Olivia Rodrigo está abordando os rumores de que “Vampire”, o primeiro single de seu segundo álbum “Guts”, é direcionado sobre Taylor Swift.
“Fiquei muito surpresa quando as pessoas pensaram isso”, disse ela ao Guardian. “Eu nunca quero dizer sobre quem é qualquer uma das minhas músicas. Nunca fiz isso antes em minha carreira e provavelmente não farei. Eu acho que é melhor não classificar uma música do que falar sobre isso.”
As especulações sobre a ligação de “Vampire” a Swift surgiram de alegações de plágio relacionadas a faixas do álbum de estreia de Rodrigo, “Sour”. Depois que os fãs perceberam que sua faixa “Deja Vu” compartilhava semelhanças com “Cruel Summer” de Swift, ela acabou cedendo 50% dos créditos e royalties da faixa para Swift.
Além de Taylor Swift, Rodrigo também recebeu acusações de plágio contra seu destaque “Good 4 U”, comparando a música ao sucesso “Misery Business” do Paramore, ao qual Olivia Rodrigo também cedeu os créditos e royalties de volta para a banda.
A letra de “Vampire” levou os fãs a acreditar que a faixa era sobre a questão de créditos/royalties entre os dois artistas, já que a letra de Rodrigo faz referência a ser sangrado em prol do estrelato e do status: “Bloodsucker, famafucker / Bleedin’ me dry, like a goddamn vampire .”
Quando as alegações de plágio surgiram pela primeira vez, Rodrigo revelou que era “decepcionante ver as pessoas tirarem as coisas do contexto e desacreditarem o trabalho de qualquer jovem”. Agora, porém, ela compartilha que tem uma compreensão melhor do funcionamento interno da indústria musical.
“Eu era muito inexperiente sobre como funcionava a indústria da música, o lado litigioso”, disse ela. “Sinto que agora sei muito mais sobre a indústria e me sinto… mais bem equipado nesse aspecto. Não foi algo em que pensei muito.”
“Guts” de Rodrigo, a continuação de “Sour”, ganhadora do Grammy, fez sua estreia nesta sexta-feira pela Geffen Records.
Com informações via Variety, Guardian.
Comente!