Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Galerias de SP e MG se unem em projeto inédito no Rio de Janeiro

Quatro galerias de São Paulo e Belo Horizonte – Central Galeria, Marli Matsumoto Arte Contemporânea, Mitre Galeria e Projeto Vênus – se unem em um projeto inédito e autônomo, que apresentará, de 12 a 18 de setembro, uma mostra no Tropigalpão, Rio de Janeiro. Serão mais de 60 obras, de 20 artistas brasileiros, entre pinturas, objetos e instalações. Paralelamente, também será apresentada a exposição individual Incorporama, da artista e educadora francesa Dominique Gonzalez-Foerster.

“Esperamos, com esta iniciativa inédita, colaborar com o enriquecimento da vibrante cena artística carioca”, dizem os galeristas, que ocuparão três dos quatro andares do Tropigalpão, com trabalhos de artistas representados e convidados, sendo muitos deles expostos pela primeira vez no Rio de Janeiro.

As galerias somarão seus programas e as obras serão expostas por meio de núcleos temáticos e estéticos. Com isso, o público terá a oportunidade de conhecer e interagir com produções de Adriana Coppio, Carmézia Emiliano, Elvis Almeida, Isa do Rosário, Juan Casemiro, Lourival Cuquinha, Luana Vitra, Luciana Maas, Nilda Neves, Raphaela Melsohn, Yan Copelli, Wallace Pato, dentre outros.

A mostra também terá a participação do coletivo ainda.brasil – que apresentará, pela primeira vez,  múltiplos produzidos em colaboração com artistas como Rafael Alonso, Gokula Stoffel e Tiago Carneiro da Cunha, e uma publicação inédita do artista Yan Copelli – e do Atelier Xakra, conduzido pelos artistas Benedikt Wiertz e Joseane Jorge, que situa-se numa área rural ao pé da Serra da Moeda, em Minas Gerais, cuja matéria de trabalho é a cerâmica e o alimento. Em parceria com o cozinheiro Bruno Araujo, eles apresentarão o BISTRÓPICA, um restaurante com experimentações culinárias, oferecendo produtos de fermentação natural como pães, chucrutes, kimchis e outras delícias produzidas a partir de ingredientes locais e sazonais.

INCORPORAMA

Paralelamente à exposição coletiva Show!, a artista e educadora Dominique Gonzalez-Foerster apresentará a individual Incorporama, com curadoria de Pablo León de la Barra, que ocupará todo o segundo andar do Tropigalpão. A mostra apresenta um panorama de corpos em miniatura traduzidos e adaptados do ciclo das aparições (2012 – 2023), encarnações de personagens reais ou fictícios que inspiram e emocionam a artista, como Lola Montez, Fitzcarraldo, Ludwig II, Helen Frankenthaler, Marilyn Monroe, entre outros. “Os personagens circulam em diferentes estados e aparências. Um personagem se torna imagem, se torna aparição, se torna imagem de novo e, finalmente, chega em um novo corpo-figura”, explica a artista.

TROPIGALPÃO

Tropigalpão foi fundado em 2022 por Denise Milfont – atriz e gestora cultural, e se tornou rapidamente um ponto de encontro da cena artística da região, atraindo artistas, curadores e público interessado em apreciar e debater sobre arte contemporânea. Com uma programação diversificada, o espaço cultural organiza mostras temáticas, onde diferentes artistas têm a oportunidade de expor suas produções, proporcionando uma visão panorâmica da produção artística local, nacional e internacional. O espaço prioriza a transdisciplinaridade e promove um intercâmbio entre diferentes manifestações artísticas, como a arte contemporânea, a música eletroacústica e o cinema experimental. Além disso, sedia lançamentos de livros, performances de teatro, dança, palestras, workshops, eventos, entre outros. O Tropigalpão nasceu da vontade de abrigar todas as experiências experimentais e foi batizado com este nome pela artista Dominique Gonzalez- Foerster.

Serviço: Exposições Show! e Incorporama

Tropigalpão
Rua Benjamin Constant, 118 – Glória – Rio de Janeiro, RJ
Abertura: Dia 12 de setembro, das 14h às 22h
Horário de funcionamento:
Terça-feira, das 14h às 22h
Quarta-feira, das 11h às 21h
Quinta, sexta e sábado, das 12h às 21h
Domingo e segunda, das 12h às 18h
Entrada gratuita

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Top Cow celebra vinte anos da série The Walking Dead

Próxima publicação

Novo cruzeiro Disney inclui um restaurante e centro de treinamento Marvel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir