Com chuva de hits e algumas novidades, Pixies sacodem a nação indie carioca

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There is a wait so long/(So long, so long)/You’ll never wait so long

O trecho do maior sucesso do Pixies, ‘Here Comes Your Man’ fez todo sentido para os fãs que encheram o Vivo Rio na última terça-feira (11) no Rio de Janeiro para conferir a banda de Boston, liderada por Frank Black/Black Francis. Uma espera de 35 anos para conferir ao vivo uma das bandas mais importantes da cena rock independente, que influenciou inclusive o Nirvana, fato que Kurt Cobain nunca escondia.

Um retorno do Pixies após à traumática separação em 1993 era tão improvável quanto uma volta do The Smiths. Mas surpreendentemente, Frank Black e a baixista Kim Deal, se não superaram as desavenças que puseram fim no grupo, ao menos selaram um acordo e a banda voltou a excursionar em 2004, vindo ao Brasil no Curitiba Pop Festival, retornando no SWU em Itu, em 2010. Houve ainda uma passagem pelo Lollapalooza em 2014, já sem Kim, e a nação indie carioca continuava a ver navios.

Dessa vez, a banda que é atração do Popload Festival em São Paulo resolveu fazer uma parada no Rio e, com status de dinossauros indie, brindou os fãs com um show energético de quase duas horas (1h58 para ser preciso), com uma chuva de hits e algumas novidades em um setlist de 38 músicas.

Os primeiros acordes de ‘Gounge Away’ se deram pontualmente às 21h30 marcadas no ingresso (castigando os “atrasildos”) e na sequência outro grande hit, ‘Wave of Mutilation’. A seguir, a banda executou as antigas menos conhecidas ‘Broken Face’, ‘Crackity Jones’, ‘Isla de Encanta’, ‘Something Against You’, até retornar aos sucessos com ‘Head On’, cover do Jesus & Mary Chain que se moldou perfeitamente ao estilo do Pixies, e ‘Mokey Gone To Heaven’.

Foto: Eduardo Figueiredo (via Jornal do Brasil)

O repertório focou no período clássico, entre 1987 e 1991, privilegiando o álbum mais popular da banda, “Doolittle”, de 1989, que apareceu com 9 músicas. Da era moderna o foco foi o disco novo, “Doggerel”, lançado nesse mês de outubro. Dele saíram 4 faixas tocadas seguidamente (entre elas as boas ‘Vault of Heaven’ e ‘Who’s More Sorry Now?’), deixando de castigo aqueles que não têm acompanhado os últimos trabalhos da banda. Ainda houve espaço para uma do disco de 2016, “Head Carrier” (‘All Saints’), e duas do penúltimo, “Beneath the Eyrie” (‘Saint Nazaire’ e ‘Death Horizon’). Já “Indie City” de 2014, primeiro disco de inéditas desde o retorno, não apareceu.

As composições recentes até foram bem recebidas, sobretudo pelos fãs mais ardorosos, mas nada que se compare ao êxtase provocado pelos hits. Curioso que ‘Debaser’ foi o sucesso que provocou maior euforia na noite, até mais do que a radiofônica ‘Here Comes Your Man’, que puxou o último ato do show. Esse segmento enfileirou uma sequência matadora de 11 clássicos, incluindo ‘Velouria’, uma reprise de ‘Wave Of Mutilation’ com andamento mais lento, e ‘Where Is My Mind?’, finalizando com o cover de Neil Young ‘Winterlong’.

No palco, Black nos vocais guitarra e violão e Joey Santiago (guitarra líder) continuam formando uma dupla infernal, com química azeitada, amparada pela bateria (cada vez melhor) de David Lovering. Os cariocas não puderam realizar o sonho de ver a formação original com Kim Deal no baixo, mas a argentina Paz Lenchantin – ex-integrante do Zwan de Billy Corgan, no Pixies desde 2014 – não faz feio como substituta. É superior tecnicamente, porém sabe que não pode se afastar muito da antecessora, e procura reproduzir até os vocais desafinados (porém marcantes) de Kim.

Mesmo com uma plateia tão animada e calorosa, não houve os protocolares “eu amo o Brasil” ou quaisquer outras palavras em português. Sem interação nenhuma com o público. preferiram agraciar os presentes com música sem parar, dispensando até aquela saidinha ensaiada para voltar no bis. O agradecimento pelo carinho dos fãs se deu na despedida, com acenos e olhares verdadeiramente felizes dos músicos, sob intensos aplausos de uma plateia com a alma lavada.

Setlist:

1- Gouge Away
2- Wave of Mutilation
3- Broken Face
4- Crackity Jones
5- Isla de Encanta
6- Something Against You
7- Head On
8- Monkey Gone to Heaven
9- Human Crime
10- Cecilia Ann
11- Planet of Sound
12- St. Nazaire
13- Vault of Heaven
14- Who’s More Sorry Now?
15- The Lord Has Come Back Today
16- There’s a Moon On
17- Gigantic
18- Bone Machine
19- Cactus
20- I’ve Been Tired
21- Tame
22- Debaser
23- Hey
24- Caribou
25- All the Saints
26- Death Horizon
27- Here Comes Your Man
28- Vamos
29- Nimrod’s Son
30- The Holiday Song
31- Motorway to Roswell
32- I Bleed
33- River Euphrates
34- Rock Music
35- Velouria
36- Wave of Mutilation
37- Where Is My Mind?
38- Winterlong

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