Suelen Nara Ian, o espetáculo que marcou a estreia da atriz Luisa Arraes como autora de teatro infantil, estreia neste sábado, dia 2/9, no Teatro EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico, no Rio. De forma leve e divertida, a peça mostra as diversas formas possíveis de família sobre a ótica das crianças, que ganham voz e representatividade em assuntos como a separação dos pais e a reconfiguração familiar.
A direção é da atriz Débora Lamm e a produção de Tatianna Trinxet, da Constelar. No elenco, estão os atores “MuitoSuperBolaShow” Joana Castro, Anita Chaves e Eduardo Rios que interpretam, respectivamente, Suelen, Nara e Ian. Filhos de pais separados, vividos por André Dale e Rose Lima, as crianças recebem a notícia de que farão parte da mesma família e passam a questionar a “novidade”. Inconformados, os três resolvem fugir juntos para a Terra do Nunca e, no caminho, vivem várias aventuras que os fazem descobrir que a família pode ser muito diversa.
“Suelen Nara Ian fala sobre a diversidade dentro das famílias e da importância em construir diálogos respeitosos e afetuosos entre pais e filhos. Marca também o meu reencontro com a Luisa e a Débora. Estamos comemorando 10 anos de parceria! Trabalhamos juntas em Pedro Malazarte e a Arara Gigante, que foi sucesso total de público e crítica, e já estamos pensando em novos projetos, inclusive de transformar este espetáculo em uma série para TV”, conta Tatianna Trinxet, produtora e CEO da Constelar.
Luisa Arraes conta que escreveu a peça em um momento de transição. “Estava me mudando para uma casa onde já havia morado, concluindo a Faculdade de Letras, filmando um roteiro que uns amigos meus tinham escrito e dividindo apartamento com uma amiga roteirista. Tudo aquilo foi me dando coragem. Eu sempre escrevi coisas menores, mas não tinha me dado essa loucura de começar a escrever uma peça. Fui começando devagar, pela primeira vez tinha um teto todo meu, como diz Virginia Woolf”, diz.
Para Débora Lamm, poder falar sobre esse assunto para as crianças, de uma forma que elas se sintam incluídas, é o objetivo do espetáculo. “O grande diferencial dessa montagem é mostrar de forma natural que qualquer formação familiar é válida se tiver amor. Essa peça é um trabalho de inclusão”, ressalta.
Cada personagem tem o seu modo de lidar com essa nova família que está se formando. As duas irmãs, Suelen e Nara, conhecem Ian, filho único da namorada do seu pai. A atriz Joana Castro, que interpreta Suelen, a define como uma menina questionadora, autêntica e corajosa, que desde pequena já desafia as estruturas e pensa na própria independência. Nas palavras de Anita Chaves, que interpreta Nara, sua personagem é uma menina que sabe de tudo, tenta ser racional e ponderada, mas na verdade ela tem inseguranças e medos como todos os outros. Ao longo da peça ela entende que nem tudo tem uma resposta imediata. Eduardo Rios define Ian como um menino introvertido e muito sensível, provavelmente por ser filho único, ainda tem alguma dificuldade de estar em grupo e se intimida muito fácil. Mesmo tímido consegue ser carinhoso e está sempre se preocupando com o bem-estar do outro.
André Dale e Rose Lima interpretam os pais e personagens que as crianças encontram nas suas aventuras, como um YouTuber com 101 seguidores, do Canal ATT (Ainda Tomo Toddynho) e uma telefonista de telemarketing, do “maravilhoso complexo de prédios resorts superexclusive máster class beautiful wonderful dreaming experience”!
Para cada personagem, Luisa Arraes trouxe uma inspiração. Suelen, por exemplo, é o nome de uma amiga de infância. “Éramos grudadas e brincávamos na rua o dia todo”, conta, lembrando também da amizade com Isabel Falcão, com quem trabalhou na peça “Queda Livre”. “Ela é minha irmã praticamente”, diz. Já Ian é um menino mais de agora, louco por videogame e YouTube, e quase não sai de casa. “Vivi uma infância com muitos primos em Recife e também quis falar dessa vida independente que as crianças que vivem juntas, como se estivessem em bando, têm”, explica.
O espetáculo tem direção musical de Ricco Vianna e apresenta composições de Matheus Torreão. As músicas falam sobre questões infantis. Trechos como “Fim de Semana sim, Fim de Semana não”, exemplificam a rotina de filhos de pais separados. “Quem é que vai dar o troco para a fada do dente, quem vai fazer “ah” para o Bicho Papão” fala sobre a ausência dos pais na hora de dormir. Os atores tocam instrumentos como Ukulelê e Escaleta.
FICHA TÉCNICA
Texto: Luisa Arraes
Direção: Debora Lamm
Elenco: André Dale , Rose Lima, Eduardo Rios , Joana Castro e Anita Chaves
Músico em cena: André Sigaud
Direção Musical: Ricco Viana
Músicas: Matheus Torreão
Figurinos: Cao Albuquerque e Sonia Tomé
Cenário:Lydia Kosovski
Desenho de luz: Ana Luzia de Simoni
Direção Corporal e Coreografia: Amália Lima
Preparador Vocal:Sônia Dumont
Desing e Ilustrações: Omar Salomão
Visagista:Josef Chasilew
Diretora Assistente: Luisa Arraes
Assistente de Direção: Kakau Berredo
Cenotécnico: Galpão6centos
Cenografia e Pintura de Arte: Derô Martín
Direção de Produção: Tatianna Trinxet
Realização: Constelar – Arte, Diversão e Cultura
SERVIÇO
Espetáculo infantil SUELEN NARA IAN
Sábados e Domingos, às 16h
Teatro EcoVilla Ri Happy – Jardim Botânico – Rio de Janeiro
Ingressos: Site Eventim (https://www.eventim.com.br/artist/suelen-nara-ian/)
Preço: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia)
De: 2/9 a 24/9
Comente!