AgendaArtes Visuais

Instalação reúne painéis luminosos e homenageia Cartola na Vila Formosa

A instalação também traz uma mostra interna, com miniaturas dos mesmos trabalhos.

O Centro Cultural Vila Formosa, situado na zona Leste de São Paulo, apresenta uma instalação de artes visuais inédita que transformará sua fachada em uma vibrante galeria a céu aberto. Convidada para transformar o projeto em realidade (projeto este que segue proposta da Coordenadoria de Centros Culturais de criar espaços expositivos em seus equipamentos), a produtora Circulus Ópera lança a instalação de artes visuais Luzes da Formosa – a primeira mostra do projeto Galeria Aberta, da Secretaria Municipal de Cultura.

A inauguração do Galeria Aberta, com a instalação Luzes da Formosa, acontece dia 9 de novembro, sábado, a partir das 15h, e promete ser um marco na promoção da arte e da cultura na zona Leste de São Paulo, proporcionando uma oportunidade de vivenciar essa experiência única e apreciar a união entre arte, tecnologia e urbanismo. Idealização de Circulus Ópera e Substancial, curadoria de Lucas Dantas, a exposição reúne um seleto grupo de artistas plásticos locais: Tami Lemos, Soberana Ziza, Frosa Arte, Mes 3 Gamex, Rafael Roque e André Mogle, que terão suas obras expostas pelo período de um ano. Ao término, será escalada uma nova curadoria para a seleção de outros artistas.

Exposição externa de grande proporções e interna com miniaturas

A instalação contará com sete painéis luminosos de grandes proporções, garantindo visibilidade noturna, mesmo a grandes distâncias. Esse efeito luminoso não apenas destacará as obras de arte, mas também criará uma experiência visual única para os visitantes e moradores do bairro. Além da instalação externa, o projeto prevê uma mostra interna, na qual miniaturas das obras serão exibidas nos mesmos moldes dos painéis luminosos. Essa iniciativa permitirá ao público uma proximidade física com os trabalhos, enriquecendo ainda mais a experiência artística.

Destaque para o painel representando Cartola

Repleto de histórias e curiosidades, o bairro abrigou um dos maiores sambistas brasileiros na década de 70. Cartola, em sociedade com sua esposa, Dona Zica, abriu uma filial paulistana do restaurante que tinha no Rio, o Zicartola. Por alguns anos, o local recebia nomes como Dona Ivone Lara e Nelson Cavaquinho, além de músicos da zona Leste, como os integrantes do grupo Principais do Samba. Mas os frequentadores iam mesmo para ver Cartola cantando suas composições. A instalação contará com um dos painéis luminosos representando o sambista.

A idealização do projeto é fruto da união de duas produtoras renomadas: Circulus Ópera, especialista em arte com aplicações tecnológicas, e Substancial, focada em arte urbana com um viés social. Thiago Capella, diretor artístico da Circulus Ópera, defende que o projeto é uma forma de integrar a arte ao cotidiano da cidade, explorando aspectos do urbanismo e proporcionando uma nova perspectiva para a comunidade: “Em tempos digitais, nos quais vivemos imersos nas telas luminosas de computadores e smartphones, acreditamos que levar a arte para fora das salas expositivas, nesse formato diferenciado, pode resultar em uma maior aproximação com o público”.

Programação de abertura

A inauguração da exposição no dia 9 de novembro, a partir das 15h, contará com uma série de atividades artísticas que integram diferentes expressões e performances ao longo do dia. Andreia Crispim, a também DJ Ultrachick, será responsável pela trilha sonora, com duas apresentações ao vivo, trazendo soul, R&B e garage rock em vinil. A DJ também é baixista da banda Parallèles. O artista visual e grafiteiro Nick Zombie e o coletivo Miki 2mil Família estarão à frente do Live Paint em tela, permitindo que o público observe a criação de obras que mesclam técnicas tradicionais de grafite com novas formas de expressão visual. Luciana Ramin, artista multimídia, coordenadora da Galeria Olido, trará uma performance de Vídeo Mapping, uma técnica que envolve a projeção de imagens e vídeos sobre superfícies tridimensionais. Essa tecnologia cria ilusões visuais e interações entre luz, forma e arquitetura, transformando espaços convencionais em cenários dinâmicos.

  • 15h às 17h: Discotecagem da Casa.
  • 17h às 18h30: Primeira entrada de DJ Ultrachick.
  • 17h às 22h: Live painting em tela e objetos com os artistas Nick Zombie e Miki 2mil Família.
  • 19h às 22h: Performance de VJ ao vivo, com exibições de vídeo mapping realizadas por Luciana Ramin.
  • 20h às 20h40: Segunda entrada de DJ Ultrachick.
  • 22h: Encerramento.

Ficha Técnica

Artistas – Andre Mogle – @andremogle; Mes3 – @cinzahojeamanhaedepois; Rafael Roque – rafaelroque_art; Frosa – @frosa_arte; Soberana ZIZA – @soberanaziza; Tami Lemos – @tamilemos

Paisagismo – Lukin – @lukinart. Video Mapping – Lu Ramin – @lu_ramin. Live Paint em tela

Nick Zombie – @nick.zombie e Miki 2mil Família – @miki_2mil. Música – DJ  Ultrachic – @andreiacrispim_ . Escultura – Fart @danilopanissa.

Serviço

Luzes da FormosaInstalação de artes visuais do projeto Galeria Aberta. Inauguração dia 9 de novembro, sábado,a partir das 15h, com coquetel e música a cargo de DJ,noCentro Cultural Vila Formosa – Av. Renata, 163 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03377-000. Telefone: (11) 2216-1520. De terça a sábado das 9h – 21h. Domingo 9h-20h. Segunda 9h-18h. A parte externa pode ser acessada todos os dias, 24h. A entrada é gratuita.  Duração: 12 meses.

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaFestivaisMúsica

Balaclava Fest 2026 consolida São Paulo como capital da música alternativa

O Balaclava Fest chega à sua 16ª edição realizando o maior movimento...

Gustavo Rodrigues em cena. Crédito: Fernanda Sabença
AgendaMúsicaTeatro

Billdog volta ao Rio de Janeiro em palco móvel após 10 anos

Depois de uma década, Billdog está de volta ao Rio de Janeiro....

AgendaArtes Visuais

Arena Cultural Dicró com Semana de Arte do Rio

Agenda gratuita na Penha inclui o Pé de Dendê – Encontro Cultural,...

AgendaArtes Visuais

Infâncias e ancestralidade ganham programação especial no Galpão Bela Maré em setembro

O mês também destaca a exposição “Tudo começa pelo território”, o CineBela...

AgendaArtes Visuais

Paulo Otavio apresenta A geometria como totem na Biblioteca Mário de Andrade

Com curadoria de Denise Mattar, exposição reúne esculturas recentes do artista e...

Festival em SP promove recital e bate-papo com poeta, cordelistas e repentistas
AgendaFestivaisShows

Festival em SP promove recital e bate-papo com poeta

Evento gratuito será na sede da Ucran e terá participação de Moreira...

AgendaTeatro

Mordida exploratoria no RJ

A peça traz como personagens três sacolas plásticas que emergem no Oceano...

Agenda

“Revolução na América do Sul”, clássico de Augusto Boal, estreia no Teatro Poeirinha

Marco fundador do teatro épico no Brasil, a obra “Revolução na América...

Nicole Musafir - Crédito Elisa Maciel
AgendaTeatro

Nicole Musafir estreia “Para Quem Não me Conhece” em Ipanema

Aos 6 anos, ela já escrevia canções. Aos 30, precisou descobrir por...

AgendaTeatro

Centenário da atriz Berta Loran é celebrado na peça inédita “Berta – Minha vida por um palco”

Uma das grandes comediantes do país, a atriz Berta Loran (1926-2025) terá...

Artes VisuaisAstros

Morre Yayoi Kusama, artista japonesa conhecida por sua obra polka dot

A artista de vanguarda japonesa Yayoi Kusama, que ficou famosa por suas...