AcervoAnimeLançamentos

E o novo Sailor Moon Crystal?

Assistia Sailor Moon quando era criança mas, antes de conferir este remake, pouco lembrava qual era o enredo e nem como era a parte gráfica do anime. Sobre a série eu sabia duas coisas: eu gostava e eu era a Sailor Júpiter (naquela onda de arquétipos…). Tendo isso em consideração, fui assistir Sailor Moon Crystal com a mente bem aberta pro que o anime quisesse me dizer.
Até o momento, 5 foram os episódios lançados. Abaixo separei o que vi como pontos principais. A relação é de amor-e-ódio.

AVISO: CONTÉM SPOILERS

sailor8
Captura de tela inteira 07092014 171539.bmp
sailor15
sailor10
sailor13
sailor17

+ + + | CORES E SCREENS DE INTRODUÇÃO DE CAPÍTULO
Pra mim os pontos principais da série: a introdução de cada capítulo começa com um screen desenhado mais “artesanalmente”, e cores bastante saturadas misturada com tons pastéis.  Eles também estão usando de forma muito inteligente um efeito blur que ressalta as cores e ainda dá um ar ~mágico~ às cenas. Tudo MUITO lindo.

+ + + | MULHERES, FORTES, IRMÃS
A melhor parte da narrativa é que se trata de meninas normais que, no caminho de perceber seu lugar no mundo, aprendem que o valor de cada uma está dentro de si. Os episódios que introduzem as sailors começa mostrando o que os “outros” veem de defeito nelas (nerd demais, forte demais, esquisita-ocultista demais…). Quando a Usagi (Sailor Moon) as conhece, ela consegue perceber algo de lindo e incrível nos pequenos gestos delas.
No momento da luta, elas transformam as fraquezas delas num poder sobrenatural, se descobrem sailors e vencem. Isso tudo sempre apoiando umas as outras.
Em vários cenas o anime deixa um ar fofo de “romance entre amigas”. (っ♡◡♡)っ

– – – | DESENHOS DESFIGURADOS, CORPOS MAGROS DEMAIS, TRANSFORMAÇÃO 3D SAILOR
Há desenhos incríveis (como os corvos no capítulo que apresenta a Sailor Marte ou os cenários do palácio), mas de forma geral, a composição é falha. Os espaços não são muito bem ocupados pelas imagens, parece sempre faltar um elemento que ligue e dê sentido à cena como um todo.
Muitos desenhos são feios como o que se vê, por ex na MARVEL e na DC, com erros desproporcionais de corpo, vindos de idealizações de mulheres magras (magras mesmo, demais). Acho feio que um remake não tenha se dado o trabalho de não reproduzir esses padrões de beleza irreais.
A transformação das sailors agora é 3D. O que seria tudo bem, se fosse um 3D bonito, mas não é.
Em compensação, as cores são lindas e consegue salvar o “momento da transformação”.

 

Captura de tela inteira 07092014 171045.bmp
sailor3

sailor
– – – | VOZ DA USAGI (SAILOR MOON)
Acho que a única versão lançada até o momento é com o áudio em japonês e legendas em outras línguas. Considerando que a Usagi é a personagem principal e por isso aparece o tempo todo, é muito difícil de assistir um episódio inteiro sem ficar de saco cheio da voz aguda dela.

– – – | HISTÓRIA BOBA MAS BOA PREJUDICADA PELA ANIMAÇÃO
Fui rever os episódios iniciais do Sailor Moon clássico pra saber se a história era a mesma. Sim, é: colegiais superpoderosas protegem/salvam o mundo (na verdade, só a cidade que elas moram) de vilões meio humanos-meio alienígenas. No meio tem romance, tem escola, tem videogame… Enfim, roteiro adolescente (o que não é nenhum problema).
O problema, pra mim, tá na forma de amarrar visualmente a história. Na primeira versão do anime, a história caminha e flui junto com a animação/desenho. Em Sailor Moon Crystal, parece que a prioridade da animação é em haver momentos de destaque para as cores ou para o próprio desenho mais do que em haver coesão com a história e com os personagens. Nesse sentido, uma história além de ser bobinha, fica chata e não prende atenção.
Captura de tela inteira 07092014 172202.bmp
Em geral, é um anime que dá pra assistir, acompanhar e gostar, mas é melhor fazer isso acelerando o episódio e pulando as partes chatas que aparecem pelo caminho.
Se Sailor Moon Crystal vai conseguir criar uma geração de fãs apaixonados como sua versão original, ainda não dá pra saber. O que se sabe é que a série tem recebidos muitas críticas online, o que pode fazer com que a produção “resolva” esses problemas pontuais.

Ainda assim, ainda falta muita história e até o momento é um anime para achar fofo, legal e para muitas meninas se identificarem.
Apoie suas irmãs! Girl Power!

  • Tem que ser muito pnc pra querer colocar padrão de “corpos reais” em anime.
    Isso é cultura japonesa. Eles cagam pra chororô ocidental e vitimização. É assim a principal forma de fazer anime. Querer inclusão em ANIMAÇÃO, é melhor ficar com Cartoon Network.

Deixe um comentário

Sugeridos
LançamentosMúsica

Anderson .Paak e Cordae anunciam álbum colaborativo Heavy Is The Crown

Com lançamento confirmado para 23 de outubro, o projeto celebra a sinergia...

Fabio Manzione lança "Caroço", álbum solo que transforma o que incomoda em matéria-prima de criação
Lançamentos

Fabio Manzione celebra duas décadas de carreira com ‘Caroço’

Com arranjos de Rodrigo Caçapa e raízes na música popular brasileira, compositor...

LançamentosMúsica

Rochelle Jordan se une a Mariah Carey em novo remix de “Didn’t Mean To Turn You On”

A cantora e compositora canadense, que vem ao Brasil em outubro, traz...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

LançamentosMúsica

Jorja Smith lança “I Lied, You Lied”, última amostra de novo álbum

What Are The Odds, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Escritor Douglas Robberts lança “Meninos avessos, duendes travessos”

Nova obra de Douglas Robberts apresenta o encontro inesperado entre dois meninos...

LançamentosLiteratura

Christian Araújo leva personagens trans a uma Belém distópica em Não Sou um Diário

Escritor e cineasta paraense mistura poesia, ficção científica e cultura pop em...

LançamentosMúsica

Jorja Smith anuncia álbum e lança single “Alive”, com Wizkid

‘What Are The Odds’, terceiro disco da cantora britânica, chega às plataformas...

LançamentosLiteratura

Romance premiado sobre violência contra a mulher percorre Sesc RJ

Selecionado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, “Açougueira”, de Marina Monteiro,...

LançamentosMúsica

Vannick Belchior lança single e clipe “Meu Nome É Cem”

A obra de Belchior nunca foi confortável e, talvez por isso, permaneça...

LançamentosMúsica

Selvagens À Procura de Lei antecipam novo álbum Pivete

Uma das principais referências do rock alternativo brasileiro, a banda cearense Selvagens...