AnimeAstrosMangáNotícias

Motoo Abiko, criador de Doraemon, morre aos 88 anos

Compartilhe
Compartilhe

Um dos coautores de Doreamon, conhecido como Fujiko Fujio A ou melhor, Motoo Abiko, morreu dia 07 de abril, em sua casa, em Kawasaki (Tóquio), aos 88 anos. A polícia respondeu a um chamado, de que uma pessoa havia colapsado no endereço do autor, e Abiko já estava morto quando os policiais chegaram ao local. Nenhuma causa da morte foi revelada, até o momento.

Vida e Carreira

Quando Abiko estava na quinta série do ensino fundamental na província de Toyama, conheceu Hiroshi Fujimoto, que veio até ele e disse: “Você é bom em desenho”.

Com uma admiração compartilhada pelo mangaka Osamu Tezuka, Abiko e Fujimoto continuaram desenhando quadrinhos juntos. Abiko uma vez conseguiu um emprego em uma empresa de jornais na província de Toyama, mas foi convencido por Fujimoto a se mudar para Tóquio para se tornar um mangaka. Formaram uma dupla que ficou conhecida como Fujiko Fujio. A dupla que criou Doraemon – uma série de mangá sobre um gato robô que viaja no tempo – em 1969. A série durou até 1996 e gerou várias séries e filmes de anime.

Sua última colaboração verdadeira foi “Obake no Q-Taro”, que foi serializado a partir de 1964, que gira em torno de um fantasma travesso. Depois disso, eles trabalharam separadamente para lançar mangás por conta própria, mas continuaram usando o mesmo pseudônimo.

Ao contrário de Fujimoto, que nunca perdeu a mentalidade lúdica de uma criança, Abiko sempre foi pioneiro em compor uma história social para a arte que representava,  é tanto que é considerado  um símbolo da história do mangá japonês do pós-guerra.

Abiko desenhou uma série começando com a edição inaugural da primeira revista semanal de quadrinhos do Japão, Shonen Sunday. Suas criações inovadoras incluíram trabalhos no campo de ensaios em quadrinhos, um exemplo de sucesso inicial de um quadrinho para meninos com golfe em “Pro Golfer Saru” e o mangá de comédia negra “Kuroi Salesman” (The Black Salesman), que mais tarde mudou sua título para “Warau Salesman” (O Vendedor Risonho).

Depois que a dupla terminou sua parceria, Fujiko A. Fujio continuou a criar mangás, entre eles Ninja Hattori, The Monster Kid e The Laughing Salesman.

Descanse em paz, Motoo Abiko.

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesNotícias

Filme dos Beatles confirma elenco com Paul Mescal e Barry Keoghan

A Sony Pictures anunciou oficialmente os quatro atores que interpretarão os Beatles...

MúsicaNotíciasShows

Dua Lipa Anuncia Shows no Brasil em Turnê pela América Latina

Os fãs brasileiros de Dua Lipa podem comemorar! A estrela pop britânica...

FilmesNotícias

Com X-Men originais, Marvel anuncia elenco de peso para novo Vingadores

A Marvel anunciou hoje o elenco do filme “Vingadores: Doomsday”. Entre os...

FilmesNotícias

Village Roadshow, produtora de Matrix e Coringa, declara falência

A produtora americana Village Roadshow Pictures, que realizou filmes como “Coringa” e os quatro longas...

AstrosCríticasMúsica

“Angel of the Morning”: Uma Canção Atemporal

Há músicas que transcendem o tempo, atravessando décadas e gerações com uma...

FilmesNotíciasPremiações

Oscar com vitória inédita do Brasil leva clima de Copa do Mundo ao Carnaval

Foi uma situação atípica no último domingo (2). Um Oscar no meio...

EntrevistasFilmesNotícias

Fernanda Torres pede para mandarem “só amor a Mikey Madison”

Diretor e atores do filme brasileiro vencedor do Oscar conversaram sobre "Ainda...