O Auto da Compadecida 2, lançado em 25 de dezembro de 2024, é uma sequência do aclamado filme de 2000, baseado na peça homônima de Ariano Suassuna — leia aqui a crítica do Cesar Monteiro: O Auto da Compadecida 2 é a prova de que o cinema nacional aprendeu a fazer continuações desnecessárias.
Um dos maiores nomes da literatura brasileira, Ariano Suassuna faleceu em 2014 e assim, a família de Ariano, especialmente seu filho Manuel Dantas Suassuna e seu neto João Suassuna, aproveitaram sua morte para faturar encima de uma das maiores obras da literatura brasileira em troca de engordar suas contas correntes.
Segundo informações na imprensa, Manuel Dantas Suassuna solicitou ao diretor Guel Arraes incluir personagens de outras peças de Ariano, já o neto João Suassuna, destacou que a família participou do roteiro de forma intimista, artística, ética e afetiva. Eles forneceram materiais, obras, pensamentos e ideais do autor, como se de alguma forma tivessem alguma relação com a criação da obra original.
A estreia de “O Auto da Compadecida 2” não foi um sucesso de público e crítica esperado, provando que mesmo uma obra sensacional como a de Ariano Suassuna pode ser descaracterizada pela cobiça em faturar alto. Melhor ainda se o autor já não estiver mais presente, assim claro a família pode desfrutar dos espólios como se tivesse alguma autoridade moral.
No fim, ao menos a obra original permanecerá preservada no tempo, assim como o nome de Ariano Suassuna.
Comente!