Exposição do sul africano Jabulani Dhlamini em cartaz na Mitre Galeria

Exposição do sul africano Jabulani Dhlamini em cartaz na Mitre Galeria – Ambrosia

A Mitre Galeria, em parceria com a Goodman Gallery, hospeda Casa/iKhaya Lami de Jabulani Dhlamini. A primeira exposição do artista no Brasil traz uma seleção de imagens da África do Sul e obras inéditas produzidas no Brasil. “O tema está enraizado na exploração do trauma intergeracional que existe tanto na África do Sul quanto no Brasil, ao mesmo tempo em que reconhece o trauma histórico e social de uma geração para a próxima” conta Jabulani.

Casa/iKhaya Lami entrelaça dois termos distintos, mas interconectados, “casa” e “ikhaya lami” (“minha casa” em zulu), uma exposição que examina criticamente as origens históricas e as implicações duradouras dos municípios na África do Sul e favelas no Brasil como construções coloniais, com foco em seu surgimento durante a era do colonialismo europeu.

A exposição explora como a política espacial, enraizada nos legados históricos do colonialismo, apartheid e desigualdades sistêmicas, influenciaram o desenvolvimento, a estrutura e as percepções dessas paisagens urbanas. “Me interessa como a política espacial se manifesta na forma de desafios sociais, emocionais e psicológicos enfrentados por indivíduos e comunidades afetadas por eventos como o apartheid na África do Sul e a escravidão no Brasil” explica o artista.

Residência no Palmital

Durante sua passagem por Belo Horizonte, Jabulani Dhlamini passou seu tempo no bairro Palmital, de onde saíram novas obras. “As pessoas de Palmital não apenas abriram suas portas para mim; elas também abriram seus corações. A calorosa recepção e hospitalidade que recebi foram indescritíveis”” conta ele.

Um dos aspectos mais marcantes da residência foram os convites de várias famílias da comunidade para compartilhar refeições. Segundo Jabulani, “as memórias dessas refeições compartilhadas servem como um lembrete das profundas conexões humanas que podem ser forjadas através da arte e da troca cultural. É através dessas interações significativas e do ato de partilhar o pão juntos que realmente começamos a entender e apreciar a beleza da diversidade e o poder da comunidade”.

Parte do que vem produzindo no bairro Palmital também estará na Mitre Galeria.

Serviço

Exposição Casa/iKhaya Lami | Jabulani Dhlamini
Local: Mitre Galeria – R. Tenente Brito Melo, 1217, Barro Preto
Abertura em 26 de maio, 19h às 23h
Visitação: 01 de julho
Terça a sexta, 10h às 19h
Sábado, 10h às 16h

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Herton Gustavo Gratto fala sobre “Ensaio sobre a Perda”, em cartaz no Rio de Janeiro
Herton Gustavo Gratto fala sobre “Ensaio sobre a Perda”, em cartaz no Rio de Janeiro – Ambrosia

Herton Gustavo Gratto fala sobre “Ensaio sobre a Perda”, em cartaz no Rio de Janeiro

Após interpretar Faustão na série “O Rei da TV”, o ator Herton Gustavo Gratto

Prox
EXO retorna com clipe “Let Me In”
EXO retorna com clipe "Let Me In" – Ambrosia

EXO retorna com clipe “Let Me In”

Após dois anos o EXO está de volta com sua primeira canção inédita: “Let

Sugestões para você: