Em 1994 a Disney lançou no cinema O Rei Leão, uma animação que apesar de excelente, sem dúvida alguma foi completamente roubada de Janguru Taitei (O Imperador da Selva ou Kimba: O Leão Branco, como ficou conhecido no resto do mundo). Vou explicar melhor a história.
Pode-se dizer que tudo começou em 1964 quando Walt Disney visitou o Japão e conheceu Osamu Tezuka, criador de Kimba, Astroboy e de tantos outros personagens clássicos. Os dois se tornaram amigos e mantiveram uma relação cordial ao longo dos anos de vida, as empresas inclusive realizaram intercâmbio de animadores e a série de televisão Kimba, o primeiro animê colorido, teve participação dos experientes profissionais da Disney.
Já em 1993 quando O Rei Leão foi anunciado muita gente começou a encontrar semelhanças entre Simba (Disney) e Kimba (Tezuka), inclusive se falava abertamente dentro da Disney no filme como um remake de Kimba. A Disney negou qualquer conexão entre os personagens e lançou o filme e muitos fãs ficaram revoltados com o fato da Disney fingir ignorar a existência do “personagem similar”, porém o assunto foi encerrado quando a Tezuka Production disse que não iria processar a Disney em memória do relacionamento entre Walt e Osamu.
Este ano Ozamu Tesuka completa 80 anos de nascimento e a rede TV Fugi 50 anos e, para comemorar as datas históricas uma nova animação de Kimba entrou em produção. O projeto ainda sem nome irá mostrar a vida de Kimba desde seu nascimento, algo que ainda não havia ocorrido já que a série mostrava a vida do personagem após a morte do pai.











Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.