Tyler, The Creator escolheu uma trilha brasileira para a nova campanha publicitária de sua marca de roupas, a Golf Le Fleur, mas ‘esqueceu’ de negociar os direitos autorais da música apropriada.
O rapper americano escolheu “Duplo Sentido” (1973), composta por Gilberto Gil, cantada por Tetê da Bahia em 1976, para lançar as peças da nova coleção da marca. O vídeo tem mais de quatro minutos e traz a faixa quase na íntegra.
No YouTube, Tetê é citada no trecho de descrição do vídeo.
Segundo a assessoria de Gilberto Gil, a Sony Publishing administra a obra do autor e não deu autorização prévia e será exigida reparação financeira.
Tyler, que já declarou ser fã de Gil, fez uma ligação para tentar resolver a questão e pediu desculpas pelo uso da música sem autorização.
Nas redes sociais, Gilberto Gil compartilhou um texto do empresário e produtor Evandro Fióti no qual ele cita o caso:
“Amo o querido [Tyler, The Creator]. Mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais? Não dá pra alegar desconhecimento. Custo acreditar que, se fosse o contrário, a resolução seria amistosa. Isso não é valorizar o Brasil. Nem os criadores. Espero que tudo se resolva de forma justa e equilibrada. Mas que vacilo.”
Comente!