O Infinite Canvas (tela infinita), é a proposta que fundamenta todas as razões de se criar uma HQ Digital e online.
Scott Mc Cloud explica, em outras palavras, que no meio virtual não há necessidade de nos limitarmos a um espaço ou direção. Não existem fronteiras além das que nós criarmos. Trata-se de um ambiente onírico, que pode ser observado pela “janela” que é o nosso monitor.
Enquanto nos quadrinhos impressos somos obrigados a pensar a narrativa em função do meio restrito das páginas, o que leva a quebras constantes e perda de uma fluidez, ainda que muitas vezes seja possível disfarçar tudo isso com alterações na trama e coisas do gênero, no meio virtual acontece o inverso. Qualquer quebra ou sequência será criada por causa da narrativa e da história que é contada.
Quadrinhos animados e outras firulas que são também possíveis no meio virtual chamam a atenção do leitor, mas descaracterizam um pouco as HQs, uma vez que acabam sendo algo mais próximo de um filme ou animação.
A proposta de uma tela infinita fortalece ainda mais as características já consagradas do que entendemos por HQ e possibilita novas abordagens.
Tendo dito isso, lhes apresento o software “Infinite Canvas” do Microsoft Live Labs (sim da Microsoft). Uma ferramenta que permite a criação de HQs online, se valendo de uma tela infinita e inspirada nas teorias de Mc Cloud.
Como exemplo desta ferramenta, leiam a versão ilustrada do excelente conto do Neil Gaiman.
Boa leitura!
Comente!