CríticasSériesTV

“Lockerbie: A Search For Truth”, um achado de minissérie

Compartilhe
Compartilhe

Desde que sua filha, Flora (Rosanna Adams), foi morta no atentado ao voo Pan Am 103 em 21 de dezembro de 1988, o doutor Jim Swire (Colin Firth) lidera uma campanha para descobrir a verdade sobre o que aconteceu e ver os responsáveis serem levados à justiça. Essa jornada tem sido repleta de reviravoltas, já que o médico foi forçado a navegar por um labirinto de política global, governos pouco cooperativos, possíveis encobrimentos e o declínio do interesse público no ataque terrorista mais mortal da história do Reino Unido.

Desde o início, Lockerbie: A Search For Truth é ao mesmo tempo angustiante e surreal. Ver esse evento trágico pela perspectiva única dos moradores da pequena cidade escocesa, enquanto os destroços do voo 103 caíam sobre eles, é verdadeiramente aterrorizante. O cenário pós-acidente é quase apocalíptico, com um bairro literalmente devastado. A recriação do local do acidente é brilhante, mas respeitosa, transmitindo uma atmosfera sombria. Há uma sensação palpável de desespero, de “por onde começar?”. São os pequenos detalhes, no entanto, que mais chocam, como ver talheres do avião espalhados pelo chão. E, ainda assim, a narrativa cresce após o evento. A busca de Jim pela verdade leva a lugares inesperados e surpreendentes.

Colin Firth (Kingsman) e Catherine McCormack (a Anika de The Witcher) entregam performances fantásticas como Jim e Jane Swire, um casal que viu sua família ser dilacerada em um piscar de olhos naquela noite fatídica. Suas interpretações do luto e das diferentes formas como ele os afeta são cruas e genuínas. Firth – que passou tempo com os Swires para se preparar para a minissérie – traz uma chama e uma determinação a Jim, mas também um vazio. É como se algo dentro dele estivesse faltando, o que é compreensível. Sua incapacidade de descansar até obter respostas é igualmente comovente. Já McCormack, como Jane, retrata de forma impactante a luta contra a perda, atormentada não apenas pela morte da filha, mas pela forma horrível como isso aconteceu.

Curiosamente, você se vê sentindo pena de Jim e, ao mesmo tempo, admirando-o. As medidas extremas que ele toma são impressionantes, e a série faz um excelente trabalho ao desvendar essa história incrivelmente complexa. Muito do que ocorreu não era de conhecimento do público em geral, muito menos dos lugares que a campanha de Jim o levou. Nada disso inspira confiança no governo, nos políticos ou até mesmo no sistema de justiça, já que há uma sensação clara de interferência por parte daqueles no poder. As interações de Jim com Murray Guthrie (Sam Troughton) – uma figura que representa jornalistas e especialistas que cobriram o caso do voo 103 e ajudaram Jim ao longo dos anos – são esclarecedoras. No entanto, a série também não evita o fato de que a dedicação de Jim pode ter custado algo além da perda que ele já sofreu.

Vale notar que Lockerbie: A Search For Truth é baseado no livro de Jim Swire (The Lockerbie Bombing – A Father’s Search for Justice), escrito em colaboração com Peter Biddulph. Portanto, a série segue suas crenças sobre o incidente e suas consequências. Embora não afirme categoricamente que ele está certo – mesmo que as ações e aparente inação dos governos do Reino Unido e dos EUa sejam sugestivas –, a narrativa é, em grande parte, sob sua perspectiva. Ao longo da série, Abdelbaset al-Megrahi – um suposto oficial da inteligência líbia e o único homem condenado pelo atentado – é brilhantemente interpretado por Ardalan Esmaili, que consegue humanizar esse homem tão vilipendiado. Através de sua atuação, vemos al-Megrahi sob uma luz muito diferente.

A minisérie pode não desafiar o público a tirar suas próprias conclusões, mas ela faz um excelente trabalho ao destacar as discrepâncias no caso, especialmente quando o julgamento de al-Megrahi e Al Amin Khalifah Fhimah (Mudar Abbara) entra em foco. Isso pode até mesmo inspirar ou revitalizar o interesse no caso. Dito isso, apesar do interesse renovado e da incrível campanha de Jim por respostas, é difícil não sair da minisérie com uma sensação de desesperança. A verdade sobre o voo Pan Am 103 será alguma vez conhecida? Os responsáveis serão levados à justiça? A resposta não saberemos

NOTA: 8,5

Lockerbie: A Search For Truth

Lockerbie: A Search For Truth
85 100 0 1
Nota: 8.5/10 Excelente
Nota: 8.5/10 Excelente
85/100
Total Score iExcelente
Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmes

“Aqui” traz Robert Zemeckis apoiado em seus maneirismos

Há cineastas que quando anunciam um novo projeto, inevitavelmente criam uma grande...

CríticasMangá

Pássaros que cantam não podem voar, de Kou Yoneda

Yashiro, um líder manipulador da máfia, evita envolvimentos com subordinados, mas se...

CríticasSéries

Minissérie “Irracional” é um thriller com toques de modernidade

Um astro em ascensão, com duas indicações consecutivas ao Oscar de Melhor...

CríticasSériesTV

Pergunte às Estrelas – série mistura romance e ficção científica

Pergunte às Estrelas (When the Stars Gossip) oferece uma narrativa que combina...

CríticasMúsicaShows

Blitz e Lobão promovem encontro do Rock Brasil Anos 80 no Rio

Dois ícones do rock carioca subiram ao palco do Qualistage no último sábado (8). A Blitz, que...

NotíciasSériesTV

Fã encontra episódio perdido de ‘Chaves’ de 1974 com aparição da Malicha

Imagine descobrir um pedaço perdido do passado, algo que poucos conheciam e...

AgendaSéries

Série “De Menor” fará pré-estreia no Festival de Berlim

“De Menor – A Série”, novo trabalho da diretora paulista Caru Alves...

CríticasSériesTV

Light Shop: Entre a Vida e a Morte é uma jornada existencial no Disney+

No universo do entretenimento global, poucas indústrias têm se destacado tanto quanto...