Vitor Casagrande faz show de álbum em homenagem ao choro brasileiro

62
0

O bandolinista Vitor Casagrande, renomado músico da cena instrumental paulista, está prestes a lançar seu primeiro álbum solo. E ele faz desse lançamento não só um marco para sua trajetória, mas uma homenagem aos mestres que vieram antes de si.

O projeto, intitulado “Mestres do Bandolim”, é uma iniciativa que visa não apenas celebrar a genialidade desses grandes músicos em vida, mas também contribuir para o registro e divulgação de suas obras inéditas. O álbum chega nas plataformas de música no dia 13/05 e contará com seus primeiros shows no CCSP (São Paulo, no dia 21/05) e Teatro Municipal Dr. Losso Neto (Piracicaba, dia 05/06).

Com obras de Izaías Bueno de Almeida, Déo Rian, Ronaldo do Bandolim e Pedro Amorim, o álbum apresenta um repertório diversificado, com 13 músicas que exploram os mais diversos ritmos do choro, como polca, samba, valsa, schottisch e maxixe, além do próprio choro. Cada mestre contribui com três obras, totalizando doze músicas, e para encerrar, Vitor traz um choro de sua autoria, “Gratidão”, como  agradecimento pelo legado deixado por esses artistas.

Além do lançamento do álbum – que contará com uma série de videoclipes – e dos shows, o artista vai passar o seu conhecimento em oficinas para o público de todas as idades nas cidades que se apresentará, abordando instrumentos como violão, cavaco, pandeiro e, claro, o bandolim. Para os interessados, o bandolinista ainda disponibilizará material de estudo com partituras e playbacks. 

Natural de Piracicaba, Vitor possui formação em cavaquinho pela Escola de Música de Piracicaba e em bandolim pelo Conservatório de Tatuí, além de licenciatura em Educação Musical pela UFSCar e mestrado pela UFRJ. Em sua carreira, Casagrande é reconhecido tanto por sua excelência artística quanto por seu compromisso educacional. Fundador do conjunto Água de Vintém, ele gravou  quatro álbuns e participou de inúmeros eventos e festivais de choro no Brasil e no exterior. 

Como professor de bandolim na Escola de Choro de São Paulo, ministrou workshops em diversos países e lançou materiais didáticos, incluindo um ebook sobre técnicas de palhetada. Seus projetos mais recentes incluem o álbum “Um daqui, um de lá”, em parceria com o cavaquinista Lucas Arantes, e “Ludicamente”, do Bandolim Trio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *