Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

“É Porco?”, de Alexandre de Castro Gomes e Jean-Claude Alphen

Uma história divertida que traz como referência o clássico Os três porquinhos e o lobo mau.

Em “É porco?”, o escritor Alexandre de Castro Gomes e o ilustrador Jean-Claude Alphen convidam o pequeno leitor a cantarolar o texto, como na já conhecida cantiga “Quem tem medo do lobo mau?”.

Lançamento da Globinho, selo infantil da Editora Globo, o livro propõe uma brincadeira para que o leitor fique curioso em saber quem está pedindo para entrar na casa. O jogo proposto no texto é facilmente assimilado pelas crianças: se for porco pode entrar! A narrativa estimula a curiosidade, a formulação de hipóteses e a brincadeira com o vilão da história, o lobo.


É porco? é indicado para que os adultos leiam aos bebês ou para que leitores em fase de alfabetização arrisquem as primeiras leituras.

Análise

Uma releitura do clássico conto dos Três Porquinhos, onde os autores brincam com bom humor a musicalidade da história. A fábula, contada e recontada, popularizada pela versão da Disney que aqui ganha novos tons, como é apresentada na sinopse da editora.

O professor Alexandre de Castro Gomes, Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada e especialista em Literatura Infantil e Juvenil, desenvolve uma releitura brincalhona para as crianças. Autor de mais de 40 livros, sempre com sua prosa inusitada e divertida, prendendo a atenção do leitor com suas produções, com boas reflexões e boas risadas. Aqui traz um livro com uma linguagem leve e bem infantil

Em É Porco? essa premissa divertida aliada aos desenhos de Jean Claude Ramos Arphen, premiadíssimo ilustrador, que garante ainda mais comicidade ao texto. Indo além de meros elementos decorativos, servindo de auxílio especial ao texto.

Entendemos que se trata de uma obra mais infantil, entretanto a leveza com que ambienta a narrativa aguçando a curiosidade das crianças, também diverte os adultos nas hipóteses levantadas na brincadeira com o célebre antagonista do conto. Entretém e diverte, tanto que o livro recebeu o Selo Altamente Recomendável 2022, da FNLIJ, foi selecionada pelo MEC para o PNLD Literário 2022, entre outras.

É Porco?

É Porco?
8 10 0 1
Nota: Excelente - 8/10
Nota: Excelente - 8/10
8/10
Total Score iExcelente
Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Peça “Os Condenados” faz temporada no Espaço dos Satyros

Próxima publicação

Duetos – Peça com Patricya Travassos e Marcelo Faria estreia no Teatro das Artes, no Rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir