Mostra de filmes do MAM São Paulo apresenta retrospectiva de Tunga

A programação reúne 30 filmes e vídeos, sendo um deles inédito, acerca da origem e o sentido da instalação Eu, Você e a Lua, obra de Tunga exibida na Sala de Vidro do MAM
Mostra de filmes do MAM São Paulo apresenta retrospectiva de Tunga – Ambrosia

Nos dias 01 e 02 dezembro, o Museu de Arte Moderna de São Paulo traz mais uma edição de sua Mostra de Filmes, desta vez com uma seleção da obra audiovisual de Tunga (1952 – 2016), exibida em sessões gratuitas no Auditório Lina Bo Bardi. Com curadoria de Antonio Gonçalves Filho e apoio do Instituto Tunga e da Millan, a mostra reúne registros de performances e filmes dirigidos pelo próprio artista e por cineastas como Eryk Rocha, Evandro Salles, Lúcia Helena Zaremba, Marian Lacombe, Murilo Salles, Shelagh Wakely, entre outros.

Gravado em 2015 e inédito das vistas do público, o filme dirigido pela documentarista francesa Marian Lacombe apresenta a origem e o conceito por trás da instalação Eu, Você e a Lua (2015), obra de Tunga exposta até 03 de março de 2024 na Sala de Vidro do MAM, com curadoria de Cauê Alves, curador-chefe do museu. Composta por elementos recorrentes no vocabulário poético do artista, como garrafas de cristal, pedras e pratos presos em aros e hastes, a instalação é uma das últimas obras realizadas por Tunga.

Segundo Cauê Alves, “a Mostra de Filmes é uma oportunidade inédita de compreender tanto a trajetória de filmes feitos por Tunga como aqueles produzidos sobre ele. A partir da obra de Tunga apresentada na Sala de Vidro do MAM e da seleção de filmes, é possível mergulhar no universo simbólico e na poética de um dos artistas fundamentais da arte brasileira”.

O curador desta edição da Mostra, Antonio Gonçalves, explica que em Eu, Você e a Lua, e em muitas outras obras, Tunga faz alusão às histórias sobre Santo Agostinho e ao dogma da Santíssima Trindade.

“Essa obra monumental é uma síntese das preocupações filosóficas de Tunga. Ele conta como sua obsessão pelo aspecto antediluviano da Terra o levou a encontrar um tronco petrificado com mais de duas toneladas. Nessa representação alegórica da relação humana com o transcendental, em que dedos apontam simultaneamente para o céu e a terra, Tunga fecha um ciclo iniciado com a perturbadora obra ÃO (1981), apresentada na retrospectiva, que cobre toda a carreira do artista”, comenta Antonio Gonçalves Filho.

ÃO, inclusive, é uma das obras apresentadas na Mostra de Filmes. A programação ainda traz registros de performances icônicas de Tunga, como Xifópagas Capilares entre Nós e Almas Laminadas, ambas de 2007, e entrevistas inéditas do artista.

Entre as produções assinadas por Shelagh Wakely, escultura e videomaker inglesa, o espectador pode ver os bastidores da montagem de À La Lumière de Deux Mondes (2005), obra que Tunga exibiu no Museu do Louvre, em Paris. Ele foi, inclusive, o primeiro artista brasileiro a expor no museu parisiense.

“Shelagh, que conheceu Tunga em 1989, durante uma exposição do artista na Whitechapel Gallery, em Londres, tornou-se sua amiga e de muitos brasileiros que recebeu em sua casa londrina em Kentish Town. Também é dela o registro em vídeo de Lucido Nigredo na Bienal de Lyon do ano 2000”, conta Antonio Gonçalves, que conheceu o artista em 19XX e manteve uma relação de amizade desde então.

Após as sessões no Auditório Lina Bo Bardi, no MAM, acontecerá um bate-papo mediado pelo curador desta edição da mostra, Antonio Gonçalves, com o cineasta e documentarista Eryk Rocha e o curador e crítico de arte José Augusto Ribeiro.

Serviço

Mostra de filmes no MAM: Tunga
Curadoria: Antonio Gonçalves Filho
Data: 01 e 02 (sexta e sábado) de dezembro de 2023
Local: Auditório Lina Bo Bardi no MAM São Paulo
Programação (em ambos os dias): 15h – início da sessão 17h – conversa com Eryk Rocha e José Augusto Ribeiro, mediada por Antonio Gonçalves Filho
Gratuito
Ingressos em mam.org.br/visite
Classificação indicativa: 12 anos
Museu de Arte Moderna de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Parque Ibirapuera, Portões 2 e 3
Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h. Gratuito aos domingos
Telefone: (11) 5085-1300

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Testamento no sofá define o destino da fortuna de Aretha Franklin
Testamento no sofá define o destino da fortuna de Aretha Franklin – Ambrosia

Testamento no sofá define o destino da fortuna de Aretha Franklin

Um júri de Michigan decidiu que um documento de 2014, descoberto no sofá da

Prox
A comédia “As artimanhas de Molière” prorroga temporada em Ipanema
A comédia “As artimanhas de Molière” prorroga temporada em Ipanema – Ambrosia

A comédia “As artimanhas de Molière” prorroga temporada em Ipanema

Após sete anos em cartaz com “Nefelibato”, o ator Luiz Machado está em cena em

Sugestões para você: