Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

That ‘90s Show se sai bem surfando na onda da nostalgia

Nostalgia é uma coisa curiosa. Todos nós já a sentimos vez ou outra. É comum pensarmos com carinho – e vontade de voltar no tempo – na época de nossa adolescência e juventude. Olhar para trás dez ou vinte anos, ou mesmo mais, e dizer “que tempo bom!”. Foi isso que a série That ‘70s Show fez lá no final dos anos 1990: rememorou a década de 1970 com carinho. O tempo passou, e chegou a hora de olhar para trás, para a década de 1990, com aquela mesma família setentista que nos legou tantas risadas.

Agora casados, Eric (Topher Grace) e Donna (Laura Prepon) vão passar o feriado de quatro de julho na casa dos pais de Eric, o inigualável casal Kitty (Debra Jo Rupp) e Red (Kurtwood Smith), em Point Place, Wisconsin. A filha deles, Leia (Callie Haverda), os acompanha na viagem de feriado, e logo conhece a vizinha, Gwen (Ashley Aufderheide) – que mora onde Donna morava lá nos anos 70. Com uma nova turma de amigos, Leia pede para passar o verão na casa dos avós, onde poderá gastar o máximo de tempo no porão com seus novos amigos – no mesmo lugar em que Eric e Donna reuniam a turma vinte anos antes.

Entre os novos amigos de Leia está Jay Kelso (Mace Coronel), filho do casal Michael (Ashton Kutcher) e Jackie (Mila Kunis), que acaba virando seu par romântico. Também temos os irmãos Gwen e Nate (Maxwell Acee Donovan), a namorada de Nate, Nikki (Sam Morelos) – que prova que os opostos se atraem – e o espirituoso Ozzie (Reyn Doi).

Red tem motivos para ficar incomodado: além de ter a agitação de volta com adolescentes entrando e saindo de sua casa, ele também tem de encarar a vizinha enxerida Sherri (Andrea Anders), mãe de Gwen e Nate. O jeito rabugento do personagem, entretanto, é atenuado, e o vemos mais carinhoso com os novos ocupantes do porão. Vale ressaltar que Kurtwood Smith e Debra Jo Rupp são também produtores executivos da série, além de os primeiros nomes nos créditos. Para os saudosistas da série original, nada mais justo que dar destaque ao casal pra lá de icônico.

O destaque de That ‘90s Show é a participação especial dos atores da série original. Sempre que eles aparecem, os aplausos são muitos e a nostalgia vai lá em cima. Sim, eu falei em aplausos: para criar o clima nostálgico, a série conta com a laugh track, o som de gargalhadas da plateia, tão comum quando That ‘70s Show ia ao ar originalmente. As animações entre as cenas e as conversas em roda – duas das marcas registradas da série original – também se fazem presentes na nova série.

Mas a nostalgia também pode trazer problemas: na tentativa de criar uma nova turma que lembre a anterior, são construídos personagens um bocado desinteressantes – um usuário do aplicativo TV Time definiu os adolescentes, e obteve concordância de outros usuários, como “adolescentes de séries da Disney”. O que acontece aqui não é que os personagens adolescentes sejam desinteressantes, apenas não há tempo suficiente para desenvolvê-los – algo que acontecia com facilidade quando as sitcoms tinham 20 ou mais episódios por temporada. Mas há que se elogiar onde elogios são necessários: a escalação de Callie Haverda para viver a filha de Eric e Donna foi um grande acerto, e em diversas cenas suas roupas e mesmo sua postura fazem referência aos personagens de seus pais na série original.

A falta de alguns personagens da série original não é explicada, mas encontramos na vida real explicações bem pesadas. Lisa Robin Kelly, a atriz que interpretava a irmã de Eric, Laurie, faleceu em 2013. Danny Masterson, que interpretava Steve Hyde, está aguardando um novo julgamento após ser acusado de estupro por várias mulheres.

São muitas as referências aos anos 90, de Friends a Barrados no Baile, de programas de auditório sobre relacionamentos a sucessos da MTV. São momentos como esse que alimentam a nostalgia, de uma maneira boa, e são notados pelos espectadores, todos nós também na casa dos 30 anos.

Depois de séries dos anos noventa ganharem continuações e reboots – citamos aqui Will & Grace e Mad About You – chegou a vez de That ‘70s Show ganhar sua continuação na Netflix. Vale lembrar que houve uma tentativa, em 2002, de se fazer um That ‘80s Show, que fracassou apesar de contar com os mesmos criadores de That ‘70s Show. Com segunda temporada garantida, já podemos dar o veredicto: That ‘90s Show é um sucesso.

That ‘90s Show

That ‘90s Show
8 100 0 1
Nota: Excelente 8/10 Estrelas
Nota: Excelente 8/10 Estrelas
8/100
Total Score iExcelente
Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Com Jennifer Garner, “A Última Coisa que Ele Me Falou” ganha trailer

Próxima publicação

A folia acabou, mas a diversão continua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir