Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

FLIC reúne programação grátis no Parque Natural Municipal do Gericinó, em Nilópolis

O 1° Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense vai acontecer no Parque Natural Municipal do Gericinó, em Nilópolis, reunindo talentos locais e nacionais para compartilhar suas obras e expressões artísticas.

O festival tem como grande homenageada a escritora Conceição Evaristo, que estará presente no evento, e contará também com a presença de Itamar Vieira Júnior, Elisa Lucinda, Renan Inquérito, Flávia Oliveira e professores, escritores e artistas da Baixada Fluminense.

O evento trará palestras e debates literários com autores, rodas de leitura e conversa, contação de história, oficinas criativas, apresentações teatrais, musicais e de dança, encontro com autores, lançamento de obras, espaço expositivo, feira de livros, intervenções artísticas, praças de alimentação e mais. É a literatura como ponto de convergência, interação e diálogo com outras linguagens como as artes cênica, áudio visual, música, artes visuais, circo e cultura popular.

Abertura

A cerimônia de abertura do festival, dia19, fará uma homenagem simbólica ao passado histórico do Parque Natural Municipal do Gericinó, região habitada pelos índios Tamoios na época do descobrimento e posteriormente por portugueses, escravos e imigrantes. Um cortejo formado por descendentes dos Tamoios, pretos de matizes africanas, zeladoras e zeladores, descendentes de judeus, portugueses e sírios libaneses.

O Espaço

O espaço expositivo contará com 22 estandes e para homenagear a ancestralidade deste território, cada espaço do FLIC-BF carrega consigo o nome de uma tia, uma mulher ancestral das comunidades da baixada que abriram o caminho para estarem ali. O Palco Interno Principal leva o nome de TIA CIATA; já o Espaço Kids dedicado às crianças levará o nome de Tia Nilda da Mocidade Independente; Tia Nadir da Beija-Flor terá seu nome no Coreto, espaço dedicado às contações de histórias. O espaço Multicultura, onde haverá palestras e oficinas, levará o nome de Tia Celuta da Portela.

Rodas de Conversa

As Rodas de Conversa trarão nomes como a patrona do festival, a escritora, poetisa e atriz Elisa Lucinda; o ganhador do Prêmio Jabuti 2020, Itamar Vieira Junior; a grande homenageada Conceição Evaristo; a jornalista Flávia Oliveira. E mais: a Professora Fernanda Felisberto, Selminha Sorriso, o escritor e jornalista Marcelo Melo, Aydano André Mota, e muitos outros.

Encontro com autores

Para as palestras, o festival prepara encontros com autores como o educador Renan Inquérito, Anita Loureiro, Roberta Arruzzo, Leandro Santanna, e muito mais.

Contação de história

As contações de história abrangem temas dos mais diversos, muitos ligados à região, contadas por eles mesmos, como: Thais Aquino fará uma contação guiada com “Histórias pelo caminho – Uma contação itinerante sobre a Cidade de Nilópolis”; Macedo Griot com as histórias “O fantasma da capela São Mateus” e “Ayó, a menina de Oyá”; André Bezerra contará sobre a “A revolta dos malês”; Fernando Lúcio com “O painho feio”; Ludmila Fidelis com “O peixinho dourado; Vagner Santos com o tema “Exú e o movimento do mundo”; Mikaela com “Maria no Jardim encantado – Com cantigas de roda” e “Contos de Fadas – Viagem ao mundo da imaginação”.

Oficinas

Estão programadas oficinas que abrangem atividades como: “Geladeira literária: como construir uma biblioteca popular”, “Venha criar o seu livro de história”, “Jogo da memória intelectuais negras”, “Entre dores e afetos: a formação de leitoras e leitores e o enfrentamento da violência”, “Ficção, memória e território. O Corpo narrador, “Plantar é cultura: hortas em qualquer lugar”, “Bonecas africanas”, “Cores do solo: arte com natureza”, “Oficina de cartão e recortes”, entre muitas outras.

Apresentações teatrais

Com o a Cia Fanfarra, Evoé Produções e Coletivo Obcena; apresentações musicais com Renan Inquérito, Espetáculo ABRAKBÇA; e de dança com Valéria Brito e Márcia Fernandes.

Serviço

1º Festival Literário e Cultural da Baixada Fluminense
Local: Parque Natural Municipal do Gericinó – Nilópolis – RJ
Data: De 19 a 24 de setembro de 2023
Horário: Das 9h às 18h
Entrada Franca

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Nicolas Cage habita sonhos alheios no trailer de Dream Scenario

Próxima publicação

Duo Rafael Beck e Felipe Montanaro lançam single “Pedro Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir