AcervoCríticasTV

A importância e a extravagância de “The Get Down”

Compartilhe
Compartilhe

Alardeada como a série mais cara do catálogo próprio da Netflix, The Get Down é, acima de tudo, seu produto mais passional. No recorte um tanto glamouroso do surgimento do hip hop e da  disco music no Bronx, bairro pobre de Nova York, mescla ficção e fatos reais. É muito curioso que o projeto tenha partido de um… Australiano, o diretor Baz Luhrmann, que empreendeu muita suntuosidade em Hollywood em projetos como Moulin Rouge e The Great Gatsby. Luhrmann é um diretor audaz, e isso nesse caso, também significa estar sempre na linha tênue entre o incrível e o cafona. A série pende para os dois lados de maneira bem explícita, mas o saldo é positivo 

A história, ambientada em 1977, mostra a história do adolescente Ezekiel Figuero (Justice Smith), que possui grande talento em escrever poesias. Zeke (como é chamado na maior parte da série), é órfão de pai e de mãe, que foram vítimas da violência urbana cotidiana do Bronx, e vive com parentes bem ordinários. Ele passa seus dias alimentando a paixão pela música e por Mylene (Herizen F. Guardiola), que tem o sonho de ser cantora.

Mylene é de família cristã, onde, principalmente seu pai, Ramon Cruz (Giancarlo Esposito), não apoia o seu sonho de ser cantora. Zeke também é pianista e costuma tocar na Igreja Pentecostal em que o pai de Mylene é pastor. Ambos têm aspirações na arte, mas tem seus rumos mudados. Zeke acaba por conhecer Shaolin Fantastic (Shameik Moore), uma figura conhecida no Bronx. Mylene começa a ter o apoio do seu tio,  “Papa Fuerte” (Jimmy Smits), que contrata Jackie Moreno (Kevin Corrigan), um produtor musical.

O contexto histórico e político da época, e as transformações que trazem para os personagens em seus meios, são bem desenvolvidos no roteiro. Um dos pontos chave disso está no episódio em que Dizzee (Jaden Smith) percebe o despertar de sua sexualidade, numa noite lisérgica. Paralelo a isso, Baz é muito sedutor na ambientação disso, e até mesmo com uma certa áurea mágica que agrega aos personagens. Mas é bem nesse uso desvairado do lúdico que, por vezes, quase compromete a fluidez do universo que cria. Por outro lado, numa explícita demonstração de amor à música, o diretor criar um libelo musical instigante e cheio de catarses para nos divertir.

Apesar de se pautar nos gêneros citados, são as canções do britânico Michael Kiwanuka, em seu misto de soul indie que engradecem a maioria das cenas. Ou tente ficar indiferente nas tomadas etéreas em que ao fundo está tocando “Love & Hate” ou mesmo nas mais feéricas, sublinhadas pela intensa “Black Man In A White World“. Nesses momentos, The Get Down se sobrepõe aos excessos de seu criador e atinge a mágica que ele tanto busca.

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

1 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasGames

O que Sucedeu em Next of Kin?

Em agosto de 1990, Thomas Anderson e sua esposa Martha decidiram se...

FilmesNotíciasPremiaçõesSériesTV

Walter Salles comemora as indicações de Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro

Fernanda Torres conquistou uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme “Ainda...

SériesTrailersTVVideos

Ruptura tem trailer da 2ª temporada revelado

O Apple TV+ divulgou na CCXP24 uma nova prévia para a aguardada 2ª temporada...

CríticasGames

Rage of the Dragons Neo valhe as bolhas nos dedos!

Houve um tempo, ainda que curto, em que os jogos de luta...

CríticasFilmes

A Guerra dos Rohirrim confirma a vastidão a ser explorada no universo de Tolkien

Depois da monumental versão cinematográfica de “O Senhor dos Anéis” empreendida por...

AcervoShows

Cida Moreira apresenta Um Copo de Veneno em São Bernardo do Campo

Cantora, pianista e atriz Cida Moreira apresenta o show Um Copo de...

MúsicaNotíciasShowsTV

Globo negocia transmitir megashow de Lady Gaga no Rio de Janeiro

A TV Globo está em negociações avançadas com a prefeitura do Rio...