
Clube Leituras Conjuntas Acrópole discute “O homem não foi feito para ser feliz”
No dia 8 de novembro, a partir das 14h, o médico e escritor Maurício Mendes participa do encontro extra do clube Leituras Conjuntas Acrópole, tocado pelo autor, professor e doutor em literatura, Luigi Ricciardi. No evento que acontece online, via Google Meet, o autor apresenta e discute seu romance de estreia, O homem não foi feito para ser feliz (Mondru, 184 págs.), que…

Livro sobre diretora que revolucionou o teatro gaúcho será lançado em Porto Alegre
O livro No Tear da História, Maria Helena Lopes retrata uma das mais importantes páginas do teatro no Rio Grande do Sul. Assinada pela pesquisadora e historiadora Juliana Wolkmer, a obra conta a trajetória de uma das primeiras e mais consagradas diretoras teatrais profissionais do estado. Haverá vitrine de lançamento com um bate-papo com a autora e o…

Julia Lopes de Almeida volta às prateleiras com A Intrusa e A Isca
Dois títulos marcantes de Julia Lopes de Almeida (1862–1934) chegam novamente aos leitores: A Intrusa (1908) e A Isca (1922), publicadas pela Janela Amarela Editora. Escritos em momentos distintos da trajetória da autora, os livros reafirmam sua capacidade de transitar entre o drama íntimo, a crítica social e o olhar aguçado sobre o comportamento humano…

Setembro Amarelo: desaprender para reexistir
*Por Luciana Palhares E se desaprender fosse a chave para reconstruir sua própria história e viver com autenticidade? Em tempos em que nos sentimos perdidos, desconectados de nós mesmos e sobrecarregados pelo olhar alheio, é urgente olhar para dentro, cuidar da própria mente e do próprio coração. No Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre saúde…

4º Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo
O Museu Judaico de São Paulo anuncia a programação completa da quarta edição do FliMUJ – Festival Literário do MUJ, que acontece entre os dias 9 e 12 de outubro. Reunindo convidados nacionais e internacionais, o evento deste ano propõe um mergulho nos desafios da construção coletiva da verdade, por meio de registros históricos, relatos…

Um livro para revelar as “12 coisas que a criança sabe que existem”
Um livro que convida leitores de todas as idades a escutar com mais atenção o mundo como as crianças o veem — e, talvez, reaprender com elas. Assim é “12 Coisas que a Criança Sabe que Existem” (Editora Armazém da Cultura), da autora cearense Manoela Queiroz Bacelar que será lançado domingo, 5 de outubro, a…

“A Torre”, estreia literária de Thaís Alcoforado, usa o tarot como guia poético
Publicada pela editora Primata, a obra da recifense Thaís Alcoforado constrói, a partir dos arcanos maiores do tarot e de referências clássicas, uma cartografia lírica sobre traumas, perdas e a potência de transformação que nasce deles. “Ao escrever, Thaís deixa, pela segunda vez, a própria Torre ruir. No vazio que se abre, escuta a linguagem…

Primeiro livro de Paula Nogueira se equilibra no limiar entre realidade e delírio
A escritora paulista Paula Nogueira lança seu primeiro livro, Uma fechadura ou O livro da linha do abismo (Editora All PPrint) no dia 1º de outubro com sessão de autógrafos na Livraria Martins Fontes, em São Paulo, das 18h às 21h. A autora também participa da I Bienal do Livro do Paraná, em Curitiba, no…

Wallace Armani lança “Por uma administração socialista”
Wallace Armani acaba de lançar o livro “Por uma administração socialista” pela Editora Diálogo Freiriano. A obra não é um manual, mas um instrumento político que tem como objetivo central uma análise marxista e revolucionária da Administração, partindo da crítica da economia política e do materialismo histórico. O autor argumenta que a Administração, longe de…

Corpos, Fendas e Fronteiras de Ana Carolina Francisco
“Ana é uma voz plural de mulheres que escrevem e espantam os antigos silêncios, que podem viver, agir, transbordar. Ela faz parte desta luta que há séculos risca um patriarcado que silenciou e dividiu as mulheres, dentro delas mesmas e dentre suas semelhantes. Ana vem reunir pedaços, soprar feridas, acender corpos em suas fagulhas. Brisa…

Denise Fleury lança “Benjamin”
A relação de afeto entre mãe e filho e a ansiedade causada pela separação são os temas centrais do novo livro infantil da escritora goianiense Denise Fleury, “Benjamin” (selo SemiBreve, 48 págs.). A obra, cujo título é um trocadilho com “beija a mim”, nasceu da escuta clínica e da experiência da autora como pedagoga, oferecendo uma ferramenta simbólica…














