Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Grupo Flying Low estreia temporada de circulação do espetáculo de dança “Menino Assum Preto”

Nos dias 15 e 16 de março de 2024, sexta-feira às 19h30 e sábado às 18h, com entrada gratuita, o Grupo Flying Low (@grupo_flyinglow) inicia a temporada de circulação do espetáculo “Menino Assum Preto”, com apresentações na Oficina Cultural Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP. Após o espetáculo acontecerão rodas de conversa com o público.  

Nos dias 13 e 14 de março (quarta e quinta-feira), de 19h às 21h30, o grupo promove a aula aberta gratuita “Voando com Flying Low”. O encontro propõe o compartilhamento dos métodos utilizados pelo grupo em suas criações e serão disponibilizadas 20 vagas.

O espetáculo “Menino Assum Preto” é inspirado na história do pássaro nordestino Assum Preto, tema de música de Humberto Teixeira e cantada por Luiz Gonzaga, que perde suas possibilidades de voar por o cegarem e acaba aprisionado para a comercialização. 

Através do corpo, a montagem propõe uma metáfora entre o desespero de ser engaiolado, no contexto contrabandista em que o pássaro “Assum Preto” está inserido, e o ritmo repetitivo presente no cotidiano urbano e comercial de trabalhadores periféricos das grandes cidades.

“Menino Assum Preto” reflete sobre o estilo de vida massante da população periférica no sistema capitalista, a partir da imagem poética do pássaro que é impedido de usar as asas e vive engaiolado.

Traçando um paralelo entre a agonia do pássaro como produto e a agonia do cotidiano da classe trabalhadora, que também tem suas “asas” cortadas pelas dores, dificuldades e traumas da vida, o espetáculo lança um olhar sensível sobre a busca desesperada por sobreviver dentro destes contextos. 

“É uma busca constante por chegar em algum lugar em que possa haver a existência e não apenas a sobrevivência. Assim como o pássaro, que vive entre a tortura e o tormento, o processo criativo se estabelece dialogando diretamente com os traumas internalizados pelos intérpretes, lançando um olhar sobre o trabalhador periférico”, comenta o grupo.  

As ações fazem parte do projeto “CIRCULA ASSUM” contemplado pelo edital PROAC nº4/2023, da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que passará ainda por Cotia, Diadema, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Santo André e Sorocaba.

Sobre o “Voando com Flying Low”

“Voando com Flying Low” é um programa de aulas que busca facilitar os caminhos de aprendizagem, explorando os fundamentos do Breaking, sua origem histórica, o cenário atual e suas referências, através de dinâmicas singulares que já existem dentro da cultura hip-hop. 

Por meio da pesquisa de movimentos, improvisos, aperfeiçoamento de movimentações e a dança ligada à musicalidade, as aulas buscam provocar novas formas de elaborar movimentações, do indivíduo com ele mesmo, além de estimular novas conexões e reflexões sobre o breaking e a periferia.

Sobre o Grupo Flying Low

O Grupo Flying Low surgiu em 2016, dentro do projeto social de dança Núcleo Luz, com o desejo de estimular a criatividade e promover conhecimentos técnicos e teóricos da dança Breaking. 

Em 2018, contemplado pelo Programa de Valorização de Iniciativas Culturais VAI, o grupo desenvolveu o espetáculo “Menino Assum Preto”, que circulou por importante palcos da dança como  CRD – Centro de Referência da Dança de São Paulo, 5ª e 6ª Semana do Hip Hop Mogi das Cruzes, IDTHH CONECTADO 2021, Asila festival de Rua, Sesc SP, entre outros. Com apoio do Prêmio Aldir Blanc, criou o espetáculo “As pegadas do Kurupyra”, que estreou em 2022, inspirado em lendas folclóricas norteadas pelas perspectivas africana e indígena.

Ficha Técnica – Intérpretes e Co-Direção: Emerson Silva Oliveira, Jeff dos Santos Rodrigues, Lee Anderson Rodrigues dos Santos, Manuel Victor dos Santos Pereira e Ricardo de Assis Ura. Concepção, criação, coreografia e dramaturgia: Eddie Guedes, Gustavo Teles Fagundes, Henrique Yude Furucho, Jeff dos Santos Rodrigues, Lee Anderson Rodrigues dos Santos e Ricardo de Assis Ura. Provocadores: Carla Kinzo, Douglas Iesus, Marcio Greyk e Will Versi. Criação de Trilha Sonora: Tiago Estevan Theodoro Penalva. Criação de Figurino: Alma Luz Adelia. Sonoplastia: Jorge Luiz dos Santos Vicente. Iluminação: Bruna Vitória Gonçalves. Ensaiadora: Patricia Ferreira Rodrigues. Produção Executiva e Campo: Jeff dos Santos Rodrigues e Laís Machado Ribeiro. Designer: Ricardo de Assis Ura. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Fotografia: Laerte Rodrigues. Assistente de Fotografia: Damares Oliveira. Editor de Vídeo: Tainan Mattei. Restauração de Figurino: Clara Prates

SERVIÇO: Temporada “Menino Assum Preto”

Com Grupo Flying Low

Sinopse: O espetáculo retrata, por meio do corpo, o trabalhador periférico e sua busca de capital. Partindo das histórias e poéticas do pássaro nordestino Assum Preto, tema da música letrada por Humberto Teixeira e cantada por Luiz Gonzaga, se estabelece um diálogo poético que parte da agonia do pássaro como produto e os anseios da classe trabalhadora. Ambos impedidos de voar com suas próprias asas e na constante busca por um lugar em que seja possível existir e não apenas sobreviver. Duração: 50 minutos. Grátis – Classificação: Acima de 16 anos

Apresentação do espetáculo: 15 e 16 de março de 2024 – Horário: sexta-feira às 19h30 e sábado às 18h

Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade – Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo – SP

Capacidade:  30 pessoas por sessão. Distribuição de convites uma hora antes do espetáculo

Acessibilidade: acesso para pessoas com dificuldade de locomoção

Informações: https://oficinasculturais.org.br/atividade/espetaculo-menino-assum-preto/

Aula Voando com Flying Low: 13 e 14 de março de 2024 (quarta e quinta-feira)- Horário: 19h às 21h30

Vagas: 20 – Grátis – Classificação: Acima de 16 anos

Informações: https://oficinasculturais.org.br/atividade/voando-com-flying-low/

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Vera Magalhães, Carlos Andreazza e Patricia Campos Mello juntos no Flipoços 2024

Próxima publicação

Como lutar contra a depressão? Escritor Julio Cerquetane lança obra baseada em suas experiências pessoais na Livraria da Vila

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir