AgendaEducação

Pirassununga recebe o “Carnavalizando”

Cornucópia Desvairada, Bloco Pirata e Cumbia Calavera estreiam na folia do Carnaval fora de época da cidade

Cumbia Calavera cred Jorge Sato

O Ministério da Cultura apresenta o Carnavalizando, que chega neste domingo, 6 de agosto, atraindo para Pirassununga foliões e turistas dos mais diversos lugares do país. Com programação gratuita, o evento reúne apresentações musicais e palestras.

Anunciando um lineup com famosas fanfarras do Carnaval paulistano, como Cornúpia Desvairada, Bloco Pirata e Cumbia Calavera, o evento irá promover a diversidade cultural e transformar o palco Fanfarras, no Centro, em um “baile a céu aberto”.

Além das atrações musicais, o Carnavalizando conta com duas palestras. “A Mulher e a Música Instrumental” e a “A Música Instrumental de Viola no Cenário Atual” são os temas a serem abordados, numa conversa aberta e franca, por meio da palavra livre e da escuta atenta entre os palestrantes e o público.

Carnavalizando vai funcionar com todos os serviços já a partir das 10h, quando a programação inicia. O evento contará com acessibilidade de audiodescrição e libras para todo público presente.

Carnavalizando é realizado via Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.

Sobre as atrações musicais:

Horário: Das 13h às 16h

Local: Centro de Pirassununga 

Cornucópia Desvairada é uma fanfarra inspirada na diversidade cultural presente na cidade de São Paulo e que apresenta um show descontraído de músicas dançantes, em ampla interação com o público.

O repertório de versões instrumentais vai dos clássicos às composições originais, em uma verdadeira mistura de ritmos e estilos.

Em 2022 foi lançado o primeiro disco do grupo intitulado SALIVA. Em 2023 o grupo fez sua primeira turnê internacional passando por países como França, Suíça e Alemanha.

Bloco Pirata ocupa as ruas da Zona Oeste de São Paulo durante o Carnaval. Com um repertório de músicas brasileiras, o grupo abrange diferentes ritmos e estilos das regiões do país.

Cumbia Calavera é uma fanfarra latina nascida da diversidade cultural em São Paulo. O grupo faz uma releitura instrumental da cumbia, em composições clássicas e autorais, difundindo melodias e elementos rítmicos da cumbia, chicha, colombiana e da música folclórica andina. Formada por integrantes de diversos países – Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Togo e Uruguai – as apresentações são performáticas e baseadas na iconografia de festa do dia de los Muertos de México.

Sobre as palestras:

PALESTRA | A MÚSICA INSTRUMENTAL DE VIOLA NO CENÁRIO ATUAL

com João Paulo Amaral 

Horário: 10h30

Local: Centro de Pirassununga 

Desde sua chegada com os colonizadores portugueses no séc. XVI até os dias de hoje, a viola caipira foi personagem principal da música do interior do Brasil. Sua origem em Portugal, sua chegada ao Brasil, e sua trajetória e trilha sonora nas mãos dos caipiras e duplas tradicionais são contadas e cantadas pelo violeiro e pesquisador João Paulo Amaral, que traz um breve panorama histórico da música instrumental de viola, desde pioneiros como Zé do Rancho, Tião Carreiro, Bambico e Renato Andrade, chegando até instrumentistas das diferentes vertentes da atualidade. Permeado por histórias e causos, a conversa musical ilustra alguns dos principais personagens e músicas que marcaram as fases da música caipira/sertaneja, desde sua primeira gravação em 1930 até as últimas décadas, onde o sertanejo se transformou em gênero pop massificado em contraposição à vertente raiz.

PALESTRA | A MULHER E A MÚSICA INSTRUMENTAL 

com Jessica Maria 

Horário: 11h30

Local: Centro de Pirassununga 

Compartilhar a trajetória na música, contextualizar o papel da mulher nesse ambiente e apresentar alguns dados históricos fascinantes, como as pioneiras que abriram caminho nessa profissão. Será também abordado os desafios enfrentados ao longo do percurso e, em seguida, vídeos de produções realizados com grupos exclusivamente femininos. Além de difundir a música, o objetivo é inspirar a nova geração de mulheres a serem resilientes e persistirem em suas carreiras musicais. A palestra será interativa, buscando sempre a troca de experiências e relatos com a plateia.

Deixe um comentário

Sugeridos
Ana Paula Sirino, Urucum tombado. 2026 Óleo sobre tela 100x100 cm
AgendaArtes Visuais

Entre vestígios e futuros investiga o que a matéria e a paisagem guardam do tempo

Com curadoria de Priscyla Gomes, exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos por Ana...

Helen Salomão, autoretrato cédito Helen Salomão
AgendaArtes VisuaisFotografia

Festival destaca a arte da fotografia na periferia de São Paulo

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Festival Photothings 2026 ocupa...

Captura de tela 2026 09 03
AgendaTeatro

Johnny Massaro estreia solo A gente mira no amor e acerta na solidão

Com produção artística de Pablo Sanábio, dramaturgia de Júlia Portes e direção...

Vino Fragoso em A Pequena Prisão - Crédito Letícia Cecília
AgendaTeatro

“A Pequena Prisão” volta aos palcos na Casa de Cultura Laura Alvim

Descrito como “belo”, “impactante” e “impecável” por artistas como Marieta Severo, Matheus...

HAMLET 8X16 Crédito Pio Figueiroa (6)
Agenda

Mostra Ocupa Boal apresenta nova temporada de “Hamlet 16×8”

Depois do sucesso da primeira temporada no Rio em julho, o solo...

Foto Giovana Sanches Martins
AgendaClássicosShows

RioHarpFestival ganha versão latino-americana com entrada gratuita

Programação integra a I Semana de Arte do Rio de Janeiro com...

Captura de tela 2026 09 15
AgendaTeatro

Vladimir Brichta estreia O Menor Palco do Mundo

A história real do premiado autor australiano Kim Crotty aborda a paternidade...

Céu Foto Luiza Ananias
AgendaMúsica

Noites Brasileiras com música brasileira a preços populares

De setembro a dezembro, a Autêntica recebe o Noites Brasileiras, projeto realizado...

MIEDKA IN SAIO Foto Hamilton Ramos
Agenda

“Miêdka – Uma Metáfora do Encontro” reestreia na Funarte SP

Depois de décadas de trajetórias que se cruzaram em importantes companhias de...

WhatsApp Image 2026 09 17 at 17.46.09
AgendaFestivaisTeatro

18ª FITA anuncia programação e homenagem para Arlete Salles

Um dos mais tradicionais eventos de artes cênicas do Brasil tem abertura...

Grace Gianoukas como Dora (Crédito fotográfico: Dalton Valério)
AgendaTeatro

Grace Gianoukas chega ao RS com seu novo espetáculo, “Dora”

Atriz se apresenta no festival Porto Alegre em Cena, na pré-abertura do...