3ª edição do projeto propõe reflexões sobre a pandemia após a volta dos relacionamentos sociais e afetivos
Micro Danças” da Cia Diversidança chega à sua 3ª edição em agosto. Após temporada de apresentações online e presenciais, a companhia divulga – no próximo dia 11/08, sexta-feira, às 19h30 – microvídeos que sintetizam seu longo processo de produção artística.
A trilogia se iniciou durante a pandemia, em 2020. Na 1ª edição, o ponto de partida era tensionar os sentimentos em relação à pandemia. “Na época, pensamos em criar uma plataforma de vídeos curtos, que pudesse alimentar as nossas redes sociais”. A edição seguinte deu foco à transição entre o confinamento e a liberação moderada devido à chegada das vacinas. Encerrando, agora propõem reflexões sobre a pandemia após a volta dos relacionamentos sociais e afetivos.
A transmissão das obras ocorrerá diretamente do Espaço Cultural CITA, com entrada gratuita. “Sendo uma cia de atuação na periferia, especificamente no distrito do Campo Limpo, sempre estamos conectados com a manutenção das novas gerações de artistas, por isso sempre apresentamos para ONGs, escolas e estúdios de dança, CEUs, programas de formação, além das exibições abertas para o público em geral“, conta Rodrigo Cândido, fundador da companhia.
Na sequência, todos os vídeos serão publicados em uma programação diária no canal do Instagram da companhia e, posteriormente, no YouTube, onde também se encontram os registros anteriores.
A Cia Diversidança foi criada em 2006, pelo dançarino e coreógrafo Rodrigo Cândido, e está sediada na Zona Sul da cidade de São Paulo, território que influencia diretamente suas ações e o seu processo de pesquisa artística, caracterizada pelo trabalho autoral em criação e investigação colaborativa – traço geral das criações coreográficas contemporâneas.
Desde 2013, vem desenvolvendo uma pesquisa que avança pela dramaturgia da memória e suas “contranarrativas”, que proporcionam a revisão de questões estruturadas pela hegemonia social, usando as próprias histórias, experiências e corpos, com intuito de criar uma dança que reflita sobre quem nós somos.
Rodrigo conta que o próximo passo da companhia será “existir”. “Sendo uma Cia de dança de produção independente e que sua produção está condicionada a algum investimento ou incentivo, existir sempre será nosso próximo passo. Mas enquanto pudermos, vamos levar dança para todos os cantos da nossa cidade.”
O projeto foi contemplado pela 32ª edição do Programa de Fomento à Dança da Cidade de São Paulo.
SERVIÇO
Micro Danças
Data: 11/08, sexta-feira
Horário:19h30
Gratuito
Local: Espaço Cultural CITA
Endereço: R. Aroldo de Azevedo, 20 – Jardim Bom Refúgio, São Paulo – SP
Comente!