“RG Veda” – um clássico da CLAMP, agora em solo brasileiro

67
0

Não resta dúvidas de que as meninas da CLAMP possuem uma legião de fãs no mundo todo. Aqui no Brasil não seria diferente. Com lindas e divertidas histórias que misturam fantasia, romance, aventura, magia e até um pouco de misticismo o sucesso as acompanha de longa data.

Juntas desde a década de 90 a lista de trabalho das meninas só cresceu. O primeiro mangá feito pelas quatro e oficiais integrantes; Nanase, Mokona, Tsubaki e Satsuki, chegou em solo brasileiro no final do ano passado.

RG Veda é um trabalho bem diferente dos demais. Por se tratar do primeiro, tem uma temática mais adulta envolvendo Mitologia Hindu, mortes e personagens bem complexos.

RG.Veda.full.598617

A trama gira em torno de Ashura que estava adormecido por 300 anos sob um selo mágico e foi despertado por Yasha. Ashura faz parte de um clã dizimado pelo atual governante, Taishakuten, que usurpou o trono matando o pai de Ashura-õ. Agora desperto, Yasha e Ashura devem reunir as “seis estrelas” para lhes ajudarem a tirar Taishakuten do poder e então trazer novamente paz ao reino. Acontece que Ashura vem crescendo numa velocidade assombrosa e nada se sabe sob os verdadeiros poderes da criança que vez ou outra parece ser tomado por um espírito maligno. Yasha está destinado a guiar e cuidar dessa criança pois por culpa dele, todo seu clã foi exterminado acusados de traição e ambos agora são fugitivos. Resta aos dois continuarem sua busca pelas “seis estrelas” e também sobre os mistérios que pairam sob o clã de Ashura.

RG Veda é um mangá para ninguém botar defeito. Toda a questão da mitologia hindu é bastante envolvente e a ligação com os personagens muito bem escrita. O próprio título tem inspiração em “rigveda” ou o “livro dos hinos”, datado como o mais antigo documento da literatura hindu.

Ashura para os Hindus é um semideus ou antideus, ele pode trazer a guerra da mesma forma como pode trazer a paz. Já o Yasha é um grande guerreiro, benevolente e bastante protetor.

AshuraandShashi
A arte é bem característica da CLAMP mas com traços rudes e meio rabiscados. Talvez por se tratar de um assunto mais sério, os personagens tenham expressões mais soturnas e frias. O mesmo acontece com os diálogos, que são ricos em detalhes e explicações. Existe uma série de legendas espalhadas pelas páginas para guiar o leitor e sobre o que cada nome, local, palavra significam.

O mangá é bimestral possuindo um total de 10 volumes e já tendo 3 lançados pela Editora JBC. Para os fãs vale a pena ter mais esse título na coleção. E para quem não, é uma ótima pedida.

Se você viu Shurato e curtiu, RG Veda também vai te encantar. Existem grandes similaridades entre as duas histórias já que ambas falam de mitologia hindu. E a espada destinada a Ashura se chama Shurato. Legal não é?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *