em ,

ArtRio atrai mais de 50 mil visitantes e garante próxima edição

A quarta edição da Feira Internacional de Arte do Rio de Janeiro (ArtRio) terminou no último domingo (14/9) sem conseguir atingir a marca de 80 mil visitantes esperada pelos seus organizadores. Apenas (se assim podemos dizer) 51 mil pessoas tiveram a oportunidade de admirar de pertinho mais de 4 mil obras de arte expostas entre os cinco pavilhões do repaginado Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Na edição anterior foram 65 mil visitantes.
2014-09-10 16.16.52
Mas isso não conseguiu tirar o brilho e a importância deste mega evento, principalmente para o mercado de Arte. Galerias tradicionais de Arte Contemporânea do eixo Rio-São Paulo comemoraram os resultados das vendas. Tanto que os seus organizadores (Brenda Valansi, Elisangela Valadares e Luiz Calainho) confirmaram a realização de mais uma edição, entre os dias 9 e 13 de setembro de 2015.
2014-09-10 16.11.55
Paralelamente, realizada pela primeira vez este ano, a IDA, feira de Design Arte, também fez sucesso e contou com a participação de 18 galerias e a presença de grandes nomes do design brasileiro. Ano que vem, a feira acontece novamente na mesma semana da ArtRio.
2014-09-10 17.13.09
O local escolhido para este ano foi a magnífica paisagem do Cais do Porto, que cedeu espaço para o acervo de 110 galerias de 13 países, sem contar as obras das coleções particulares. Foi possível circular calmamente no primeiro dia de evento e se encantar com obras-primas produzidas por Salvador Dalí, Picasso, Monet, Miró, Chagall, Guignard, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Amílcar de Castro, Volpi e Iberê Camargo.
2014-09-10 16.23.35
E esta foi justamente a conquista mais importante desta ArtRio: continuar atraindo a atenção e o interesse de pessoas leigas em Arte, mas que conseguem sentir e se emocionar com pinturas, esculturas, ilustrações, gravuras, fotografias, vídeos e instalações de artistas talentosos, criativos e, muitas vezes, atemporais.

Festa de São João, Di Cavalcanti
Festa de São João, Di Cavalcanti

Texto e fotos: Úrsula Neves

Participe com sua opinião!