Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

“Muito perturbadoras” – Tim Burton ataca recriações de seu estilo com IA: “É como um robô levando sua humanidade, sua alma”

O Buzzfeed postou um artigo com imagens por uma plataforma de IA recriando personagens Disney no estilo de Tim Burton. Os resultados retrataram Elsa de “Frozen” e a Princesa Aurora de “A Bela Adormecida” como se fossem as estrelas de “Noiva Cadáver” e outros filmes do cineasta.

Em uma entrevista recente ao The Independent, Burton reagiu com horror às recriações de IA de seu estilo característico. “Eles fizeram a IA fazer minhas versões dos personagens da Disney”, disse Burton.

“O que isso faz é sugar algo de você”, continuou ele. “Isso tira algo da sua alma ou psique; isso é muito perturbador, especialmente se tiver a ver com você. É como se um robô levasse sua humanidade, sua alma.”

“Não consigo descrever a sensação que isso lhe dá. Isso me lembrou de quando outras culturas dizem: ‘Não tire minha foto porque isso está tirando sua alma’”.

Quem não passou muitos anos desenvolvendo sua arte pode achar ‘frescura’ o comentário de Burton e outros criadores, mas não há dúvidas que copiar o estilo de um artista com inteligência artificial é praticamente pirataria. E não somente nas artes visuais, já que até mesmo a indústria da música já está explorando a inteligência artificial para ‘recriar’ canções de artistas que já morreram.

Wes Anderson , outro cineasta com uma linguagem singular, também já comentou o assunto durante sua turnê de imprensa “Asteroid City”:

“Se alguém me enviar algo assim, eu imediatamente apago e digo: ‘Por favor, desculpe, não me envie coisas que as pessoas estão fazendo comigo’”, disse Anderson em entrevista ao The Times de Londres. “Porque não quero olhar para isso e pensar: ‘É isso que eu faço? É isso que quero dizer?’ Não quero ver outra pessoa pensando muito sobre o que tento ser porque, Deus sabe, eu poderia então começar a fazer isso.”

Burton está atualmente divulgando uma nova exposição de arte de seu trabalho, que será lançada no Museo Nazionale del Cinema, em Torino, no próximo mês.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Chris Claremont volta ao Wolverine para minissérie do 50º aniversário do herói

Próxima publicação

Laura Pausini anuncia álbum “Anime Parallele” e turnê com passagem no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir