Por ocasião da conclusão do ano letivo de 2022, o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro irá receber no dia 14 de dezembro, o Festival Rio Cello, em sua 28ª edição. O tarimbado músico Blas Rivera, compositor, saxofonista e pianista, junto com seu parceiro musical David Chew, violoncelista que é diretor e fundador do Rio Cello Festival, celebram o 28º ano ininterrupto do evento. O duo Blas & Chew acaba de retornar de uma extensa tournée por Paris, Madrid, Londres, além de várias cidades da Inglaterra. O concerto terá a participação do bandoneonista argentino Martin Lima e dos bailarinos de tango Cecília Gonçalves e Luciano Bastos. Neste mesmo dia, haverá o lançamento do CD Back to Bach.
Sobre o Rio Cello
Radicado no Brasil há 40 anos e apaixonado por esse País, o violoncelista David Chew, fundador do festival, mantém firme seu propósito de popularizar a música clássica e de homenagear o maestro Villa-Lobos, sua maior inspiração. “Nossa intenção é levar o poder de transformação social da música a espaços públicos e comunidades. No início, era um encontro de violoncelistas, mas o projeto cresceu e hoje recebe diversos instrumentos e múltiplas linguagens artísticas. Desta forma, o festival alcança seu principal objetivo que é incluir a música na vida diária de todas as pessoas”, declara o músico.
Em 28 anos, o festival já comprovou o seu sucesso, com recordes de público em eventos de música clássica no Brasil. Os números impressionam: 550 mil espectadores, 12 mil músicos, 900 concertos, 650 horas de workshops e masterclasses. Ao longo de sua extensa trajetória, o Rio Cello consolidou-se como uma grande plataforma multicultural no qual música, dança, poesia, artes plásticas e cinema que integram um evento de grande sofisticação artística e responsabilidade social.
Serviço:
Data: 14 de dezembro de 2022, às 18h30
Entrada Franca
Local: Instituto Italiano de Cultura
Endereço: Av. Presidente Antônio Carlos 40, 4°andar – Centro – Rio de Janeiro
Comente!