CríticasSéries

Série nacional “Chuva Negra” foca na complexidade das famílias modernas

Série do Canal Brasil também dá show no quesito inclusão

Apesar de tantos pesares, a produção nacional de séries segue a todo vapor. Mesmo com um governo que desprezava a cultura e atravessados por uma pandemia paralisante para todos os setores da sociedade, novas séries foram feitas no território tupiniquim, a exemplo da excelente Chuva Negra.

Na cidade de Chuva Negra mora o casal Geraldo (Zécarlos Machado) e Nancy (Julia Lemmertz) e seus três filhos: Vitor (Rafael Primot), recém-desempregado, Zeca (Marcos Pitombo), considerado um eterno garotão sem responsabilidade, e Lucas (João Simões), um adolescente com síndrome de Down. A felicidade da família é interrompida numa viagem do casal a Jerusalém: o avião em que Geraldo e Nancy estavam desaparece do espaço aéreo.

Tendo de lidar com um luto sem corpos, a família volta a se reunir sob um mesmo teto. Vitor, afundando em dívidas, leva consigo a esposa Julie (Vanessa Giácomo) e o filho bebê. Além de Vitor, Zeca, Lucas e Julie, vive também na casa a agregada Micha (Leona Jhovs). E quem chega para completar o cenário de caos é a inconveniente tia Yara (Denise Del Vecchio).
No começo de cada episódio vemos flashbacks que nos contam mais sobre a vida a dois de Nancy e Geraldo. Além da presença inesperada dos patriarcas, a série ainda conta com a trama paralela dos vizinhos da família, o casal formado por Rocha (Kiko Pissolato) e Orlando (Dudu de Oliveira).


Chuva Negra é uma destas raras séries em que não existem protagonistas e coadjuvantes: cada personagem tem uma trama bem desenvolvida em algum momento dos dez episódios. Por exemplo: Micha não é somente quem mais cuida de Lucas, ela é também uma mulher trans que se aproxima de Vitor e que sofre com a iminente saída do seu pai da prisão, onde ele foi encarcerado após tê-la agredido.

Foi muito divulgado o fato de que Chuva Negra traz o primeiro protagonista com Síndrome de Down da televisão brasileira. João Simões é espontâneo como Lucas, e com certeza só conseguiu ter uma boa performance porque é tratado com muito respeito e carinho por seus colegas de cena.

Yara é uma personagem construída em cima do clichê “pessoa insuportável”. Tudo o que ela faz já vimos sendo feito por pessoas horríveis, como acusar a empregada de furto e dizer para um homossexual “eu não sou preconceituosa, mas não quero ver dois homens de mãos dadas na rua”. Essas atitudes nos são apresentadas de modo didático – como seriam se fossem parte de uma novela – como coisas a não fazer.

Rafael Primot, além de interpretar Vitor, é também criador e co-diretor da série, dividindo a função atrás das câmeras com Otávio Pacheco. Ele se sai bem em ambas as funções, dando profundidade dramática para o personagem, em especial em suas interações com Julie e Micha, e é competente na batuta, tirando de todos os artistas interpretações emocionantes.

Os créditos trazem a informação de que Chuva Negra foi “filmado em locação na cidade de São Paulo com o apoio da São Paulo Film Commission”. Tal comissão, como consta no site oficial, tem como objetivo “transformar a cidade em um cenário a céu aberto, facilitando as filmagens nacionais e estrangeiras”. Tal iniciativa ajuda não somente a indústria audiovisual, mas também o turismo e o comércio, fazendo o dinheiro circular na maior metrópole do Brasil. Se considerarmos o recente desprezo pela atividade cultural, a São Paulo Film Commission, indo na contramão, mostra o impacto positivo desta indústria na economia, algo que é muito bem-vindo.


Chuva Negra é uma destas raras séries nas quais você se afeiçoa a todos os personagens – e ainda tem um plot twist de tirar o fôlego. A cada episódio, a vontade é descobrir mais e mais sobre esta família e aqueles que os cercam, deixando o espectador em muitos momentos angustiado, emocionado e intrigado. Como toda boa série faz.

Chuva Negra

Chuva Negra
10 10 0 1
Nota: 10/10: Épico
Nota: 10/10: Épico
10/10
Total Score iÉpico

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

SériesTrailersTVVideos

Ahsoka encontra Anakin no trailer da 2ª Temporada

Prévia foi revelada na D23, em que foi divulgada também a data...

CríticasFilmes

O Fim da Rua e o ensaio sobre a finitude

O Fim da Rua, produção assinada por J.J. Abrams e sua produtora...

CríticasFilmes

“Homem-Aranha: Um Novo Dia” e a árdua tarefa de recomeço

Novo longa abraça a essência clássica do herói, longe das muletas do...

FilmesNotíciasSéries

Netflix revela que usou Inteligência Artificial em cerca de 300 filmes e séries

Em relatório para investidores, a gigante do streaming admite o uso de...

SériesTrailersTVVideos

“Lanternas” ganha trailer inédito na SDCC com Kyle Chandler e Aaron Pierre

Apresentando uma pegada de investigação policial sombria, a aguardada série da DC...

CríticasFilmes

‘A Odisseia’ é o mais novo espetáculo de Christopher Nolan

Com um Matt Damon impecável e um visual que resgata a densidade...

CríticasTeatro

Incondicionais, do Amok Teatro: histórias de mulheres do sistema carcerário contadas à equipe de cuidado

No espetáculo Incondicionais, do Amok Teatro, com direção e dramaturgia de Ana...