Jabulani Dhlamini agenda cultural ambrosia sao paulo
AgendaArtes VisuaisFotografia

Exposição do sul africano Jabulani Dhlamini em cartaz na Mitre Galeria

A Mitre Galeria, em parceria com a Goodman Gallery, hospeda Casa/iKhaya Lami de Jabulani Dhlamini. A primeira exposição do artista no Brasil traz uma seleção de imagens da África do Sul e obras inéditas produzidas no Brasil. “O tema está enraizado na exploração do trauma intergeracional que existe tanto na África do Sul quanto no Brasil, ao mesmo tempo em que reconhece o trauma histórico e social de uma geração para a próxima” conta Jabulani.

Casa/iKhaya Lami entrelaça dois termos distintos, mas interconectados, “casa” e “ikhaya lami” (“minha casa” em zulu), uma exposição que examina criticamente as origens históricas e as implicações duradouras dos municípios na África do Sul e favelas no Brasil como construções coloniais, com foco em seu surgimento durante a era do colonialismo europeu.

A exposição explora como a política espacial, enraizada nos legados históricos do colonialismo, apartheid e desigualdades sistêmicas, influenciaram o desenvolvimento, a estrutura e as percepções dessas paisagens urbanas. “Me interessa como a política espacial se manifesta na forma de desafios sociais, emocionais e psicológicos enfrentados por indivíduos e comunidades afetadas por eventos como o apartheid na África do Sul e a escravidão no Brasil” explica o artista.

Residência no Palmital

Durante sua passagem por Belo Horizonte, Jabulani Dhlamini passou seu tempo no bairro Palmital, de onde saíram novas obras. “As pessoas de Palmital não apenas abriram suas portas para mim; elas também abriram seus corações. A calorosa recepção e hospitalidade que recebi foram indescritíveis”” conta ele.

Um dos aspectos mais marcantes da residência foram os convites de várias famílias da comunidade para compartilhar refeições. Segundo Jabulani, “as memórias dessas refeições compartilhadas servem como um lembrete das profundas conexões humanas que podem ser forjadas através da arte e da troca cultural. É através dessas interações significativas e do ato de partilhar o pão juntos que realmente começamos a entender e apreciar a beleza da diversidade e o poder da comunidade”.

Parte do que vem produzindo no bairro Palmital também estará na Mitre Galeria.

Serviço

Exposição Casa/iKhaya Lami | Jabulani Dhlamini
Local: Mitre Galeria – R. Tenente Brito Melo, 1217, Barro Preto
Abertura em 26 de maio, 19h às 23h
Visitação: 01 de julho
Terça a sexta, 10h às 19h
Sábado, 10h às 16h

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Rio exibe repescagem dos melhores filmes da edição

Depois de dez dias de comemoração do cinema brasileiro com a exibição...

“Júlia Lopes de Almeida Um Fenômeno Literário na Cena Carioca
AgendaLiteratura

Júlia Lopes de Almeida em exposição nas bibliotecas José de Alencar e Marques Rebelo, no RJ

A escritora Júlia Lopes de Almeida (1862–1934) ganha destaque na exposição “Júlia Lopes de Almeida:...

Winged crédito Druzina Content (4)
AgendaGames

‘Winged’ fica gratuito para Android e iOS por tempo limitado

“Winged” é um jogo de plataforma que combina ação, aventura e literatura...

Samba Livre Leve Solto em alta
AgendaShows

“Samba Livre, Leve e Solto” com batuta de Paulão Sete Cordas

No coração do Catete, um encontro quinzenal promete agitar a Zona Sul...

China caminhada
AgendaFestivais

Festival Chongyang em SP

Uma caminhada no Brás vai transformar uma tradição milenar chinesa em um...

Cena de Heathers O Musical - Crédito Kay Marinho
AgendaTeatro

“Heathers – O Musical” estreia nova montagem no RJ

Sucesso na Broadway, “Heathers – O Musical” chega aos palcos cariocas com...

Captura de Tela 2026 10 07 às 16.02.38
AgendaTeatro

Dona Lola volta a São Paulo

Marcelo Médici volta a São Paulo com sua premiada comédia Dona Lola,...

Igor
AgendaTeatro

Abya Yala: Minhas Viagens pela América Latina

O espetáculo Abya Yala – Minhas Viagens pela América Latina é um passeio cênico...

De 22 a 31 de outubro, São Paulo sediará a segunda edição da Mostra Violas Brasileiras, que ocupa o CCBB SP com 12 shows gratuitos, além de oficina e masterclass.
AgendaMúsicaShows

Mostra gratuita com 12 shows e oficinas de Viola caipira em SP

Mostra revela a amplitude da viola caipira: instrumento enraizado na cultura do...

2609 1123 GabiCarreraFOTO
AgendaArtes Visuais

Ana Calzavara ganha mostra no Rio de Janeiro

Como fazer uma imagem persistir em meio ao turbilhão visual do mundo...

SANKOFA um menino brasileiro © Renato Mangolin
AgendaTeatro

“Sankofa – Um Menino Brasileiro”

Misturando música, dança e teatro, Sankofa: Um Menino Brasileiro é um espetáculo...

Captura de Tela 2026 10 07 às 15.53.22
AgendaTeatro

Macbeth em versão drag no Sesc Pompeia

Uma das mais famosas tragédias de William Shakespeare (1564-1616), Macbeth, acaba de...