AgendaArtes Visuais

SE Mapping em Aracaju

Cópia de SE MP JULINHA (154)

Destaque na programação Verão Sergipe, o SE Mapping, festival cultural gratuito que une arte, tecnologia e memória em uma experiência inédita, acontece de 20 a 22 de março em Aracaju. Aliando potência cultural e inovação, o evento de macro projeções oferece ao público uma ampla variedade de conteúdos e busca explorar a história e cultura de Sergipe, desde os povos originários Kariri-Xocós até a ativista e historiadora sergipana Maria Beatriz Nascimento. O evento também oferece oficinas, passeios guiados, feira de economia criativa, performances musicais e apresentações de cultura popular.

Com 18 obras inéditas que mergulham na história do território Sergipano, o SE Mapping promove programação com expressões que se atravessam e se cruzam, com encontros entre artistas sergipanos e das mais variadas localidades do país que apresentam as memórias afetivas da região e a cultura local como personagens das projeções criadas especialmente para o festival. Os processos criativos de cada artista enriquecem as perspectivas e abordagens da mostra. Entre os artistas participantes da mostra nacional de mapping: Kelly Pires (SP), Leticia Pantoja (RJ), Sarah Ahab (SE), The Mocka Boyz (SP), Duardo (SE), Pedido (SE), Layla Bomfim (SE), VJ Grazzi (DF), VJ Gabiru (BA), Coletivo Coletores (SP), Ani Haze (SP), Gabriel Barreto (SE), Darklight Studio (MG), VJ Koba (DF), Leticia RMS (SP).

Além da mostra nacional de mapping, o SE Mapping traz  instalações e intervenções que dialogam com o conceito de festas das luzes. Os trabalhos propõem encontros entre arte, luz e imaginação. Homem Gaiola (SP), Festa das Luzes (SC), MartinZ (BA), VJ Dexter (BA) e Zeh Palito (SP) estarão presentes com suas criações.  

“Com o SE Mapping, queremos levar ao público uma imersão na cultura sergipana, com projeções que contam suas histórias e apresentações ao vivo de grupos que mantêm vivas as tradições populares, sempre dialogando com as artes visuais e a tecnologia. Além disso, nosso objetivo é transformar as praças públicas em espaços vivos, onde cultura, público e memória se encontram. Mais do que um festival de arte, o SE Mapping convida o público a redescobrir o centro histórico de Aracaju e a valorizar o seu patrimônio material. Os passeios guiados fortalecem esse propósito, aproximando as pessoas das histórias e da cultura que as ruas e espaços públicos abrigam”, destaca Lívia Cunha, direção criativa do festival.

A abertura institucional do festival acontece na sexta-feira, 20, a partir das 17h, na Praça Fausto Cardoso. Às 19h, o público acompanha a apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), com projeções visuais de Leticia Pantoja (RJ) na fachada do Palácio Olímpio Campos. 

Já no dia 21, o festival ocupará a Praça Fausto Cardoso com uma intensa programação. Às 16h, o público poderá participar do Rolê Ará, passeio guiado com percurso fluvial pelo Rio Sergipe, que conecta as pessoas às memórias e histórias de Aracaju. Das 17h às 23h, a feira de economia criativa e gastronomia apresentará o talento local, enquanto instalações interativas e projeções visuais transformarão o espaço em um espetáculo de luz e cor. Na ocasião, Pedro Lua, com participações de Nanda de Aquino e Lari Lima, apresenta o seu repertório, em uma apresentação exclusiva junto a dupla de artistas visuais sergipanas Júlia Bezerra e Sônia Mellone. A programação também inclui o Grupo Folclórico Parafusos, reconhecido por sua dança que simboliza a fuga dos escravizados das senzalas, que se encontra com as intervenções visuais ao vivo de Sarah Ahab (SE).

No domingo, 22, a programação de encerramento destaca The Baggios, ao lado de Sandyalê e Anne Carol, com projeções de Sarah Ahab. A abertura da noite será marcada pela tradicional apresentação do Barco de Fogo, uma alegoria pirotécnica típica das festas juninas de Estância. O Grupo Folclórico Parafusos se apresenta novamente, desta vez com intervenções de Layla Bonfim e Pedido.

Programação

20 de março | Praça Fausto Cardoso
(Lançamento institucional do Festival SE Mapping, voltado especialmente para convidados, imprensa, público da orquestra)

17h – Abertura da feira de economia criativa e gastronomia

18h – Abertura das instalações e intervenções artísticas

19h – Concerto Xêro da Terra, com a Orquestra Sinfônica de Sergipe e projeções visuais de Letícia Pantoja (RJ) na fachada do Palácio Olímpio Campos

21 de março | Praça Fausto Cardoso

16h – Rolê Ará, passeio guiado com percurso fluvial pelo Rio Sergipe

17h – Coreto sonoro com DJ, feira criativa e instalações artísticas

18h – Abertura das instalações e intervenções artísticas

19h – Mostra Nacional de Videomapping

19h30 – Apresentação “Tradição e Tecnologia”, com o Grupo Parafusos e Sarah Ahab (SE)

20h – Segunda sessão da Mostra Nacional de Videomapping

20h30 – Show musical de Pedro Lua, com participações de Nanda de Aquino e Lari Lima e projeções de Júlia Bezerra (SE) e Sônia Mellone (SE)

22h – Coreto sonoro com DJ

23h – Encerramento das atividades do dia

22 de março | Praça Fausto Cardoso

16h – Rolê Ará, passeio guiado com percurso a pé até a praça

17h – Coreto sonoro com DJ, feira criativa e instalações artísticas

18h – Abertura das instalações e intervenções artísticas

19h – Apresentação de abertura com Barco de Fogo

19h10 – Mostra Nacional de Videomapping

19h30 – Apresentação “Tradição e Tecnologia”, com o Grupo Parafusos e intervenções visuais de Layla Bomfim (SE)  e Pedido (SE)

20h – Segunda sessão da Mostra Nacional de Videomapping

20h30 – Show de encerramento com The Baggios, com participações de Anne Carol e Sandyalê com projeções de Sarah Ahab (SE)

Deixe um comentário

Sugeridos
Ana Paula Sirino, Urucum tombado. 2026 Óleo sobre tela 100x100 cm
AgendaArtes Visuais

Entre vestígios e futuros investiga o que a matéria e a paisagem guardam do tempo

Com curadoria de Priscyla Gomes, exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos por Ana...

Helen Salomão, autoretrato cédito Helen Salomão
AgendaArtes VisuaisFotografia

Festival destaca a arte da fotografia na periferia de São Paulo

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Festival Photothings 2026 ocupa...

Captura de tela 2026 09 03
AgendaTeatro

Johnny Massaro estreia solo A gente mira no amor e acerta na solidão

Com produção artística de Pablo Sanábio, dramaturgia de Júlia Portes e direção...

Vino Fragoso em A Pequena Prisão - Crédito Letícia Cecília
AgendaTeatro

“A Pequena Prisão” volta aos palcos na Casa de Cultura Laura Alvim

Descrito como “belo”, “impactante” e “impecável” por artistas como Marieta Severo, Matheus...

HAMLET 8X16 Crédito Pio Figueiroa (6)
Agenda

Mostra Ocupa Boal apresenta nova temporada de “Hamlet 16×8”

Depois do sucesso da primeira temporada no Rio em julho, o solo...

Foto Giovana Sanches Martins
AgendaClássicosShows

RioHarpFestival ganha versão latino-americana com entrada gratuita

Programação integra a I Semana de Arte do Rio de Janeiro com...

Captura de tela 2026 09 15
AgendaTeatro

Vladimir Brichta estreia O Menor Palco do Mundo

A história real do premiado autor australiano Kim Crotty aborda a paternidade...

Céu Foto Luiza Ananias
AgendaMúsica

Noites Brasileiras com música brasileira a preços populares

De setembro a dezembro, a Autêntica recebe o Noites Brasileiras, projeto realizado...

MIEDKA IN SAIO Foto Hamilton Ramos
Agenda

“Miêdka – Uma Metáfora do Encontro” reestreia na Funarte SP

Depois de décadas de trajetórias que se cruzaram em importantes companhias de...

WhatsApp Image 2026 09 17 at 17.46.09
AgendaFestivaisTeatro

18ª FITA anuncia programação e homenagem para Arlete Salles

Um dos mais tradicionais eventos de artes cênicas do Brasil tem abertura...

Grace Gianoukas como Dora (Crédito fotográfico: Dalton Valério)
AgendaTeatro

Grace Gianoukas chega ao RS com seu novo espetáculo, “Dora”

Atriz se apresenta no festival Porto Alegre em Cena, na pré-abertura do...