AgendaEducação

Curso Gratuito de Cinema Antirracista realiza última edição no MUHCAB

Com coordenação do cineasta e educador Clementino Junior, temporada da iniciativa se encerra com aulas de 2 a 30 de setembro reforçando o propósito de formar multiplicadores dos valores democráticos e humanistas

O Curso de Cinema Antirracista, iniciativa gratuita que faz temporada itinerante no Rio de Janeiro, chega à sua reta final no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), na Gamboa, com aulas de 2 a 30 de setembro, das 10h às 14h. Voltado para profissionais do audiovisual, da cultura e estudantes em geral interessados em ampliar o debate e a ação na luta antirracista através da linguagem cinematográfica, o projeto é realizado pela Associação Brincar e Crescer (ASBRINC) com apoio do Cineclube Atlântico Negro e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Fomento à Cultura (FOCA) da Secretaria Municipal de Cultura.

A coordenação é do cineasta, cineclubista e educador audiovisual Clementino Junior, que comanda desde 2008 o Cineclube Atlântico Negro, voltado para o cinema da diáspora africana e tem em sua produção audiovisual diversos títulos com temas relacionados aos Direitos Humanos. Os encontros serão ministrados por Marco Aurélio da Conceição Correa (pedagogo, escritor e pesquisador), Rejane Neves (roteirista, diretora e educadora), André Sandino (cineasta e cineclubista) e Alek Lean (cineasta e pedagogo).

– Nosso propósito com o curso é formar multiplicadores dos valores democráticos e humanistas. Entendemos o cinema como suporte fundamental em nosso tempo presente para refletir sobre o mundo em que vivemos e, a partir disso, produzir novas formas de ser e estar em sociedade, promovendo debates éticos, estéticos, econômicos, políticos e culturais – explica Clementino Junior.

A temporada contou com edições realizadas em diferentes equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura desde maio. A última será filmada integralmente, editada com tradução em libras e disponibilizada à Secretaria de Cultura e Rede de Pontos de Cultura do município. Serão apresentados filmes e noções básicas sobre a linguagem audiovisual, o histórico referente às implementações de políticas públicas de direitos humanos, bem como suas representações fílmicas.

O MUHCAB fica na rua Pedro Ernesto, 80, na Gamboa, no Centro do Rio de Janeiro.

Sobre a ASBRINC 

A ASBRINC é uma Organização Não Governamental que atua desde 2004 no apoio pedagógico e na ampliação do universo cultural de jovens moradores de zonas periféricas do Rio de Janeiro. A ASBRINC é ainda sede do primeiro ponto de cultura do Alto da Boa Vista, o Ponto de Cultura Cine Floresta Nossa.

Para mais informações e saber como participar, acesse https://www.asbrinc.org/ ou @asbrinc

Ficha técnica:

Realizadora: Associação Brincar e Crescer (ASBRINC)

Coordenação: Clementino Júnior

Coordenação Executiva: Daniel Paes

Produtora e Social Media: Paula Marques

Oficineiros: Marco Aurélio da Conceição Correa, André Sandino, Rejane Neves e Alek Lean

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Fomento: FOCA – SMC-RJ

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...

AgendaArtes Visuais

MACS recebe estreia brasileira do projeto Gravitas

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) recebe, a partir de...

AgendaDança

24º Dança em Trânsito transforma o Rio em vitrine global da dança contemporânea

Festival internacional reúne companhias de 10 estados brasileiros e atrações de quatro...

AgendaFilmesNotícias

Cinema Nacional por R$ 10: UCI promove maratona com os grandes finalistas do Prêmio Grande Otelo 2026

A maior celebração do audiovisual brasileiro está completando 25 anos em grande...

AgendaLiteratura

Flautista Ivan Melillo lança o livro “Crônicas Musicais”

Na obra, ele expõe partituras das suas próprias músicas, compostas diariamente em...

AgendaArtes Visuais

Artista Thamiris Mandú investiga as possibilidades da cor

O LAB MR dá continuidade ao seu programa de cursos e oficinas...

AgendaFestivaisLiteratura

Flip 2026: cearense Maurício Mendes com Manual do Mediador

Nova edição de “O homem não foi feito para ser feliz” chega...

Agenda

Meu Corpo Está Aqui chega ao Sesc 24 de Maio

Espetáculo vencedor dos prêmios FITA e APTR e indicado ao Prêmio Shell...

AgendaLiteratura

Danilo Heitor leva ficção científica e memória política na Flip

O que acontece quando os crimes de uma ditadura não ficam no...