Poluição ambiental com poesia, humor e delicadeza nas escolas de Sumaré

6
0

O lixo é um dos maiores problemas ambientais do nosso tempo. O plástico descartado pelo ser humano se acumula nos oceanos causando, entre outros graves problemas, a morte de animais. Enormes ilhas de plástico ficam concentradas em pontos específicos do oceano. Elas se formam devido à ação dos ventos e das correntes marítimas rotativas, que funcionam como redemoinhos, aprisionando esse material nos giros oceânicos, formando gigantescas “ilhas de plástico”. A questão da poluição ambiental é o mote do espetáculo Expedição Pacífico, que a CIA. TRUKS apresenta em escolas de Sumaré nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de março com Patrocínio da PPG.

Nesse espetáculo a Cia. Truks trata de fazer da grande Ilha de lixo que cresce a cada dia em algum ponto do Oceano Pacífico – cuja extensão já é maior do que vários Estados do Brasil juntos – uma sutil alegoria de situações do nosso cotidiano. Na história, dois “carroceiros” conduzem uma carroça de lixo repleta de descartes. São gente simples e humilde, seres humanos marginalizados pela sociedade, tratados à deriva pelos asfaltos, tal como o lixo que navega pelo oceano. No entanto, na peça eles são representados como verdadeiros poetas. Os dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, a partir de quase nada – apenas sacolas e lonas plásticas -, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas aventuras e brincadeiras.

Exposição Sensorial

Em cada escola será montada uma exposição, com material reciclável, formada por quatro fases: Caminho sensorial, montanha de lixo, objetos com material que seria descartado e banners explicativos sobre o ciclo de vida do lixo no meio ambiente, o tempo de decomposição dos materiais, o papel dos catadores de lixo e doenças decorrentes do acúmulo de lixo a céu aberto, entre outros temas. Tudo será montado e desmontado no espaço da escola, no mesmo dia da apresentação.

Ficha Técnica

Texto: Henrique Sitchin, Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Direção: Henrique Sitchin. Elenco: Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas. Operação de som e iluminação: Maria Angélica Xavier. Criação e Confecção de Cenografia e Formas Animadas: Dalmir Rogério Pereira, Gabriel Sitchin, José Valdir Albuquerque, Henrique Sitchin e Rogério Uchoas. Trilha Sonora e Iluminação: Henrique Sitchin. Produção Geral: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural. Exposição: José Valdir Albuquerque e Henrique Sitchin.

Para roteiro das apresentações

Expedição Pacífico – Espetáculo teatral para crianças a partir de 4 anos. Patrocinador – PPG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *