Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Exposição coletiva “Caleidoscópio” nos 30 anos do Centro Cultural Correios RJ

Caleidoscopio - 30 anos
Caleidoscopio – 30 anos

O Centro Cultural Correios RJ abre, nesta quarta-feira (6), a coletiva “Caleidoscópio – Exposição da Coleção Correios”. Com obras de 28 artistas, os visitantes irão mergulhar na poética das formas, de trajetórias e estilos diversos.

Em um espaço democrático, artistas consagrados e em processo de consagração estarão juntos e dialogando entre si. O resultado? Um caleidoscópio – do grego kalós (belo); eidés (imagem) e skopein (ver) – aproximando objeto mostrado e visitante. Um banquete para o sentir. 

Nessa primeira versão, as pinturas expostas são dos artistas Analino Zorzi, Analu Prestes, Andréia Tavares, Claudiah Arantes, Eliardo França, Felícia Kornreich, Fernando Mendonça, Georgete Melhem, Izabel Persijn, João Favoretto, Júlio Vieira, Lucas Reis, Marcos Duprat, Maria Luiza Leão, Marilou Winograd, Marina Nazareth, Martha Poppe, Masumi Yamaguchi, Milla Nast, Miriam Jerusalmi, Odícia Morais, Patricia Di Loreto, Paulo Nunan, Piero Tartaglia, Rosiane Gouvêa, Sandra Cinto, Sebastião Rodrigues e Vany Novello. 

A curadoria é da museóloga do Centro Cultural Correios RJ, Roseane Novaes, que, para a primeira mostra, fez uma seleção baseada na poética das formas e das palavras, no afeto e no desejo de instigar. As obras foram adquiridas ao longo desses anos por meio de doação, como contrapartida contratual. 

Sobre o Centro Cultural Correios RJ 

As linhas arquitetônicas da fachada, em estilo eclético, caracterizam o prédio do início do século, construído para sediar uma escola do Lloyd Brasileiro. Mas isto não ocorreu e o prédio foi utilizado, por mais de 50 anos, para funcionamento de unidades administrativas e operacionais dos Correios. Na década de 80, o imóvel foi desativado para reformas, sendo reaberto em 2 de junho de 1992, parcialmente restaurado, para receber a “Exposição Ecológica 92”, evento integrante do calendário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente – RIO 92. 

A inauguração oficial do Centro Cultural Correios aconteceu em agosto do ano seguinte, com a exposição mundial de filatelia “Brasiliana 93”. Há 30 anos, o Centro Cultural Correios vem marcando a presença da instituição na cidade com promoção de eventos em áreas diversas, como teatro, vídeo, música, artes plásticas, cinema e demais atividades voltadas à integração da população carioca. 

Suas instalações, adequadas à realização de diversificada programação, ocupam integralmente os 3.480m2 da área do prédio. O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro é dotado de três pavimentos interligados por um elevador, também do início do século, de onde se pode ter uma visão panorâmica de todo o ambiente interno. 

No andar térreo, está localizado o teatro com 320 m2 e capacidade para 199 pessoas. No mesmo andar, há uma galeria de arte para pequenas mostras. No segundo e terceiro pavimentos, estão localizadas dez salas de exposições, com infraestrutura e iluminação propícias a eventos de grande porte. A Praça dos Correios é uma área aproximada de 1,3 mil m2 ao ar livre, com espelho d’água e suporte de uma concha acústica, que pode receber um público numeroso para eventos a céu aberto. O local também está apto a acolher ações propostas por artistas, curadores e produtores culturais. 

Serviço 

“Caleidoscópio – Exposição da Coleção Correios” 

Local: Centro Cultural Correios RJ – Galeria de Passagem, térreo 

Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro 

Abertura: 6 de setembro, às 16h 

Período: 6 de setembro a 4 de dezembro de 2023 

De terça a sábado – Das 12h às 19h 

Censura livre 

Entrada gratuita  

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).  

Informações: (21) 2253-1580 / E-mail: centroculturalrj@correios.com.br 

Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Peça inspirada em HQ,“A Origem do Mundo” chega ao Rio

Próxima publicação

Parede do MAM SP recebe série “Sonhos Yanomami”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir