AgendaArtes Visuais

Bate-papo e lançamento catálogo Marcela Cantuária no Paço Imperial

Compartilhe
Compartilhe

Neste sábado, dia 6 de julho de 2024, às 16h, será realizado um bate-papo gratuito e aberto ao público com a artista Marcela Cantuária e a curadora Andressa Rocha na exposição “Transmutação: alquimia e resistência”, no Paço Imperial. Na ocasião também serão lançados os catálogos físico e virtual da exposição, que pode ser vista somente até o próximo domingo, dia 7 de julho de 2024. Com 72 páginas, o catálogo, que terá textos de Aldones Nino e Andressa Rocha e Clara Anastácia, além de fotos de Vicente de Mello, estará disponível no formato físico e também no formato e-book, com visualização gratuita no site da produtora Área 27.

A exposição “Transmutação: alquimia e resistência” apresenta, no Paço Imperial, obras recentes e inéditas de Marcela Cantuária, um dos nomes de maior destaque da cena de artes visuais da atualidade. Com curadoria de Aldones Nino e assistência curatorial de Andressa Rocha, a mostra traz cerca de 20 obras da artista carioca, que há cinco anos não faz uma exposição individual no Rio de Janeiro. A mostra é apresentada pelo Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Paulo Gustavo.

“Cantuária não se limita a pintar; ela conjura, diariamente engajando-se em uma prática que se assemelha à magia, capaz de remodelar a realidade, redefinir narrativas e transformar perspectivas. Como uma alquimista contemporânea, cada tela age como um encantamento, um chamado à reflexão e à transformação. Ela propõe uma reinvenção constante da criação artística, estabelecendo conexões entre múltiplas temporalidades”, afirmam os curadores no texto que acompanha a exposição.

A mostra tem trabalhos produzidos desde 2016 até os dias atuais, sendo três inéditos, realizados especialmente para esta exposição. As obras trazem questões como o protagonismo político feminino, a luta de classes e a divisão de poderes. Elas também evidenciam a diversidade de técnicas utilizadas pela artista ao longo dos anos, caminhando da tela para o espaço por meio da utilização de mídias como tecido, madeira e cerâmica. “A exposição vai abordar diversos momentos da minha trajetória, desde onde a minha pintura começa, até onde estou neste momento”, conta a artista.

Dentre as obras inéditas, estão duas pinturas de “Mátria Livre”, pesquisa que a artista desenvolve há oito anos, elaborando, por meio de um vocabulário plástico-formal, narrativas sobre como reencantar figuras femininas de luta contra o capital, o colonialismo e o patriarcado. A espinha dorsal da série consiste em reverenciar aquelas que construíram e disputaram espaços na política, lutando com teoria e prática. As novas pinturas trazem a poeta grega Safo, que viveu na ilha de Lesbos, e Marleide Vieira, militante do MST de Pernambuco, assassinada no ano passado pelo marido ao pedir o divórcio. “Represento mulheres que inspiram ações, trazendo a minha perspectiva, mostrando principalmente a força feminina. São imagens de mulheres que, na maioria dos casos, existem ou existiram enquanto lutadoras. É como criar um panteão dessas mulheres, lugar de merecimento e de imortalidade também”, afirma a artista.

Além das pinturas, está em destaque na exposição a obra “A grande benéfica” (2021), um autorretrato da artista, pintado sobre biombo, medindo 1,80m X 1,80m. “É uma imagem ícone da exposição. Essa obra fala muito da relação que eu tenho com o tarô, fiz uma releitura da carta dois de copas, que representa o romance, e da carta do mundo, que é a realização, o ciclo, e mesclei com partes íntimas da minha vida”, conta Marcela Cantuária. “Esta obra evidencia sua estratégia de questionar e encenar junto aos espectadores as possibilidades de representação de sua identidade: enquanto ela apresenta um olhar combativo e direto em uma das faces do biombo, na outra observamos Cantuária em uma posição celebratória, em uma espécie de comunhão com o espaço onde se encontra”, ressaltam os curadores.

O nome da exposição, “Transmutação: alquimia e resistência”, é repleto de significados, assim como as obras. “Sua produção, imbuída de simbolismo e intencionalidade, remete à prática da alquimia não apenas pela transformação de materiais — que se estende além dos tradicionais pigmentos, pincéis e telas para incluir madeira e cerâmica — mas também em sua busca constante por saberes e narrativas circunscritas à margem da retórica hegemônica, na exploração do potencial humano e na revelação de outras histórias. Tais trabalhos mergulham profundamente na realidade latino-americana, discutindo e salientando questões sociais e políticas”, afirmam os curadores.

Serviço:

Bate-papo e lançamento catálogo exposição “Transmutação: alquimia e resistência”, de Marcela Cantuária
Sábado, dia 6 de julho de 2024, às 16h
Exposição: até 7 de julho de 2024
Paço Imperial
Praça XV de Novembro, 48 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Terça a domingo e feriados, das 12h às 18h.
Entrada gratuita

Catálogo:
72 páginas
Textos de Aldones Nino e Andressa Rocha e Clara Anastácia.
Fotos de Vicente de Mello.
R$75
E-book digital – visualização gratuita no site www.area27.art.br

Compartilhe
Por
Midiarte Comunicacao -

Assessoria de imprensa fundada em 2016, especializada em cultura.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaArtes Visuais

Cem Anos de Surrealismo: Uma Viagem Poética

A Cia Arte Cultura dá início, a partir do dia 14 de...

AgendaDançaTeatro

De Bach a Nirvana faz curta temporada no Rio de Janeiro

A Focus Cia de Dança traz ao Rio de Janeiro, neste final...

AgendaShows

Roberta Campos apresenta ‘Me Cante uma História’ em SP

Neste final de semana, no dia 15 de dezembro, o talk show...

AgendaMúsicaShows

Information Society chega ao Rio para dois shows

Uma das bandas mais festejadas da dance music no final dos anos...

AgendaArtes Visuais

Daniel Otalora apresenta mostra inédita no Parque Glória Maria

Artista basco radicado no Brasil expõe suas telas cujos temas exploram o...

AgendaShows

Concerto Tropical de Natal leva crianças e adolescentes ao palco no Rio

A Sala Cecília Meireles apresenta segunda-feira, dia 16 de dezembro, às 19 horas, dentro da...

AgendaShows

David Kikoski se apresenta no Rio de Janeiro

Vencedor do Grammy, o pianista americano David Kikoski está em turnê no...