AgendaDançaShows

Os Originais do Charme agitam a Zona Norte do Rio de Janeiro

Temporada gratuita com o espetáculo “Na Área” em Madureira e na Pavuna

Originais do Charme - Crédito fotográfico Rua 21
Originais do Charme - Crédito fotográfico Rua 21

Única companhia de dança charme tradicional do Brasil e a única que se propõe a manter ativa o gênero consagrado nos bailes das décadas de 1980 e 1990, os Originais do Charme vão agitar a Zona Norte com o espetáculo “Na Área” nos dias 20, sábado, às 19h, e 21 de maio, domingo, às 18h, respectivamente nas Arenas Cariocas Fernando Torres, em Madureira, e Jovelina Pérola Negra, na Pavuna. Com direção geral de Marcus Azevedo, o projeto, que tem ganhado projeção nacional com seu time de dançarinos charmeiros entre 40 e 60 anos, conhecidos como “cascudos”, é contemplado pelo edital FOCA 2022, pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura. A entrada é gratuita.

– Frequentamos bailes, temos muitos alunos em turmas de danças urbanas, e percebemos ser clara essa necessidade de um projeto de dança que representasse os “cascudos”, os dançarinos da geração pioneira do Charme. Eles foram responsáveis pela popularização do gênero. Buscamos agora nos fortalecer como grupo num esforço genuíno para a sua profissionalização. Por isso, queremos resgatar esse período como forma de registro cultural/artístico. Não existe hoje ninguém no Rio de Janeiro que se proponha a fazer algo do tipo em versão de espetáculo. O Charme Carioca difundido pelos corpos periféricos, elegantes e dançantes de seus próprios personagens originários – exalta Marcus Azevedo. 

Raiz de um estilo sempre atual 

Os Originais do Charme é uma companhia de dança composta por dançarinos charmeiros entre 40 e 60 anos, sob a direção e coreografia de Marcus Azevedo e Eduardo Gonçalves, que vai apresentar seu primeiro espetáculo de Dança Charme. As coreografias são clássicas – raras nos bailes de hoje, que recebem interferências de vários estilos mais urbanos e cruzados com outras referências -, resultado de ampla pesquisa sobre os passos, os trajes e o repertório dos primeiros bailes. A iniciativa surgiu pela necessidade de preservação dessa memória, mas conectada também a outras matrizes culturais, como o samba e as danças latinas, e tem ganhado projeção nacional, sendo destaque, inclusive, na Rede Globo. 

– A sensação da estreia e a possibilidade de assistir esse espetáculo nascer em um teatro com dançarinos tão importantes para a história do Charme são indescritíveis e uma grande responsabilidade para mim e para o Eduardo. Pensamos em tudo com muito respeito à Cultura Charme e a esses dançarinos e dançarinas, que iniciam um novo momento, uma nova forma de apresentar o seu legado, o que ajudaram a construir e mostrar que a idade não é uma barreira. Essa construção segue em curso, se renovando com toda força. E só eles podem contar essa história e são pioneiros mais uma vez – destaca Marcus. 

Serviço:

Espetáculo: Originais do Charme Na Área 

Locais: 

Arena Carioca Fernando Torres – Rua Bernardino de Andrade, 200, Madureira

Arena Carioca Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/n, Pavuna

Dias e horários: sábado, dia 20 de maio, às 19h, e domingo, 21, às 18h 

Duração: 50 minutos

Entrada gratuita pelo Sympla: 

Madureira – https://www.sympla.com.br/evento/originais-do-charme-na-area-sab-20maio-19h/1981659

Pavuna – https://www.sympla.com.br/evento/originais-do-charme-na-area-dom-21maio-18h/1981665 

Classificação etária – Livre

Mais informações: https://www.instagram.com/originaisdoc/ 

Ficha técnica: 

Direção Geral: Marcus Azevedo

Direção Artística e Coreografia: Marcus Azevedo, Eduardo Gonçalves

Produção Executiva: Himiny

Elenco: Aline Vasconcelos, Déia Cris, Andrea Gomes, Eduardo Costa, Claudia Perelli, Cristiano Guedes, Deise Cris, João Pedro da Albino, Jucilene Silva, Lucia Virgílio, Lula Santos, Marcelo Sales Charmeiro, Roberto Junior Baia e William Ribeiro

Figurinista: Angélica Grativol

Assistente de Produção e Figurino: Kaylane Rodrigues

Iluminação: Gil dos Santos

Técnico de Som: Eduardo Gonçalves

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Deixe um comentário

Sugeridos
MúsicaNotíciasShows

Celebrando 35 Anos De Carreira, The Slackers Faz Show Especial No Cine Joia

Lendária banda nova-iorquina de ska desembarca em São Paulo para apresentação comemorativa...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...

AgendaArtes Visuais

MACS recebe estreia brasileira do projeto Gravitas

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) recebe, a partir de...

AgendaDança

24º Dança em Trânsito transforma o Rio em vitrine global da dança contemporânea

Festival internacional reúne companhias de 10 estados brasileiros e atrações de quatro...

AgendaFilmesNotícias

Cinema Nacional por R$ 10: UCI promove maratona com os grandes finalistas do Prêmio Grande Otelo 2026

A maior celebração do audiovisual brasileiro está completando 25 anos em grande...

AgendaLiteratura

Flautista Ivan Melillo lança o livro “Crônicas Musicais”

Na obra, ele expõe partituras das suas próprias músicas, compostas diariamente em...

AgendaArtes Visuais

Artista Thamiris Mandú investiga as possibilidades da cor

O LAB MR dá continuidade ao seu programa de cursos e oficinas...

AgendaFestivaisLiteratura

Flip 2026: cearense Maurício Mendes com Manual do Mediador

Nova edição de “O homem não foi feito para ser feliz” chega...