AgendaFotografiaTecnologia

Exposição “Baixa Tecnologia”, de Pedro Stephan, ocupa o CCJF

Compartilhe &media=https://ambrosia.com.br/wp-content/uploads/2025/06/fot-110.jpg" rel="nofollow"> &title=Exposi%C3%A7%C3%A3o%20%E2%80%9CBaixa%20Tecnologia%E2%80%9D%2C%20de%20Pedro%20Stephan%2C%20ocupa%20o%20CCJF" rel="nofollow"> &name=Exposi%C3%A7%C3%A3o%20%E2%80%9CBaixa%20Tecnologia%E2%80%9D%2C%20de%20Pedro%20Stephan%2C%20ocupa%20o%20CCJF" rel="nofollow">

As pessoas já se acostumaram a utilizar tecnologias de ponta, na palma das suas mãos. O mundo corre atrás da última novidade, da câmera com mais megapixels, da imagem mais nítida. Mas é justamente na contramão desse culto à alta definição que o fotógrafo Pedro Stephan aponta suas lentes — ou melhor, seu celular de 1 megapixel — para revelar um outro olhar sobre a noite urbana. A exposição Baixa Tecnologia, em cartaz de 4 de julho a 31 de agosto no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), no Rio de Janeiro, desafia o fetiche pela perfeição digital e mergulha em um universo de imagens cruas, vibrantes e provocadoras, captadas com um equipamento obsoleto, porém carregadas de expressão.

Utilizando um aparelho considerado “jurássico”, Stephan mergulha na cena noturna e performática da comunidade LGBTI+ do Rio de Janeiro e de São Paulo. A ausência deliberada de controle técnico ou precisão fotográfica dá lugar a um processo espontâneo, que resulta em imagens inusitadas, distorcidas e vibrantes — ressonando com o universo da música pop, do tecno e da batucada urbana. As fotografias transitam entre o erótico, o enigmático e o cômico, sempre surpreendentes em sua estética instável e carregadas de expressão.

“A alta tecnologia tão louvada pela mídia não é um bem supremo”, escreve o artista em seu manifesto. “Os processos alternativos, que geram imagens deformadas, fragmentadas, desagregadas — e muitas vezes flertam com a abstração — são exatamente os que vêm carregados de intensidade, expressão e que atiçam nossa imaginação.”

Com curadoria das consagradas pesquisadoras Ângela Magalhães e Nadja Peregrino — responsáveis pela criação do primeiro núcleo de fotografia da FUNARTE nos anos 1970 e autoras do clássico Fotografia Brasileira — a exposição apresenta pela primeira vez a série completa de Baixa Tecnologia.

Fotógrafo Pedro Stephan

A obra teve sua estreia no Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo, durante a Mostra Diversa de 2018, após ser selecionada em um edital disputado por mais de cem artistas. Em 2023, parte da série foi exibida no FotoRio, o festival internacional de fotografia do Rio de Janeiro. Agora, o público carioca terá acesso à versão integral da mostra, com todas as imagens que compõem o trabalho. Essa é a segunda vez que Pedro Stephan expõe no CCJF. Em 2007, sua mostra Entre Amigos e Amores: os espaços LGBTI+ entrou para a história da fotografia brasileira ao ser a primeira exposição dedicada à diversidade sexual e de gênero na era pós-Aids. Ficou em cartaz por três meses, foi amplamente noticiada pela imprensa e bateu recorde de público.


SERVIÇO:
Exposição Baixa Tecnologia, fotografias de Pedro Stephan
De 4 de julho a 31 de agosto | Terça a domingo, de 11h às 19h
Centro Cultural Justiça Federal – CCJF | Galerias do 1º andar
Av. Rio Branco, 241 – centro (Cinelândia)
Entrada Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaModaTeatro

“Terras de Águas e Cazumbas”

A Clarin Cia. de Dança, sob direção do maranhense Kelson Barros, está...

AgendaArtes Visuais

Oficina de modelo vivo botânico com Panmela Castro no Parque da Catacumba

No dia 12 de julho, às 13h, será realizada uma oficina de...

AgendaTeatro

Hereditária no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro

“Hereditária” encerra a temporada no circuito de teatros e arenas do município com...

AgendaArtes Visuais

Conversa e visita mediada na exposição “Fullgás: artes visuais e anos 1980 no Brasil”

Como parte da exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no...

AgendaFestivais

14º Rio Festival Internacional de Cine LGBTQIA+

Em seu 14º ano no Rio de Janeiro, O Festival Internacional de...

AgendaTeatro

“Cachorro” estreia na Sede da Cia. dos Atores

Inspirado no universo de Nelson Rodrigues, o espetáculo “Cachorro!”, de Jô Bilac,...

AgendaClássicosMúsica

Um concerto “francês” no Rio de Janeiro

A Sala Cecilia Meireles apresenta na sexta-feira, dia 4 de julho, às...

AgendaTeatro

Solo para Sarah Bernhardt em temporada gratuita na Biblioteca Mário de Andrade

No palco, uma profunda reflexão sobre o legado da icônica atriz Sarah...

Foto por Ju Bravo
AgendaShows

Otis Selimane apresenta “Músicas de Mbira e Outros Contos Bantu” no Sesc Belenzinho

Apresentação marca lançamento de single com Mateus Aleluia e antecipa disco de...