Terminal Sapopemba é palco para A Quebrada É Boa

13
0

O grupo Monarckas – atuante em Sapopemba, Zona Leste paulistana, há 20 anos – realiza A Quebrada É Boa, no dia 19 de abril de 2024. Com atividades contemplam os quatro elementos do hip-hop – MC’s, DJ’s, Breaking e Grafite – o evento acontece na Terminal Sapopemba (Av. Arquiteto Vilanova Artigas, S/N, próximo ao Monotrilho Estação Sapopemba), a partir das 18h, sendo gratuito, aberto à toda a comunidade.

Na segunda edição do evento além dos integrantes do Monarckas Ronne, léo.malik e Dj Dablyo realizarem seu show, tem um pocket show eletrizante com Freeda, considerada como uma das melhores rappers revelação de 2024. Acontece também Batalha de MC’s com participação da Batalha da PX e Batalha do Vinho e apresentação das B-girls do Elecktras Boogie (coletivo de mulheres poppers, praticantes da dança popping no Brasil) e grafite com Otito, do coletivo 2milFamilia®. O público também vai desfrutar de vivências e oficinas ministradas pelos integrantes do Monarckas, por Otito e pelas Elecktras Boogie.

Movimento que alia arte e resistência, A Quebrada É Boa pretende reunir a comunidade e celebrar a arte periférica, onde cada um contribui com a ferramenta que tem, para mostrar que coisas boas estão também na quebrada. “Queremos desmistificar a nossa região como um lugar lembrado só pela violência. As pessoas que vivem em Sapopemba, ou em qualquer outra periferia, merecem respeito, e arte, e cultura, porque existe efervescência cultural e muita gente que faz de Sapopemba um lugar que vibra na arte”, declara o DJ Dablyo. O lemado Monarckas está na letra da música do grupo “Pense em Si”: “Não fique parado esperando acontecer, seja a mudança que deseja ver”. O Ronne Cruz declara: “A Quebrada é Boa traduz a mudança que desejamos ver na nossa quebrada”.

A Quebrada é Boa teve início no ano de 2013, quando os integrantes, todos de Sapopemba, notaram a urgência de ir além do fazer artístico, de realizar shows. “Era preciso introduzir na comunidade ações afirmativas cotidianas para ocupar a lacuna deixada pela falta de acesso aos bens culturais permanentes em nosso território. Para isso, lançamos mão da ferramenta que transformou nossas vidas: o movimento hip-hop”, comenta Ronne Cruz. Periodicamente, o Monarckas passou a realizar shows itinerantes com vivências e oficinas de MC, DJ, grafite e dança, além de deixar o microfone aberto para quem desejasse recitar poemas ou mostrar músicas em pontos de difícil acesso das ruas, becos e vielas do região. “O melhor resultado deste período de iniciativa foi atribuir o verbo esperançar na comunidade e ver o ‘riso da criança mais triste e carente’, como diz a letra do Racionais MC’s”, comentam. 

“Nos meus primeiros passos no hip-hop, no início dos anos 90, aprendi através da oralidade e de vivências o poder transformador dessa cultura. Cada elemento do hip-hop respeita a individualidade. No meu caso, sempre apreciei a luta nos bastidores, e neste universo escolhi ser DJ, mal sabia eu do poder dessa função na vida das pessoas. Amo o que faço e o nosso projeto A Quebrada É Boa me dá a oportunidade de aprender e ensinar ao mesmo tempo”, declara DJ Dablyo. E o MC léo.malik completa: “Com A Quebrada é Boa eu consigo notar uma gama de saberes na territorialidade ‘minha quebrada’, que explora o melhor do seu viés artístico-cultural, onde os residentes tem muito a oferecer”.

Evento: A Quebrada É Boa / Data: 19 de abril – Sexta, às 18h
Local: Terminal Sapopemba
Av. Arquiteto Vilanova Artigas, S/N – Sapopemba. São Paulo/SP.
Gratuito – evento ao ar livre. Duração: 3h. Classificação: Livre.
Intérprete de Libras (apresentações do grupo Monarckas).
Apresentações
MC’s residentes: Ronne Cruz, léo.malik e Freeda
DJ residente: DJ Dablyo
Atrações convidadas: Batalha do PX e Batalha do Vinho.
Grafiteiro: Otito
Dança / poppers: Elecktras Boogie
Oficineiros/as: Grupo Monarckas, Otito e Elecktras Boogie

EQUIPE – Fotografia: Mateus Silva. Vídeos: Lucas Clarity. Arte gráfica: Mattenie. Rodie: Beto Premier. Técnico de som: Eduluz Produção artística: léo.malik e Dablyo. Produção executiva e administrativa: Pião Produções Artísticas. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Realização: Monarckas e Pião Produções Artísticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *