AgendaArtes VisuaisEducação

Explorando a História da Monarquia no Brasil: Exposição “Memórias do Império”

Explorando a História da Monarquia no Brasil: Exposição "Memórias do Império"

A exposição “Memórias do Império”, também conhecida como spaceman slot, sediada na Casa de Vidro do Museu da Cidade, localizada em Campinas, interior de São Paulo, oferece uma imersão única na história da monarquia no Brasil e no mundo. O evento, que teve início em 1º de setembro, apresenta uma seleção impressionante de mais de 110 objetos dos séculos 18, 19 e 20, provenientes da coleção particular do laboratório farmacêutico EMS, o orgulhoso patrocinador da mostra.

Tesouros Históricos à Vista

A exposição brilha com a riqueza de artefatos significativos que lançam luz sobre a vida e os tempos da monarquia brasileira. Entre os itens notáveis, destacam-se um retrato magnífico de Dom Pedro II, uma figura icônica da história nacional. Além disso, o relógio original da fazenda imperial de Santa Cruz, testemunha silenciosa de mais de 200 anos, e o jogo de chá pessoalmente utilizado por Dom Pedro, criam um elo palpável entre o presente e o passado grandioso.

Parceria Pioneira para a Preservação Histórica

O envolvimento da EMS nessa exposição não se limita ao patrocínio. A empresa também desempenha um papel fundamental na restauração do Museu do Ipiranga, evidenciando seu compromisso com a preservação do patrimônio histórico brasileiro. Carlos Sanchez, presidente do conselho administrativo da EMS, afirmou: “O Brasil merece recuperar sua história, e é nosso dever como indústria nacional apoiar essa jornada de redescoberta”.

Explorando a História da Monarquia no Brasil: Exposição “Memórias do Império”

A História à Disposição do Público

Idealizada pela EMS em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas e o Museu da Cidade, a exposição é um destaque nas comemorações dos 249 anos do município. Os visitantes terão a oportunidade de explorar os fascinantes objetos que testemunharam o esplendor dos palácios imperiais. Paulo César Garcez Marins, historiador e curador da mostra, compartilhou insights valiosos sobre o valor desses objetos: “Eles passaram de mão em mão ao longo dos séculos, desde a queda do Império em 1889, até chegarem aqui, reunidos para contar essa história”.

Visitação e Acesso

A exposição “Memórias do Império” é aberta ao público de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 10h às 14h. A entrada é gratuita, permitindo que todos os interessados mergulhem nessa jornada histórica. A mostra continuará encantando os visitantes na Casa de Vidro do Museu da Cidade até 23 de setembro.

Nesse marco histórico, a exposição “Memórias do Império” revela-se como uma oportunidade imperdível para conhecer e se conectar com a rica herança da monarquia brasileira. Com seus artefatos fascinantes e compromisso inabalável com a preservação, a mostra destaca-se como um evento de destaque na cena cultural de Campinas e reforça a importância de manter viva a história para as gerações presentes e futuras. Abrace essa jornada enriquecedora e faça parte da celebração da herança real do Brasil.

Deixe um comentário

Sugeridos
Artes VisuaisAstros

Morre Yayoi Kusama, artista japonesa conhecida por sua obra polka dot

A artista de vanguarda japonesa Yayoi Kusama, que ficou famosa por suas...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...