IV Evento Eco Gaia de Portas Abertas traz diversas manifestações culturais sobre a cultura afro-brasileira

24
0

Música e contação de histórias, palestra sobre ervas, exposição de mulheres africanas, ao lado de expositores, arte, gastronomia e  sustentabilidade, confirmando seu lugar como o novo espaço conceito de Niterói

A Eco Gaia Design de Interiores  promove, no domingo, dia 03 de setembro, o IV Evento Eco Gaia de Portas Abertas, manifestações especiais sobre a cultura afro-brasileira, com música e contação de lendas/histórias, palestra sobre as ervas e seus benefícios, abertura da exposição de fotos P&B, da artista Andrea Brêtas, ‘África no Feminino’, sebo, brechó, cervejaria, comidinhas e expositores com produtos caracterizados pela preocupação com a sustentabilidade e melhor qualidade de vida. 

Cultura afro-brasileira é o conjunto de manifestações culturais predominantes no Brasil, formada a partir da junção de elementos da cultura dos povos africanos que foram trazidos como escravos para o país durante o período colonial. Sua herança é atemporal, deixando-nos ensinamentos ancestrais e ricos em tradições. Para homenagear, conscientizar sobre sua importância, empoderar essas mulheres maravilhosas, a Eco Gaia traz:

. Show ‘Passarinho Encantado’, com Paulinha Cavalcanti (Paulinha HiTawa Nukini)

Contação de Histórias,  com as  lendas ‘Grande e Pequena Pedra’, ‘O Nome da Fruta’ e ‘Guinaru’, aprendidas com os Gript Kouyaté, da África do Oeste (império Mandinga, que fica entre Mali e Burkina Faso). “O grito diz que temos que ter esse repertório grande de histórias, porque  só sabemos qual vamos contar quando estamos junto daqueles que irão nos ouvir.  Músicas populares, de adivinhação, brinquedos musicais, alegrando a tarde das crianças também”, diz Paula.

. Palestra “Ossaim e o poder das folhas” , com Eliane Bastos Camacho ( Yá Eliane De Ogunté ). 

Esse Orixá é chamado de Bàbá  Ewè que significa o Pai das Ervas Sagradas das Matas de Oxossi (Odé). Ossaim, Ossãe ou Òsányim, dependendo da Nação (Angola, Jeje, Keto) carrega toda a força do reino vegetal que cura e encanta. Ele está presente nos banhos de ervas,remédios,cosméticos, culinária e perfumes. Quem nunca bebeu aquele  chazinho milagroso oferecido pela vovó e logo ficou bem?
Esse é o poder de Ossaim. Vamos saber mais sobre açúcar, água de arroz, alecrim, alfazema, arnica, arruda, cenoura, erva-doce, hortelã, sálvia, manjericão, entre outras. Ervas tão conhecidas e com um poder de cura tão grande e natural.

. Palestra sobre Óleos Essenciais, com Nanda Figueiredo, sobre óleos essenciais, que são feitos com ervas brasileiras como breu branco, copaíba, que beneficiam o ambiente e impactam na melhoria da saúde, auxiliam a reduzir o estresse, tratam infecções e fungos e ainda ajudam você a dormir melhor e a regular o ciclo do sono. Quando utilizamos produtos com óleos essenciais, independente da sua função, estamos optando por composições que prezam pelo natural.

. Exposição ‘África no Feminino’ – fotografias da artista plástica e fotógrafa Andréa Brêtas, de mulheres africanas de um tribo da Namíbia, com o objetivo de emprestar suas lentes para captar os olhares e empoderar essas mulheres especiais, conscientizar sobre sua ancestralidade e tradições, o brilho das contas e dos olhares, seus ensinamentos silenciosos através de brincadeiras e sorrisos, crianças, cores em preto e branco. Uma África feminina, no feminino, que confirma o que diz a artista Andréa Brêtas, (…) “E nós? A nós, cabe provar que nascer mulher vale a pena.”

. Expositores

. Affeto – artigos com tingimento em tie dye (@affeto_tie_dye)
. Sra. K – saboaria natural, para todo tipo de pele sem aditivos cancerígenos e essências artificiais, priorizando não impactar o ecossistema (@srak.saboaria)
. Gato Preto não dá azar – arte, moda e design com foco em responsabilidade socioambiental (@gatopretonaodaazar)
. Nonna Deli & Panetteria  – produtos de fermentação natural, pão, massas folhadas, geleias e molhos de fabricação artesanal (@nonna_deli)
. Denise Migueis – Produção artesanal de difusores, sprays de ambiente e sabonete líquido (@demigueis). Rebecca Barreto – peças em linho (@rebeccabarrebacreto_copacabana)
. Cervejaria Máfia – cervejas artesanais
. Nanda Figueiredo – dö TERRA – óleos essenciais que podem mudar a qualidade  de vida das pessoas e da casa (@nandafigueiredo_)
. Toujours bijoux – Peças feitas à mão (@toujours_bijoux)
. M Clara Alexandrisky – cerâmica Espaço Mirá (@mclaraalexandrisky)
. Giovanna Freitas — Arte e Design – Histórias tecidas e moldadas a mão/Macramê e cerâmica com design únicos (@giofreitas.art)

. Sebo, brechó, gastronomia e portas abertas para quem quer conhecer um domingo capaz de criar memórias afetivas, aquele gostinho de família, em um espaço sustentável, colorido e muito positivo. 

 Além disso, todos os participantes do III Sarau Eco Gaia (31/08) e do IV Eco Gaia de Portas Abertas (03/09) estarão concorrendo ao sorteio de uma Harmonização de Ambientes, que será realizada pelo studio Eco Gaia Design de Interiores, em data a ser marcada posteriormente.

A Eco Gaia é a representante do conceito de espaço saudável em tudo o que oferece, confirmando a excelência do trabalho de Anna Persia Bastos e proporcionando projetos e produtos criativos, sustentáveis, conscientes e exclusivos. Uma reunião de cultura e sustentabilidade em um só espaço. Tudo pensado para acolher a todos. Aromas, texturas, cores, sensações e arte. Cada cantinho da casa foi pensado com foco em como as pessoas se sentiriam vivenciando cada pedacinho. Um local para se criar memórias afetivas e conviver com todas as vertentes da arte!

Anna Persia Bastos, dona da Eco Gaia,  é especialista em projetos de espaços saudáveis, por entender que os ambientes influenciam a vida das pessoas. Neste sentido, uma das preocupações está voltada para a sustentabilidade, por estar relacionada ao respeito a todas as coisas.  -“Não é possível  pensar que não somos responsáveis por um mundo melhor, uma vida mais salutar. Não há outra saída a não ser buscar um mundo mais sustentável. Sustentável no sentido do não desperdício em todas as áreas.”  

Instagram: @espaco.ecogaia @ecogaia.interiores

Local: Eco Gaia Design de Interiores
Rua Nossa Senhora Auxiliadora, 60 – Santa Rosa – Niterói/RJ
Data: 03/09/2023
Horário: 10h30 às 17h

#ecogaiadeportasabertas, #designdeinteriores, #annapersiabastos, #musica, #exposicao, #palestras, #artesanato, #gastronomia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *