ensinam a receber um conteúdo artístico de um modo novo, diferente do que estamos acostumados”, salienta Jef.

Nos últimos anos, Jef e Sergio se engajaram em criações teatrais para a infância e juventude de destaque, como “A Menina com um buraco na mão”, criação de Kauffmann com Alice Cruz indicado ao prêmio Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ) em quatro categorias; e  “Zaquim O Musical”, vencedor do Prêmio CBTIJ 2023 como música original, em que Lyrio atua, toca e compôs parte das canções.

 Ao longo dessa trajetória, os dois artistas estabeleceram contato com renomados compositores e suas criações para o público infantil. Nasceu então o desejo de retomar algumas das criações compostas exclusivamente para esses espetáculos teatrais, como “Começo do som”, da peça Dinossauros e Pelancas, “Ancestral”, d’A Menina com um buraco na mão, e “Na dança do carimbó”, do musical O Problemão da Banda Infinita, junto com canções inéditas feitas especialmente para EmbaLHArado!, criando um show de muitos ritmos, lúdico e divertido para toda a família.

SINOPSE:

Três músicos e intérpretes misturam num mesmo show música, teatro, sons, brincadeiras, floresta, baleia e avós, numa miscelânia divertida. Ao mesmo tempo em que juntam músicas autorais com canções de espetáculos teatrais para infância que fizeram parte de suas trajetórias, os intérpretes fazem do palco um espaço para encontrar também outras formas de se “embalharar”. 

SERVIÇO:

EmbaLHArado! Canções para infâncias

Com Sergio Kauffmann, Jef Lyrio e Zé Motta

Circulação Sesc Pulsar 2023

Gênero: Show

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre

Ingressos: R$10 (inteira) R$5 (meia-entrada), Gratuito (Credencial plena Sesc e PCG)

Sesc Barra Mansa 

Data: 27/08 | Horário: 15 horas

Endereço: Av. Tenente José Eduardo, 560 – Ano Bom, Barra Mansa

Sesc São João de Meriti 

Data: 10/09 | Horário: 16 horas

Endereço: Av. Automóvel Clube, 66 – Centro, São João de Meriti

Sesc São Gonçalo 

Data: 17/09 | Horário: 16 horas

Endereço: Av. Pres. Kennedy, 755 – Estrela do Norte, São Gonçalo

Sesc Ramos 

Data: 24/09 | Horário: 16 horas

Endereço: R. Teixeira Franco, 38 – Ramos

Sesc Nova Iguaçu 

Data: 12/10 | Horário: 16 horas

Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá, Nova Iguaçu

Sesc Teresópolis 

Data: 03/12 | Horário: 16 horas

Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea, Teresópolis

FICHA TÉCNICA

IDEALIZAÇÃO E ELENCO

SERGIO KAUFFMANN E JEF LYRIO 

DIREÇÃO MUSICAL E ELENCO

ZÉ MOTTA 

DIREÇÃO DE ARTE

ALICE CRUZ

ASSISTENTE DE ARTE

DUDA LOPES

PRODUÇÃO

MIRA BARROS

SONORIZAÇÃO/DESENHO DE SOM

LUCAS CALAINHO 

ILUMINAÇÃO 

ANDRÉ MARTINS

FOTOS DE DIVULGAÇÃO

ELISA MACIEL

ASSESSORIA DE IMPRENSA

ANA PINTO

COLABORAÇÃO – VISAGISMO (FOTOS DE DIVULGAÇÃO)

NATÁLIA ARAUJO

CO-PRODUÇÃO

MORINGA AZUL PRODUÇÃO CULTURAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *