AgendaEducação

Festival Photothings retorna à 4ª edição promovendo inclusão e diversidade

Evento contará com diversas categorias de premiações, podendo dar a chance ao vencedor de expor seu trabalho fora do país

Compartilhe
Compartilhe

O Festival Photothings 2024, que acontece em sua 4ª edição, retorna com a proposta de estimular a produção fotográfica nacional, proporcionando uma plataforma inclusiva e diversificada para artistas visuais de todo o Brasil.

Com data marcada para o evento final e premiação para os dias 14 e 15 de setembro na Associação Comunitária Monte Azul, em São Paulo, o Photothings abre as inscrições entre os dias 10 e 23 de junho, com o objetivo de destacar talentos emergentes e promover a arte fotográfica como um meio de expressão cultural.

Para essa edição, há um compromisso de 60% das vagas serem destinadas a artistas do norte, nordeste, centro-oeste e sul do país, bem como mulheres, pessoas negras, indígenas, comunidades tradicionais, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e outros grupos em situação de vulnerabilidade.

Sem um tema pré-estabelecido, a iniciativa busca delinear um panorama plural da fotografia autoral, revelando uma geração de artistas que enfrentam dificuldades de acesso ao mercado – este ainda concentrado em poucas galerias e feiras de arte. Dessa forma, o objetivo do Photothings é “furar a bolha” e mostrar a riqueza da produção fotográfica de diversas regiões do Brasil.

A curadoria deste ano está a cargo do fotógrafo Léu Britto e da historiadora Marly Porto. A comissão de seleção que vai selecionar os premiados inclui tanto artistas consagrados como talentos emergentes, com um foco significativo na diversidade e inclusão. “O Photothings tem sua posição bem definida no mercado fotográfico do Brasil: valorizar nomes que não são convidados para os grandes eventos. Eu mesmo sou um exemplo disso. Participei da primeira coleção em 2021, expus em 2022, fui jurado em 2023 e agora sou curador em 2024”, diz Léu.

Entre os nomes de destaque deste ano estão Juh Almeida, fotógrafa e diretora de cinema conhecida por seu trabalho na novela “Vai na Fé” da Rede Globo, selecionada pelo Festival Photothings em 2023 e premiada pelo Instituto Moreira Salles; Bob Wolfenson, renomado fotógrafo nacional e internacional, que fará a primeira apresentação na Favela Monte Azul; Rogério Reis, um grande nome da fotografia brasileira, conhecido por suas obras no Rio de Janeiro; Marcelo Reis, artista visual baiano, curador de artes visuais e membro suplente do Conselho de Políticas Culturais de Salvador (2021-2024); além de Léu Britto, fotojornalista e videomaker, cofundador do DiCampana Foto Coletivo e correspondente do Jardim Monte Azul desde 2010, com um acervo de mais de 50 mil fotografias de favelas e periferias do Brasil.

A premiação será composta por três categorias distintas. O primeiro prêmio consiste em cinco fotolivros bilíngues, com 40 páginas no formato 15x19cm, que integrarão a Coleção Photothings, atualmente com 20 títulos. A comissão de seleção para este prêmio inclui Angélica Dass, fotógrafa premiada; Ina Henrique Dias, pedagoga, professora e fotógrafa; Juh Almeida, cineasta e fotógrafa; Marcelo Reis, artista visual e curador; Rogério Reis, fotógrafo; Léu Britto e Marly Porto.

O segundo prêmio é um fotolivro artesanal, cujo projeto gráfico será desenvolvido pelo designer Julio Matos em parceria com o autor selecionado e executado pelo Yume Ateliê, de Eliana Yukawa. A comissão de seleção deste prêmio inclui Eliana Yukawa, Julio Matos, Léu Britto e Marly Porto.

Já o terceiro prêmio é um curso online que resultará na produção de um fotolivro artesanal. Este curso é realizado pelo projeto M.A.L.A. (Morada Andarilha de Livros de Artista) e, ao final, o livro produzido será exposto na França, em 2025. A seleção do participante para este prêmio será definida pela equipe formada por Estela Vilela, integrante do coletivo M.A.L.A, Léu Britto e Marly Porto.

“Isso representa uma escalada inimaginável para nós, negros, empobrecidos e favelados. Por isso, apoio e convido todos os profissionais das imagens, oriundos das margens, a ocuparem esse espaço, destinado à boa fotografia e às artes das periferias do Brasil”, completa Britto.

Saiba mais: https://portodecultura.com.br/2o-festival-photothings-2024/

SERVIÇO
Photothings 2024
Abertura das inscrições: 10 a 23 de junho
Divulgação dos selecionados: segunda quinzena de julho
Entrega dos prêmios: 14 e 15 de setembro na Associação Monte Azul
Local: Associação Comunitária Monte Azul (Rua Francisco Xavier de Abreu, 483, Jardim Monte Azul – SP, 05836-180)
Horário: das 14h às 19h
Entrada gratuita

Foto: Ana Póvoas | Giro de Folias

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaDançaTeatro

Se Eu Não Fosse Eu no Kasulo Espaço de Arte

Como seríamos se pudéssemos inventar um outro Eu? Esta pergunta norteia a...

AgendaFestivaisFilmes

Série ‘Aqueles Dias’ estreia na Mostra de São Paulo

Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Mário de Andrade e...

AgendaTeatro

Dirigida por Guilherme Leme Garcia, Vera Zimmermann leva o solo ‘Diadorim’ para SP

Com dramaturgia de Marcia Zanelatto, espetáculo faz quatro sessões dentro do Festival...

AgendaShows

Patrícia Bastos apresenta Voz da Taba

SESC 24 de Maio recebe cantora do Amapá que canta pela Amazônia...

EducaçãoNotícias

Espada de 3.000 anos com insígnia de ‘Faraó da Bíblia’ é descoberta no Egito

Arqueólogos desenterram artefato valioso no deserto egípcio que confirma capítulos históricos

AgendaFestivaisFilmes

Onda Nova – filme censurado na ditadura será exibido na Mostra de SP

A arte persevera! A exibição de “Onda Nova” na Mostra Internacional de...