Os anos 1990 foram uma década diferenciada, em especial pelas séries animadas. Darkwing Duck, Os Gárgulas, Duck Tales – Caçadores de Aventuras e a Esquadrilha Parafuso foram apenas alguns dos melhores desenhos animados já feitos. Isso tratando só da Disney.
Pode parecer um saudosismo, mas o que temos hoje são animações que entretem, mas poucas foram tão épicas, divertidas com suas aventuras. Eles nunca falavam mal com as crianças e sempre as levavam em uma aventura incrível após a outra. A Disney nunca foi capaz de recapturar tal imaginação. Vamos relembrar de uma dessas animações nesse artigo.
Música da Abertura e de Encerramento
Desenvolvimento e Roteiro
TaleSpin (Esquadrilha Parafuso no Brasil) foi um desenho animado spin-off de Mogli: O Menino Lobo (The Jungle Book) criada por Jymn Magon (1949) e Mark Zaslove (1959) e produzido pela Walt Disney Pictures. A Disney decidiu fazer com personagens de Mogli, o Menino Lobo (1967) após os sucessos dos relançamentos teatrais do filme em 1984 e 1990.
De acordo com os criadores da série, Esquadrilha Parafuso foi um projeto apressado para preencher uma lacuna na programação da tarde da Disney, além de evitar que as pessoas fossem demitidas no departamento de animação televisiva.
O nome TaleSpin é um trocadilho com a palavra em língua inglesa “tailspin“, que é uma expressão para definir uma rápida queda proposital de um avião em espiral. A palavra “Tale” do nome é originário da série DuckTales, pois o personagem Capitão Bóing era originalmente cotado para estrelar a série, depois substituído pelo urso Balu.
Pegando o personagem mais popular de Mogli: O Menino Lobo , Balu (Baloo),os criadores desenvolveram a um cenário que mistura Lendas do Macaco Dourado (1987), O Castelo no Céu (1986) de Hayao Miyazaki e Casablanca (1942).
A série se desenvolve na Cidade-Estado de Cabo Suzette (Cape Suzette, no original, trocadilho com o nome da sobremesa Crêpe Suzette), envolta em altas montanhas onde só é possível chegar através de uma pequena fenda e de avião. Totalmente protegida por pesada defesa anti-aérea, a cidade é um lugar seguro para todos, em especial contra os piratas que rondam a região. Não há presença de personagens humanos, e a série se passa mas parece estar em meados da década de 1930, com base no hidroavião de Baloo e outras coisas, possivelmente nos últimos estágios da Grande Depressão.
Toda a narrativa se desenvolve no urso piloto Balu, que passa a ser empregado de empresária Rebecca Cunningham, quando essa compra a empresa dona do avião Marreco (Sea Duck) e a renomeia para “Me Chame para Voar” (Higher For Hire). Um jovem e ambicioso garoto (urso) chamado Kiko Chutanuvens conhece Balu e começa a seguí-lo nas entregas aéreas.
As aventuras geralmente envolvem encontros com uma gangue de piratas aéreos liderados por Don Karnage, bem como com representantes de Thembria, ou outros obstáculos muitas vezes ainda mais estranhos.
Elenco Principal
- Baloo von Bruinwald XIII (Balu) (dublado por Ed Gilbert (1931–1999) é o personagem principal da série, baseado principalmente no urso de Mogli: O Menino Lobo da Disney, mas com um boné de vôo e uma camisa amarela (e mãos de quatro dedos ao contrário do longa que tinha garras). Embora preguiçoso, desleixado, pouco confiável e sempre falido, também é um excelente piloto e capaz das manobras mais ousadas no ar. Gilbert (Transformers) substituiu Phil Harris (1904-1905), que originalmente havia sido contratado para reprisar seu papel de Baloo. Aos 85 anos, Harris havia perdido seu timing cômico, e os produtores concluíram que não seria capaz de lidar com a carga de uma série de 65 episódios
- Kit Cloudkicker (Kiko Chutanuvens) (dublado pelo hoje empresário RJ Williams (1978) é um filhote órfão de urso e o navegador a bordo do Marreco. Balu lhe dá os mesmos apelidos, que deu a Mowgli, sua ambição era se tornar piloto e comprar sua própria aeronave. Corajoso, usava um dispositivo que surfava nas nuves, foi um membro dos Piratas do Ar.
- Rebecca Cunningham (dublada por Sally Struthers (1947) a jovem ursa marrom de longos cabelos castanhos no estilo dos anos 1940 que comprou o serviço aéreo de Balu e seu avião. Empresária despretensiosamente atraente, mas astuta, tem uma filha, a aventureira de seis anos, Molly (dublada por Janna Michaels-Parr (1983). Struthers é atriz conhecida por séries e filmes e Janna trabalha como designer de interiores, longe das câmeras.
- Wildcat (Damião) (dublado por Pat Fraley (1949) o Krang de Tartarugas Ninjas) o mecânico atrapalhado e dorminhoco do avião Marreco de Balu. Damião está sempre de bom humor e normalmente “conserta” o avião com pancadas.
- King Louie (Rei Louie): outro personagem migrado de Mowgli para a série, é o oragotando dono de uma taverna onde vários aviadores vão para beber e gastar o tempo livre.
- Don Karnage (dublado por Jim Cummings (1952), que dubla também o Rei Louie) líder de uma gangue de piratas aéreos, sempre tenta roubar as cargas do avião Marreco pilotado por Balu. Seu avião é quase uma fortaleza flutuante chamada Abutre de Ferro, inspirada em ficções de Julio Verne. Ele é o principal antagonista da série com seus comparsas, os Piratas do Ar.
- Shere Khan (dublado por Tony Jay (1933–2006), o Frollo de O Concurda de Notre Dame ) é um tigre-de-bengala que está sempre vestido com terno e gravata, empresário dono de uma corporação que leva seu nome, chamada Industrias Khan. Assim com Balu e Louie, também está presente em Mowgli , sendo o principal vilão da trama.
No Brasil foi exibido pela Rede Globo de 1993 a 1995 nas manhãs de domingo no Disney Club (homônimo ao do SBT, mas com conteúdo diferente) e pela TV Colosso. Entre 1999 e 2004, foi exibido pelo SBT nos extintos Disney Club, Disney CRUJ e Festolândia.
Veredicto
Crescendo nos anos 1990, A Esquadrilha Parafuso traz a nostalgia do Disney Club e vê-lo novamente como um adulto me faz amar ainda mais essa série. Uma animação bem criativa e ainda se mantém agora em 2024 envolvente. Os diferentes episódios são preenchidos com ótimas ideias criativas e histórias feitas para crianças e adultos. Esta é uma jóia de uma época em que as animações tinham mais coração do que parece hoje em dia, e está disponível no streaming da Disney.
Comente!