No dia 16 de setembro, terça-feira, às 20h, Otelo uma tragicomédia será encenada no Teatro Commune. Otelo, livre adaptação da peça de William Shakespeare, é uma abordagem cômica desta grande tragédia, que lida com temas universais e atemporais como o racismo, o amor, os ciúmes, a traição, a vingança e o arrependimento.
A peça é construída a partir da linguagem da comédia física e visual, partindo de uma concepção original do inglês John Mowat. Codiretor e responsável pela direção: Augusto Marin. Elenco: Augusto Marin, Beatriz Poza, Murilo Inforsato, Natalia Albuk e Paulo Dantas.

Sinopse: Desdêmona, uma jovem negra e Otelo, general de Veneza, velho e branco, casam-se secretamente contra a vontade da mãe dela, Dona Brabancia. Iago quer vingar-se de Otelo por este ter promovido o jovem Cassio em seu lugar ao posto de tenente coronel. Seu plano é fazer com que Otelo pense que Cassio e Desdêmona são amantes. Primeiro faz Cassio ficar bêbado e brigar, ferindo o Governador de Chipre, sendo demitido por Otelo. Depois mostra a Otelo um sonho erótico de Desdêmona com Cassio. Em seguida, rouba um lenço de Desdêmona e o coloca no quarto de Cassio, fazendo com que Otelo saiba. Iago convence Rodrigo a matar Cássio pelo amor de Desdêmona. Rodrigo e Cássio duelam e se ferem mutuamente. Iago mata Rodrigo, mas diz a Otelo que matara Cassio. Otelo mata Desdêmona. Emília revela que Desdêmona nunca foi infiel e que o lenço foi roubado por Iago. Iago mata Emília. Otelo, arrependido, se mata. Cássio reaparece ferido, prende Iago e encerra a tragédia.
A inversão da etnicidade de Desdêmona e Otelo oferece uma nova visão sobre a relação deste casal. Desdemona, é negra e Otelo é um general velho e branco. Cinco atores interpretam todos as personagens, sendo que um deles não apenas representa um juiz e um cão, mas 52.724 soldados do exército veneziano.
Essa apresentação integra o projetoTeatro Commune: a rebeldia de se manter aberto!, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, através do edital 19/2023 de Manutenção de Espaços Culturais no Estado de São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Serviço:
Otelo
Dias 16 de setembro, terça-feira, às 20h
Teatro Commune
Rua da Consolação, 1218, Consolação
01302-001, São Paulo/SP
Fone: (11) 97665 2205
São Paulo – São Paulo
Próximo ao Metrô Higienópolis-Mackenzie
Capacidade: 99 lugares + 1 Cadeirante
Ingressos: Sistema Pague Quanto Puder
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: 14 anos









Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.