XXIV Virtuosi Rafael Garcia celebra a música erudita em seis dias de festival no Recife

5
0

Um dos festivais de música erudita mais importantes do Brasil, o Virtuosi retoma sua programação após período de isolamento, sendo agora intitulado Virtuosi Rafael Garcia em homenagem ao seu diretor artístico, falecido em outubro de 2021. Capitaneado pela pianista Ana Lúcia Altino, a 24ª edição do festival se realiza de 10 a 15 de abril, trazendo várias atividades para o público pernambucano – todas gratuitas. 

O XXIV Virtuosi Rafael Garcia apresenta três concertos inéditos no Teatro de Santa Isabel, a serem realizados nos dias 13, 14 e 15 de abril. Os amantes da música clássica terão a chance de presenciar a performance de grandes artistas nacionais e internacionais, incluindo o violinista italiano Emmanuele Baldini em sua primeira apresentação no Recife, o pianista paulista Lucas Thomazinho e a volta da pianista pernambucana Ana Lúcia Altino aos palcos, após 12 anos. Destaque para o Grande Concerto Virtuosi, uma grande celebração que levará ao teatro orquestras, cantores, músicos solistas e dançarinos. O festival também ocupa o Mamam com masterclasses, oficina de música para crianças e adolescentes com deficiência e o Virtuosi Diálogos, para aqueles que desejam conhecer mais sobre um dos gêneros musicais mais antigos do mundo. Estão programados concertos no Compaz Dom Helder Câmara e na Igreja Matriz da Boa Vista.

O evento tem sua programação completamente gratuita e foi aprovado pelo edital da Eletrobrás 2021, através da Chesf e conta com patrocínio da Prefeitura do Recife e apoio da Excelsior Seguros, tendo ainda sido um dos projetos contemplados pelo Prêmio Funarte Festivais de Música 2021.


PROGRAMAÇÃO

O festival tem início no dia 10 de abril, com o projeto Virtuosi Diálogos, que promove debates ao longo de dois dias. Será das 19h às 21h, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), com o professor Sergio Barza. Graduado em Música, Barza é professor do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), regente da Orquestra de Rock do CPM e regeu diversas vezes, como convidado, a Orquestra Sinfônica do Recife e o Grupo de Percussão do Nordeste.

Nos dias 11 e 12 de abril, de 10h às 12h, serão realizadas oficinas de percussão para crianças e jovens com deficiência com o professor Jorge Martins, no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam). Músico percussionista, compositor, educador social e palestrante, Jorge Martins é membro fundador do Cascabulho e da Escola de Percussão Corpos Percussivos.

Duas masterclasses para músicos acontecem na manhã do dia 13 de abril, no Mamam. Às 9h, a de viola com Rafaell Altino, violista principal da Sinfônica de Odense, na Dinamarca. E às 11h, de violoncelo com Leonardo Altino, que atuou como solista das principais orquestras do Brasil, Estados Unidos e da Sinfônica do Chile.

As inscrições para as masterclasses, Virtuosi Diálogos e para a oficina de música para PcDs são gratuitas e devem ser feitas através do https://forms.gle/aenhimCayKEm8KAJ6.


CONCERTOS NA IGREJA E NO COMPAZ

Um concerto em celebração à Páscoa – Via Crucis – Via Lucis abre as noites de apresentações, dia 12 de abril, às 19h30, na Igreja Matriz da Boa Vista. O Ensemble Vocal Cantamus e o Collegium Musicum de Recife, sob a regência do maestro Gilson Celerino, apresentam obras de Palestrina, Bach, Widor, Rheinberger, Celerino, entre outros. O Ensemble Vocal Cantamus é um coro de câmara recifense especializado em música sacra. Fundado em 2015, vem produzindo concertos de destaque no cenário musical do Estado.

Dia 14, às 17h, no Compaz Dom Helder Câmara, será realizado um concerto com a Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência de Nilson Galvão. Criada em 1986, a OJOPE foi reativada em 2005 durante a realização do projeto A Fábrica de Música, pelo maestro Rafael Garcia. Desde então, a Orquestra realizou mais de 40 concertos através do Sesc-PE, do Funcultura e do Sistema de Incentivo da Prefeitura do Recife, além de ter participado com frequência nos festivais Virtuosi em outras cidades, como Garanhuns, Belo Jardim e Gravatá. 


CONCERTOS NO SANTA ISABEL

No dia 13 de abril, às 20h, o Teatro de Santa Isabel recebe o concerto de abertura da série desta edição do Virtuosi. Será com o violinista Emmanuele Baldini acompanhado pelo pianista Lucas Thomazinho. O programa contempla Beethoven, Strauss e Mignone. 

Nascido em Trieste, Itália, Baldini venceu seu primeiro concurso internacional aos 12 anos e, mais tarde, o Virtuositè de Genebra. Foi spalla da Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha e no Teatro Giuseppe Verdi de Trieste, atuando também como concertino na Orquestra do Teatro alla Scala (Milão) e como solista em orquestras como a Rundfunk Sinfonieorchester Berlin e a Suisse Romande. É spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e membro do Quarteto de Cordas OSESP. O pianista Lucas Thomazinho vem desenvolvendo uma trajetória de destaque desde os 9 anos, quando ganhou seu primeiro concurso. Venceu torneios nacionais e internacionais, destacando-se como 1º lugar no XVIII Santa Cecilia International Competition. Já atuou como solista das orquestras RTVE, Filarmônica de Minas Gerais, Campinas e se apresentou em diversos recitais no Brasil e no exterior, ressaltando-se o encerramento da 2ª edição do festival “The Music World”, em Ponta Delgada. Em 2017, lançou seu primeiro CD pelo selo KNS Classical com patrocínio da Cultura Artística.

No dia 14, às 20h, será realizado o Concerto Funarte (em alusão ao Prêmio Funarte Festivais de Música 2021) em homenagem a Rafael Garcia. Este momento será apresentado pelos artistas Ana Lúcia, Rafaell e Leonardo Altino, viúva e filhos do maestro Rafael Garcia. A noite será dedicada à memória de Rafael Garcia, com obras de Ilza Nogueira (estreia mundial), Brahms, Villa-Lobos, Tchaikovsky, Paganini e Marlos Nobre. O concerto ainda marca o retorno da pianista Ana Lúcia Altino aos palcos, após 12 anos. A noite começará com a exibição de um videodocumentário sobre a trajetória do maestro Rafael Garcia, desde seu nascimento no Chile até seu falecimento no Recife.

O concerto do dia 15 de abril será muito especial e bem diversificado. O Grande Concerto Virtuosi começa às 19h, e a programação traz obras inéditas e que nunca foram executadas na América do Sul. A noite conta com a participação de músicos instrumentistas, cantores e bailarinos para executar peças como “Quarteto para Um”, de Garth Knox, com Rafaell Altino na viola, sendo esta uma das obras que terá sua estreia ao vivo na América Latina. Em seguida, Rafaell apresenta a “Chaconne”, de Johann Sebastian Bach, numa versão da musicóloga Helga Thoene. Terá a participação dos cantores Nadja Sousa, Virginia Cavalcanti e Lucas Melo e dos bailarinos Gê Rodrigues e Natali Araújo

A noite segue com a presença do pianista Lucas Thomazinho, que executa “Tanhauser”, de Richard Wagner/Franz Liszt, uma obra extremamente virtuosística que dá significado às palavras de Liszt: “No intervalo de oito oitavas, o piano cobre o spectrum da orquestra. E os 10 dedos de um homem são suficientes para reproduzirem o som criado por 100 músicos em concerto.” Em seguida, Leonardo Altino e Lucas Thomazinho apresentam a incrível “Sonata para cello e piano”, de Serge Rachmaninoff. 

Grande surpresa trazida de uma obra do compositor francês Jean-Phillipe Rameau dá sequência à noite. No século 18, Rameau escreveu uma ópera-ballet denominada “Les Indes Galantes”, com cada ato apresentando um conto de amor e intriga em terras distantes. Os índios são representados pela Turquia, Peru, Pérsia e América do Norte. A ópera termina nas florestas da América do Norte com os “selvagens” dançando a cerimônia do Cachimbo da Paz. Contando com cantores, bailarinos e orquestra, a “Dança do Grande Cachimbo da Paz” será apresentada pelo Ensemble Vocal Cantamus (regência de Gilson Celerino) e Orquestra Jovem de Pernambuco (regência de Nilson Galvão), além de coreografias de Gê Rodrigues e participação de vários bailarinos e da cantora Nadja Sousa (soprano). Finalizando a noite de concertos, o músico Leonardo Altino toca com a Orquestra Jovem de Pernambuco o “Concerto nº1 em Dó Maior”, de Haydn, para cello e orquestra.

HOMENAGEADO

Falecido em outubro de 2021, o maestro Rafael Garcia criou o festival Virtuosi ao lado de sua esposa, a pianista Ana Lúcia Altino. À frente de mais de 200 concertos, apresentando em primeira audição local, regional, nacional e até mesmo internacional obras de diversos graus de dificuldade, o maestro Rafael ainda compartilhou seu conhecimento com novas gerações através da Orquestra Jovem de Pernambuco, em apresentações tanto na capital quanto no interior do estado. 

Chileno de nascença, mas pernambucano de coração, Rafael Garcia ganhou título de Cidadão Pernambucano pela Assembleia Legislativa em 2005 por seu histórico na música local em inúmeros serviços prestados à cultura. Este imenso amor ao Estado o fez recusar ofertas de trabalho em orquestras da Suécia, Alemanha e em outros países da Europa para se radicar no Recife ao lado da esposa, construindo uma família com filhos e filha e vários netos e netas.

XXIV VIRTUOSI RAFAEL GARCIA

PROGRAMAÇÃO – ABRIL/2023

MAMAM – Museu de Arte Moderna Aluisio Magalhães

10 e 11|abril 19-21h

VIRTUOSI DIÁLOGOS

SERGIO BARZA

11 e 12|abril 10-12h

OFICINA DE PERCUSSÃO

crianças e adolescentes PcD

JORGE MARTINS

13|abril 09-13h

MASTERCLASSES

RAFAELL ALTINO, viola

LEONARDO ALTINO, cello

IGREJA MATRIZ DA BOA VISTA

12|abril 19h30

PÁSCOA – Via Crucis – Via Lucis

ENSEMBLE VOCAL CANTAMUS

COLLEGIUM MUSICUM DE RECIFE

GILSON CELERINO, regente


COMPAZ DOM HELDER CÂMARA

14|abril 17h

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO

NILSON GALVÃO, regente

TEATRO DE SANTA ISABEL

13|abril 20h

RECITAL

EMMANUELE BALDINI, violino

LUCAS THOMAZINHO, piano

14|abril 20h

CONCERTO FUNARTE

HOMENAGEM AO MAESTRO RAFAEL GARCIA

Prêmio Funarte Festivais de Música 2021

RAFAELL ALTINO, viola

LEONARDO ALTINO, cello

ANA LUCIA ALTINO, piano

15|abril 19h

GRANDE CONCERTO VIRTUOSI

RAFAEL ALTINO, viola

GÊ RODRIGUES, NATALI ARAÚJO, bailarinos

LEONARDO ALTINO, cello

LUCAS THOMAZINHO, piano

NADJA SOUSA, soprano

ENSEMBLE VOCAL CANTAMUS

GILSON CELERINO, regente

COREOGRAFIA: GÊ RODRIGUES

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO

NILSON GALVÃO, regente

SERVIÇO:

XXIV Virtuosi Rafael Garcia

Master Classes, Palestras e Concertos

De 10 a 15 de abril

Entrada franca

Informações: (81) 3203.6023 | @virtuosi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *