1ª edição do Festival Em Movimento agita o Rio de Janeiro

Buscando proliferar estilos e abordagens de ensino do mundo da dança que se fazem presentes nas salas de aula, nas ruas, nas comunidades e nos encontros artísticos, da zona norte à zona sul

25
0

Nesta edição, o destaque será voltado para a semana três, que trará oficinas de danças criadas no Rio de Janeiro como o “Charme”, surgido nos anos 80 na Zona Norte da cidade; o Passinho Foda, estilo que surgiu a partir dos anos 2000 nas favelas cariocas; e a “Oficina Rebolativa”, metodologia criada pela artista Jacki Karen, que tem como base o ritmo do funk.

O Festival debuta na cidade maravilhosa para aproximar dançarinos que praticam inúmeros estilos de dança e realizar um intercâmbio de técnicas, vivências, diálogos, experiências, pesquisas e estratégias de criação – buscando práticas corporais distintas, vindas de diferentes zonas do Rio. Serão três semanas de intensa atividade em que artistas-educadores, atuantes na cidade, poderão gerar protagonismo a partir de suas experiências e ferramentas de pesquisa.

“Pretendemos, durante essas três semanas, contar com a presença de 13 profissionais de excelência, e oferecer um lugar para que os encontros de pessoas com vivências e práticas plurais na dança aconteçam. Por isso, criamos um espaço aberto diariamente após as oficinas, que acontecem de terça-feira a sexta-feira, para treinos e colaborações.”, explica a curadora Flora Baltz.

Estarão compartilhando conhecimento os profissionais André Feijão (“Locking Funk Soul Brasil”); Valéria Monã (“Danças Afro-Brasileiras”), Tiiti Silva (“Freestyle”), Laranjinha Maneirin (“Passinho Foda”), Salasar Júnior (“Handstyles”), Renata Versiani (“Movimentação Singular”), Lenna Siqueira (“Afrohouse e Afro-Contemporâneo”), Dandara Patroclo (“Improvisação”), Lilian Isídio (“Dança Contemporânea”), Jacki Karen (“Oficina Rebolativa”), VN Dançarino Brabo (“Passinho Foda”), Jeff Antônio (“Charme”) e Moira Braga (“Consciência Corporal”).

Serão oferecidas sequências de três aulas regulares de diferentes estilos – com exceção da semana 1 onde terão 4 aulas nos primeiros dias -, direcionadas aos jovens a partir de 16 anos, sempre de terça a sexta-feira, com a duração de 1h30 cada, além de um espaço aberto para que artistas possam colaborar e compartilhar os processos de criação.

Aos sábados, acontecerá uma oficina com duração de 2h. Nas oficinas regulares, as vagas serão prioritárias para pessoas que atuam na área da dança, artistas interdisciplinares ou pessoas que já tiveram experiências com dança anteriormente. Também aos sábados, as aulas estarão abertas para atuantes ou não na área da dança, e 50% das vagas serão prioritárias para pessoas com deficiência.

Como ferramenta de democratização serão disponibilizados auxílios transporte para pessoas de baixa renda inscritas em mais de uma oficina. A seleção será feita por sorteio através do site “SorteioGo” e transmitida ao vivo pelo Instagram da produtora do evento. Todas as oficinas serão realizadas no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, na Tijuca, zona norte da cidade. No início da terceira semana, ocorrerá ainda uma roda de conversa mediada pelos curadores, com a participação dos praticantes dos estilos, a fim de dialogar sobre suas práticas.

Cursos:

SEMANA 1 (4 a 7 de julho) – “Locking Funk Soul Brasil” com André Feijão; “Danças Afro-Brasileiras” com Valéria Monã; “Freestyle” com Tiiti Silva; “Passinho Foda” com Laranjinha Maneirin; “Handstyles” com Salasar Júnior. e Espaço Aberto.

SEMANA 2 (11 a 15 de julho)- “Movimentação Singular” com Renata Versiani; “Afrohouse e Afro-Contemporâneo” com Lenna Siqueira; “Improvisação” com Dandara Patroclo; E Espaço Aberto.

SEMANA 3 (18 a 22 de julho)– “Oficina Rebolativa” com Jacki Karen; “Passinho Foda” com VN Dançarino Brabo; “Charme” com Jeff Antônio; Roda de Conversa e Espaço Aberto;

Aos sábados, haverá uma programação especial. SEMANA 1: “Consciência Corporal” com Moira Braga; SEMANA 2: “Dança Contemporânea” com Lilian Isídio; SEMANA 3 “Charme” com Jeff Antônio.

Serviço:

Festival em Movimento – Rio de Janeiro
Datas: 4 a 22 de julho
Local: Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro
Endereço: Rua José Higino, 115 –Tijuca (no estacionamento do supermercado)
Classificação: Livre
Atividades gratuitas
Inscrições e informações:https://www.sympla.com.br/produtor/baltazarcultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *